O PLANALTO: ARMINDO MAIA
ENTREGA DE PLACAS (foto)
No final da semana que passou, o vereador Sargento Amilton(foto) do PTdoB(foto), fez entrega simbólicas de placas aos familiares dos senhores; JOSÉ BENEDITO ALVES, ANTÔNIA EUGÊNIA DA SILVA, DOMINGOS PEREIRA DE ALMEIDA, LUIS CARLOS VIEIRA e MARIA LUÍZA DE OLIVEIRA. Só lembrando que, as homenagens são referentes aos projetos de lei de autoria do vereador do PTdoB, que dispõem sobre denominação de vias públicas.
PANORAMA POLÍTICO
Este período de transição na política araxaense, em função da cassação em segunda estância dos mandatos do prefeito Dr. Jeová e da vice Edna, certamente vai trazer prejuízos para o município. Enquanto nada se resolve e batalha de recursos e liminares campeia nos tribunais, quem mais sofre é o povo. Aliás, o povo que mais uma vez viu seu voto na valer nada. Quizilas á parte; enquanto cidadãos e crentes que este Brasil é um País sério e democrático, nos eleitores temos que fazer a nossa parte sempre e rezar, fazer promessas e acreditar que nossos políticos possam também fazer a parte deles com decoro, lisura e honestidade. Amém!
TRE-MG PUBLICA CASSAÇÃO DE JEOVÁ E EDNA
Duas semanas depois do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, cassar os mandatos do prefeito e a vice de Araxá ( Dr. Jeová e Edna Castro), foi publicado oficialmente na noite da última segunda-feira ( dia 12 de maio), pelo Diário da Justiça Eletrônico do TRE-MG, a decisão de um dos julgamentos, chamado acórdão. Esta oficialização da decisão, determina que os cassados, deixem os cargos imediatamente à notificação.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o Partido da República (PR), pelo candidato a prefeito não eleito, Aracely de Paula (PR) e pela candidata a vice-prefeita, Lídia Maria de Oliveira Jordão Rocha da Cunha (PP), apresentou duas ações contra Dr. Jeová e Edna Castro. Uma delas, eles acusam o prefeito e a vice eleitos em 2012, de terem doado materiais de construção no período anterior às eleições. A outra ação acusa Jeová e Edna de doação de lotes à empresas particulares no período eleitoral.
NOTIFICAÇÃO
Até o fechamento desta edição, o prefeito e a vice, cassados de Araxá, não haviam sido encontrados pelo oficial de justiça, para terem ciência da notificação. Apuramos que Dr. Jeová tinha viajado para a capital mineira para resolver assuntos particulares e tratar pessoalmente com seus assessores jurídicos do recurso junto ao TSE- Tribunal Superior Eleitoral. Já Edna Castro, estaria na cidade, mas também não foi encontrada pelo oficial de justiça.
RECURSOS
Falei ontem(quarta-feira), com um dos assessores jurídicos do prefeito Dr.Jeová, que me disse que os defensores dele já haviam entrado com uma liminar na Justiça Federal, para continuar no cargo até o julgamento do recurso. Sobre o recurso junto ao TSE, o advogado me disse que já está sendo elaborado e se mostrou muito otimista quanto a defesa.
SITUAÇÃO PROVISÓRIA
Diante de tudo isso, nesta fase de transição, até que tudo seja definido e julgado decidido de vez, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, o vereador Miguel Júnior do PMDB, assume a prefeitura, aguardando duas possibilidades: que a Justiça Eleitoral dê posse ao deputado federal Aracely de Paula e a vice Lídia Jordão, ou até mesmo que o TSE acate a liminar do prefeito e vice cassados e que eles possam permanecer no cargo até o julgamento recurso em última estância em Brasília.
JUSTIÇA ELEITORAL MARCA DATA DA POSSE
Enquanto isso, a justiça eleitoral de nossa cidade, por meio do juiz eleitoral de Araxá, Dr. Rodrigo Caríssimo, por meio de edital deu conhecimento público para as agremiações partidárias e Ministério Público Eleitoral, que o reprocessamento do resultado da eleição municipal de 2012 em Araxá, deverá ser realizado na segunda-feira, dia 19, às quatro horas da tarde, no Cartório Eleitoral. O juiz eleitoral, também informou no referido edital, que a diplomação dos segundos colocados na disputa pelos cargos de prefeito e vice-prefeita - Aracely de Paula e Lídia Jordão, será na terça-feira, dia 20, às dez horas da manhã, no Salão do Júri, no prédio do Juizado Especial da Comarca de Araxá.
DR. JEOVÁ DESABAFA NO AR
No programa de rádio da última sexta-feira, o prefeito cassado de Araxá, Dr. Jeová, em 18 minutos fez um balanço dos 5 anos e 4 meses, que esteve à frente do executivo araxaense. Além citar algumas obras, projetos e serviços realizados neste período, ele também agradeceu a comunidade, os eleitores e seus parceiros e colaboradores da administração municipal. No final Dr. Jeová, se mostrou indignado com a decisão da justiça eleitoral e disse que, “ atitudes inconsequentes como essa, roubam de maneira cristalina, o poder do eleitor escolher o candidato de sua preferência na eleições. ““Estou feliz porque acredito na democracia brasileira. O que estão fazendo com Araxá, vai contra o desejo do povo. Eu fui eleito dentro das urnas eleitorais e não em tapetes vermelhos de tribunais. A vontade dos homens foi estabelecida no dia 5 de outubro de 2012. O que está acontecendo é resultado de uma minoria influenciada pelo poder político e do dinheiro”.
ESPECULANDO DE NOVO
E depois dessa decisão que culminou com a cassação dos mandatos do prefeito e da vice de Araxá, pelo TRE-MG, na semana que passou; o principal assunto nas rodas políticas, bares, praças e até na igreja, é a especulação sobre os nomes de confiança de Lídia Jordão e Aracely, na composição do primeiro e segundo escalões do novo governo municipal der Araxá. É claro que na rede de boataria, os aliados políticos e companheiros de primeira hora são os mais cotados, para secretarias e assessorias. Só lembrando que a coligação do Deputado Federal Aracely de Paula e da advogada e professora Lídia Jordão contou com os apoios de 14 partidos: PR, PP, PMDB, DEM, PTC, PRB, PV, PPS, PT do B, PHS, PC do B, PRP, PSL e PSD.
NA CASA DO POVO
Seguindo os trâmites legais, determinados pela Justiça Eleitoral; a cassação do prefeito Dr. Jeová, também impacta o poder Legislativo de nossa cidade. No período de transição do executivo, quem assume interinamente a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal Miguel Júnior do PMDB. O vice dele vereador Sargento Amilton do PTdoB, assume a presidência da Casa de Leis. Os secretários municipais de Segurança Pública e Desenvolvimento Humano da administração Jeová ( Mauro do Detram e José Domingos), ambos do PDT, voltam para assumir suas cadeiras na Câmara, nos lugares dos suplentes Pastor Moacir Santos e Néia da Uninorte.
VISITA AO SINE
No final da semana passada, o vereador do Democratras, Juninho da Farmácia , fez visita à sede do Sine de nossa cidade e lá conheceu a realidade daquela unidade. De acordo o que apurou na visita, Juninho detectou que, o Sine precisa de mais dois funcionários para o atendimento ao público, reforma estrutural e a reativação de cursos técnicos e de capacitação profissional.
PESQUISA ELEITORAL
Já o panorama eleitoral para presidente do Brasil, o Instituto Datafolha, divulgou no final da semana passada, no site do jornal “Folha de S.Paulo”, nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República neste ano. A pesquisa indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 37% das intenções de voto, contra 38% dos dez demais candidatos somados. Em um cenário com os mesmos candidatos, mas com Lula no lugar de Dilma, o ex-presidente aparece com 49% das intenções de voto, contra 32% dos outros candidatos somados.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada no cenário A:Cenário A (com partidos menores)
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 16%
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de maio. Foram entrevistadas 2.844 pessoas em 174 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.
DEFINIÇÕES VISANDO AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO
Pelo o que apurei neste início de semana junto à políticos e pessoas ligadas aos partidos políticos de nossa cidade, até o final deste mês de maio, as principais lideranças partidárias e agremiações políticas do nosso município; que as composições, articulações e definições de apoios e lançamento de candidaturas aos cargos de deputados federal e estadual por Araxá, serão homologadas até o dia 30 de maio. Ainda pelo o que ficamos sabendo, deverá ter novidades em termos de novos nomes que pretendem adentrar o seleto, disputado e tenebroso território da política nacional!
KALLIL NA POLÍTICA
Depois do ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrela, que é senador da republica, agora é o atual presidente do Galo, Alexandre Kallil, que pretende seguir a carreira política. Esta semana, Kallil, disse que deverá ser candidato nas próximas eleições aos cargos de governador de Minas ou Senador da República. Futebol e política nunca foi uma boa mistura!
ELEIÇÃO LIMPA
A Palestra sobre Eleições Limpas e Voto Consciente levou mais de mil pessoas para o Centro de Convivência do UNIARAXÁ na noite desta segunda-feira, 12. O Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Eleitorais de Minas Gerais e Coordenador Estadual da Campanha Voto Consciente, Dr. Edson de Resende Castro, proferiu a palestra por cerca de uma hora e prendeu a atenção dos presentes destacando a importância do voto consciente e de eleições limpas em todos os âmbitos do poder.
SEMANA DOS MUSEUS
Começaram na última segunda-feira, dia18 de maio e terminam no próximo domingo, dia 18, as comemorações da Décima Segunda Semana Nacional dos Museus em Araxá, numa realização da Fundação Cultural Calmon Barreto. As atividades são variadas e voltadas para a comunidade local e turistas.
NOTÍCIAS DO GANSINHO
O time do Araxá Esporte na categoria juniores, que folgou na rodada passada da competição estadual, volta a campo no próximo sábado em busca da reabilitação no certame. O Gansinho joga ás quatro da tarde contra o Uberlândia fora de casa.
O quarto clássico de 2014, entre Galo e Raposa ( desta vez pelo Campeonato Brasileiro, não terminou empatado. Em partida válida pelo turno do Campeonato Brasileiro, em Beagá, no domingo passado, o time do Atlético Mineiro, venceu de virada o Cruzeiro por 2 a 1. O Jogo cheio de polêmicas e reclamações, foi realizado no estádio Independênia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário