quinta-feira, 5 de agosto de 2021

VEM AÍ O FORREST RUN ORIGENS:

 


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Rinoplastia se torna o procedimento mais realizado em 2021




Doutor Edson Freitas, médico Otorrinolaringologista e especialista em Rinoplastia pela USP fala sobre o crescimento da procura pela cirurgia no nariz

Após queda nos números de cirurgias em 2020 por conta da Pandemia, em 2021 o cenário mudou com mais mulheres investindo em procedimentos estéticos. De acordo com o Dr. Edson Freitas, médico Otorrinolaringologista e especialista em Rinoplastia pela USP, no Brasil houve uma busca crescente por cirurgias plásticas faciais, principalmente a rinoplastia.

“Este ano está sendo positivo para os procedimentos no nariz, pois de acordo com os dados divulgados sobre os números de cirurgias no Brasil, nós já ultrapassamos as cirurgias de silicone, aumento dos seios, logo sendo o procedimento cosmético número um dos brasileiros”, fala o doutor. 

Segundo o Dr. Edson, cerca de 35% das mulheres já possuem um procedimento de aprimoramento cosmético em seu currículo e planejam seus próximos tratamentos ainda em 2021.

“A teoria para o fortalecimento da rinoplastia é o chamado efeito zoom, porque por exemplo, nunca ficamos olhando para os nossos rostos em videochamadas por tanto tempo como agora, então o foco mudou. O aumento do uso das redes sociais também contribui para mais pessoas quererem realizar a rinoplastia”, explica o médico.

Sobre o Dr. Edson Freitas 
Dr. Edson Freitas é médico Otorrinolaringologista pela Universidade de São Paulo, atua como professor instrutor de rinoplastia no Departamento de Otorrino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.

Referência na cirurgia plástica no nariz, o médico é pioneiro em impressão 3D médica e simulação computadorizada cirúrgica, assim como tem seus trabalhos premiados, com destaque nacional e internacional. É autor de três projetos médicos patenteados (M-scope, Otobone e Ed-angle). 

Fome atinge 4,7 milhões de crianças e adolescentes no Brasil

 



Segundo levantamento do Datafolha, 46% dos brasileiros alegam queda de renda familiar no último ano, resultado do aumento no número de desemprego provocado pela pandemia e a diminuição do auxílio emergencial. É estimado que 10,3 milhões de pessoas não têm o que comer e estão vivendo em situação de extrema vulnerabilidade. Desses, cerca de 4,7 milhões são crianças e adolescentes que não estão tendo condições de se alimentarem diariamente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Além dos efeitos imediatos, como a desnutrição em uma fase crucial para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, seus pais e familiares, sem ter o que comer, se veem forçados a deixá-los sozinhos e expostos para buscar novas fontes de renda e de alimento”, explica Edmond Sakai - Diretor de Relações Institucionais, Marketing e Comunicação da Aldeias Infantis SOS no Brasil, maior organização humanitária no mundo em atendimento direto à criança.

 

Pai de três, Damaris de 8 anos, Samuel de 5 anos e Sarah de 2 anos, Ademir Mendes da Silva se desdobra para conseguir arcar com as contas de casa. Em dezembro do ano passado sua esposa faleceu e, por conta disso, também precisa custear uma cuidadora para estar com as crianças enquanto trabalha. “Tem sido ainda mais difícil honrar todas as minhas dívidas e dar o que os meus filhos mais precisam, a comida”, desabafa o carioca que trabalha como faxineiro.

 

Para sustentar as filhas, Ademir tem contado com projetos da Aldeias Infantis SOS no Brasil, que neste momento, também lança uma campanha nacional de arrecadação para atenuar os efeitos da fome no país. A Campanha Nacional #SOSCriançasSemFome, que conta com doações pelo site oficial da organização, www.aldeiasinfantis.org.br, foi lançada para prestar apoio às mais de 1.840 mil famílias que já são atendidas, incluindo as venezuelanas em situação de refúgio no Brasil.

“Nosso objetivo é reduzir a fome e prevenir a perda do cuidado parental. A alimentação é um direito básico e estamos lutando para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha”, diz Sakai. A Campanha #SOSCriançasSemFome vai distribuir cartões alimentação no valor de R$ 300 e kits de higiene e de prevenção contra a Covid-19, durante quatro meses, para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social que estão cadastradas nos mais de 70 projetos da Organização no país. A duração da ação tem como objetivo promover um apoio contínuo, a fim de obter melhores resultados para essas famílias a longo prazo.

Amparados pelo projeto Centro Dia, da Aldeias Infantis SOS, na comunidade do Morro do Banco no Rio de Janeiro, os filhos mais velhos do senhor Ademir tinham um local seguro e assistido por profissionais enquanto estavam no contraturno escolar. Com a pandemia e as medidas de isolamento social, a organização tem oferecido auxílio na distribuição de alimentos, fraldas e impressão de atividades escolares, além de auxílio ao atendimento direto de assistência social. “Esse mês, recebi a ligação do pessoal da ONG falando que tinham uma cesta básica para mim e que eu receberia nos próximos meses. Essa ajuda me tirou do sufoco, saber que tenho comida garantida para os meus filhos, nos próximos meses, me deixou um pouco aliviado”, desabafa o pai.

“Queremos garantir que esses pais, mães e responsáveis não se exponham, tendo que sair muitas vezes de casa atrás de cestas básicas em diferentes locais, e assim suprir a necessidade familiar no mês. O cartão alimentação, além de ter um valor um pouco maior do que a maioria das cestas básicas, também devolve a dignidade e autonomia às famílias, que podem escolher o que precisam ou querem comprar e, consequentemente incentivam a economia local”, completa Sakai. A previsão é que mais de 5 mil crianças e jovens sejam atendidos por essa movimentação emergencial.

 

Como ajudar

Pelo site www.aldeiasinfantis.org.br em “doe agora”, é possível se unir à Campanha #SOSCriançasSemFome. Qualquer pessoa ou instituição pode contribuir a partir de R$ 20,00. Para outras formas de doar, entre em contato através do e-mail: faleconosco@aldeiasinfantis.org.br ou pelo telefone: +55 11 4003-6543.

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS no Brasil

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS atua junto a meninos, meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 70 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha. 

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Pandemia acelera adoção de tecnologia em diversas áreas

 



 Segundo o estudo, entre as empresas que conseguiram integrar três ou mais tecnologias aos seus processos, 54% reportaram lucro igual ou maior ao período pré-pandemia

A pandemia levou muitas empresas a implantar soluções de tecnologia para auxiliar em diversos segmentos dentro das corporações - da agricultura aos serviços, passando pelo comércio e indústria. Nesta última, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que aquelas que adotaram conceitos de Indústria 4.0 se saíram melhor.

Segundo o estudo, entre as que conseguiram integrar três ou mais tecnologia aos seus processos, 54% reportaram lucro igual ou maior ao período pré-pandemia. Entre as tecnologias mencionadas, aparecem robótica avançada, conexão máquina-máquina, sensores, computação em nuvem, softwares de gestão, inteligência artificial, big data e impressão 3D.

Da mesma forma, companhias voltadas ao atendimento ao consumidor, como a área de saúde e trabalho, também investiram em mecanismos de tecnologias para melhorar essa relação de processos. "O crescimento do uso de tecnologia ocorre por conta das soluções que ela permite para a melhoria nas atividades, seja no auxílio de atendimentos (chatbot) na saúde", diz Ricardo Zanlorenzi CEO da Nexcore Tecnologia.

"A tecnologia também permite que cientistas e médicos realizem de maneira mais ágil o reconhecimento de problemas de saúde de paciente, como, por exemplo, em exames de imagens", ressalta Zanlorenzi.

Tecnologia na saúde

Uma das soluções que vem sendo muito utilizadas no Brasil é o auxílio de softwares omnichanel na realização de questionários em aplicativos de mensagens, como por exemplo, o WhatsApp. A maioria das perguntas é sobre o estado clínico dos pacientes e possíveis sintomas que eles possam apresentar e como deve ser realizado o tratamento, além de auxiliar também no atendimento de pacientes.

