Segundo o estudo, entre as empresas que conseguiram integrar três ou mais tecnologias aos seus
processos, 54% reportaram lucro igual ou maior ao período pré-pandemia
A
pandemia levou muitas empresas a implantar soluções de tecnologia para
auxiliar em diversos segmentos dentro das corporações - da
agricultura aos serviços, passando pelo comércio e indústria. Nesta
última, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
mostrou que aquelas que adotaram conceitos de Indústria 4.0 se saíram
melhor.
Segundo o estudo, entre as que conseguiram integrar três ou mais
tecnologia aos seus processos, 54% reportaram lucro igual ou maior ao
período pré-pandemia. Entre as tecnologias mencionadas, aparecem
robótica avançada, conexão máquina-máquina, sensores, computação
em nuvem, softwares de gestão, inteligência artificial, big data e
impressão 3D.
Da
mesma forma, companhias voltadas ao atendimento ao consumidor, como a
área de saúde e trabalho, também investiram em mecanismos de
tecnologias para melhorar essa relação de processos. "O crescimento do
uso de tecnologia ocorre por conta das soluções que ela permite
para a melhoria nas atividades, seja no auxílio de atendimentos
(chatbot) na saúde", diz Ricardo Zanlorenzi CEO da Nexcore
Tecnologia.
"A
tecnologia também permite que cientistas e médicos realizem de maneira
mais ágil o reconhecimento de problemas de saúde de paciente,
como, por exemplo, em exames de imagens", ressalta Zanlorenzi.
Tecnologia na saúde
Uma das soluções que vem sendo muito utilizadas no Brasil é o auxílio de
softwares omnichanel na realização de questionários em
aplicativos de mensagens, como por exemplo, o WhatsApp. A maioria das
perguntas é sobre o estado clínico dos pacientes e possíveis
sintomas que eles possam apresentar e como deve ser realizado o
tratamento, além de auxiliar também no atendimento de pacientes.
Diversos hospitais e clinicas optam pela utilização da tecnologia, como é
o caso do Grupo Opty, referência na área de oftalmologia no
Brasil. O software implantado foi o Nexus, desenvolvido pela Nexcore
Tecnologia. A plataforma permite saber quantos clientes aguardam na
linha ou estão utilizando o chat, assim como quantos operadores estão
disponíveis para o atendimento e as suas prioridades, quais os
horários com maior demanda, entre outros.
Zanlorenzi comenta que o atendimento se inicia de forma automatizada em
qualquer um dos canais escolhidos pelo cliente via chatbots. "Ele
começa seu atendimento pelo sistema e, em geral, 60% a 70% das
ocorrências são resolvidas pelo software, que indica menus ou opções de
como seguir em frente", explica.
Vale ressaltar que a ferramenta amplia o número de clientes atendidos,
principalmente quando se trata de liberações de horários que já
estavam destinados a agendamentos de exames ou consultas.
Tecnologia no trabalho
Além de se mostrar ainda mais necessária na saúde, a tecnologia foi
fundamental para auxiliar as pessoas a trabalharem de casa. O modelo
híbrido vem sendo cada vez mais uma das apostas nas empresas.
Uma das principais plataformas que auxiliam no fluxo de trabalho é o
Microsoft Teams em razão dos benefícios que apresenta, como
realização de chats internos, reuniões por videoconferências, criação de
times por setor, calendário compartilhado e transferência
de arquivos e chamadas e economia no custo de telefonia
Devido às vantagens e ao aumento do uso da solução a plataforma
Microsoft Teams saiu de 32 milhões de usuários pré-pandemia para cerca
de 150 milhões um ano e meio depois. Aa Nexcore Tecnologia realizou a
integração de seu software Nexus às empresas que já usam o
Microsoft Teams. Dessa forma, as companhias se beneficiam dos serviços
de voz de maneira integrada.
Zanlorenzi explica que o Nexus permite integração com a API oficial do
WhatsApp, infraestrutura em nuvem e outros benefícios, como o uso
do software que permite agora que as empresas utilizem o Microsoft
Teams para realizar ligações telefônicas para todos os colaboradores
em qualquer lugar do mundo
Nexcore Tecnologia
Fundada em 2011, a Nexcore Tecnologia oferece soluções em atendimento e
comunicação Omnichannel para empresas que precisam otimizar e
personalizar o relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico
de comunicação. É referência nacional no segmento e tem sua
matriz em Curitiba (PR). O software pode ser customizado de acordo com a
necessidade de cada empresa e se adequa especialmente em
empreendimentos de médio e grande porte.
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