Durante a pandemia, a cooperação dos pais nas atividades escolares se tornou ainda mais necessária
A primeira vez que o Dia Nacional da Família na Escola foi comemorado aconteceu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostrou melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos, cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.
A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola dos filhos.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Márcia Sayoko Nanaka, existe um provérbio africano que está no projeto para Educação Infantil, que diz: “para educar um filho é necessária uma aldeia”.
“Isso revela um pouco da nossa prática, que a educação não é tarefa só da escola, mas é uma parceria entre família, escola e sociedade. Ou seja: a família e a escola juntas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças”, explica.
Ainda, segundo a coordenadora, a participação da família na escola afina concepções, valores e visões em relação a proposta pedagógica do Colégio. “O que contribui para o trabalho realizado na escola, o acompanhamento da aprendizagem e o sentimento de pertença”, afirma.
A professora lista cinco benefícios do envolvimento dos pais na escola:
- Melhora do aprendizado
Quando há a parceria da família com a escola, os alunos têm mais oportunidade de compartilhar o aprendizado com os pais. É importante que eles se interem do conteúdo estudado pelos filhos.
- Relação mais próxima
Existe um movimento que busca aproximar a relação família-escola para que os pais participem mais de projetos, atividades e até contribuam em algumas decisões.
- Identidade pessoal
É na escola que o aluno passa a estabelecer uma forte convivência com os demais e, a partir dessas relações, entre si e com os outros, vão se constituindo como seu jeito próprio de ser e agir. Com isso, aprendem a distinguir suas emoções, sentimentos e expressões, ou seja, a aprendizagem perpassa pela vivência do respeito, empatia e convivência.
- Incentivo ao dever de casa
Se responsabilizar pelo dever de casa é necessário para contribuir com o desenvolvimento do aluno. Se os pais apoiam e acompanham o filho, esse processo se torna mais fácil.
- Relações solidárias
O envolvimento da família contribui com o processo de interação dentro da escola. Se os pais estão próximos, costumam identificar quando há algum desafio ou dificuldade de relacionamento.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.