Diversos hospitais e clinicas optam pela utilização da tecnologia, como é o caso do Grupo Opty, referência na área de oftalmologia no Brasil. O software implantado foi o Nexus, desenvolvido pela Nexcore Tecnologia. A plataforma permite saber quantos clientes aguardam na linha ou estão utilizando o chat, assim como quantos operadores estão disponíveis para o atendimento e as suas prioridades, quais os horários com maior demanda, entre outros.

Zanlorenzi comenta que o atendimento se inicia de forma automatizada em qualquer um dos canais escolhidos pelo cliente via chatbots. "Ele começa seu atendimento pelo sistema e, em geral, 60% a 70% das ocorrências são resolvidas pelo software, que indica menus ou opções de como seguir em frente", explica.

Vale ressaltar que a ferramenta amplia o número de clientes atendidos, principalmente quando se trata de liberações de horários que já estavam destinados a agendamentos de exames ou consultas.

Tecnologia no trabalho

Além de se mostrar ainda mais necessária na saúde, a tecnologia foi fundamental para auxiliar as pessoas a trabalharem de casa. O modelo híbrido vem sendo cada vez mais uma das apostas nas empresas.

Uma das principais plataformas que auxiliam no fluxo de trabalho é o Microsoft Teams em razão dos benefícios que apresenta, como realização de chats internos, reuniões por videoconferências, criação de times por setor, calendário compartilhado e transferência de arquivos e chamadas e economia no custo de telefonia

Devido às vantagens e ao aumento do uso da solução a plataforma Microsoft Teams saiu de 32 milhões de usuários pré-pandemia para cerca de 150 milhões um ano e meio depois. Aa Nexcore Tecnologia realizou a integração de seu software Nexus às empresas que já usam o Microsoft Teams. Dessa forma, as companhias se beneficiam dos serviços de voz de maneira integrada.

Zanlorenzi explica que o Nexus permite integração com a API oficial do WhatsApp, infraestrutura em nuvem e outros benefícios, como o uso do software que permite agora que as empresas utilizem o Microsoft Teams para realizar ligações telefônicas para todos os colaboradores em qualquer lugar do mundo

Nexcore Tecnologia

Fundada em 2011, a Nexcore Tecnologia oferece soluções em atendimento e comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico de comunicação. É referência nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR). O software pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa e se adequa especialmente em empreendimentos de médio e grande porte. 

Secretaria de Saúde esclarece critérios para vacinação de lactantes em Araxá



A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo ações para o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e garante a sobrevivência, saúde e bem-estar das crianças e suas famílias. Com trabalho de conscientização nas redes sociais, de Comunicação Interna e também junto às mães de recém-nascidos que são atendidas nas unidades de saúde da prefeitura, a vacinação contra a Covid-19 para lactantes tem despertado dúvidas. 

Foi sancionada a Lei Federal nº 14.190, de 2021, que inclui gestantes, puérperas e lactantes como grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A medida também se estende a crianças e adolescentes com deficiência permanente ou privados de liberdade. 

A norma foi publicada em 30 de julho passado no Diário Oficial da União, originada do Projeto de Lei 2.112/2021 apresentado no Senado Federal. De acordo com o texto, são incluídas no plano gestantes, puérperas e lactantes com ou sem comorbidades. No caso das mães que amamentam, a prioridade é concedida independentemente da idade dos bebês. 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que Araxá segue as orientações recebidas da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, através da Secretaria de Estado de Saúde. Até o momento a recomendação é que o Programa Nacional de Imunização, através do Plano Nacional de Operacionalização da Campanha de Imunização contra COVID-19, contempla a imunização para lactantes com crianças de idade até 6 meses, conforme informado na nota técnica SEI/MS – 0021464579 de 06/07/21, última nota recebida com orientações para a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes. 

Desta forma, a Coordenação Técnica de Imunização da Prefeitura de Araxá reitera que segue aguardando novas orientações sobre o tema e permanece vacinando as gestantes, puérperas e lactantes com bebês até 6 meses de idade. 

O benefício também se estende a crianças e adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade. Mas a prioridade só passa a valer à medida que se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade.