quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ARAXÁ RESPIRA CULTURA: COMEÇOU O FLIARAXÁ 2015




Público infanto-juvenil abrilhanta o primeiro dia de Fliaraxá
A IV edição do Fliaraxá segue em ritmo frenético. O primeiro dia de festival foi marcado por uma intensa programação infanto juvenil. A dupla de mascotes, Tamanduel e Lobato, em companhia do escritor Paulo Netho e do músico Salatiel Silva lotaram por duas vezes o auditório principal com um sarau literário, que agitou centenas de estudantes araxaenses e da região. O ponto alto dia ficou por conta do trio Paula Pimenta, Babi Dewet e Thalita Rebouças, estrelas da literatura teen, que arrebataram um público de mais de 700 adolescentes com o lançamento do livro “Um Ano Inesquecível”. Após a palestra, que durou cerca de 40 minutos, o trio enfrentou mais de 4 horas de fotos e autógrafos com os fãs. As oficinas também foram um grande atrativo para o público que passou pela Fundação Cultural Calmon Barreto. O escritor Marco Haurélio apresentou as técnicas de trava-línguas e lenga-lengas, enquanto Luiz Ruffato e José Santos falavam sobre a criação de microcontos. Fecham a quinta-feira, nomes como Marina Colasanti, Bernardo Carvalho, além do argentino Leopoldo Brizuela, um dos convidados internacionais do festival. A programação do primeiro dia de festival se encerra em grande estilo com a peça teatral “A Máquina de Fazer Espanhóis”, no Teatro Municipal de Araxá. 
E as atrações não param por aí. Oficinas, debates, palestras e saraus prometem movimentar o segundo dia do IV Fliaraxá. 
Link para baixar as fotos do festival:  
Confira a programação desta sexta-feira, dia 28 de agosto:
9h30 às 10h30 -Sarau do Tamanduel
Convidados: PAULO NETHO, O MÚSICO SALATIEL SILVA E MARINA COLASANTI
Local: Auditório 01
Indicação: Público Infantil
Marina Colasanti dá brilho e experiência a esta atividade que envolve música, poesia e improvisação, com participação do público, com a presença do mascote Tamanduel.

9h30 às 10h30 -Ilustrando a cidade, ilustrando o mundo
Convidados: JÔ OLIVEIRA E MARCO HAURÉLIO
Local: Auditório 01
Indicação: Todos os púbicos
O ilustrador Jô Oliveira comemora seus 40 anos de carreira no Fliaraxá. Sua obra inclui mais de 100 livros publicados e privilegia a cultura popular. Publicou a primeira graphic novel brasileira " A Guerra do Reino Divino", nos anos 70. Junto ao escritor e folclorista Marco Haurélio, abordam o universo da literatura de cavalaria, desde o Rei Arthur até os livros de fantasia medieval dos dias de hoje. Mediação: Carlos Herculano Lopes.

10h às 11h - Oficina de Microcontos - Etapa 2
Convidados: JOSÉ SANTOS E LUIZ RUFFATO
Local: Auditório 03
Indicação: Público adulto
Capacidade: 25 pessoas | Público: adulto | Duração: 2h, divididas em 2 etapas | INSCRIÇÃO PRÉVIA* Como escrever textos literários com 140 caracteres. Conheça os segredos desses minúsculos contos, com esses dois autores que organizaram a antologia “Partículas Subatômicas - Microcontos Brasileiros”.

10h30 às 11h30 - Jornalismo na TV e Literatura
Local: Auditório 02
Indicação: Público adulto
Os escritores e jornalistas da TV Integração falam das aproximações, rupturas e inovações do universo televisivo e a relação com a literatura. Mediação: Mônica Cunha.

11h30 às 12h30 - Lançamento do livro: “Quando Saturno voltar”
Convidados: LAURA CONRADO
Local: Auditório 02
Indicação: Público adulto
A autora mineira apresenta seu novo romance, que narra com bom humor os encontros e desencontros no amor e na vida de uma jovem. Mediação: Carlos Herculano Lopes.

14h às 15h - Sarau do Tamanduel
Convidados: LEO CUNHA E O MÚSICO SALATIEL SILVA
Local: Auditório 01
Indicação: Público infantil
Atividade para crianças envolvendo música, poesia e improvisação, no espírito de um programa de auditório, com participação do público, com a presença do Tamanduel.

14h30 às 16h - Oficina: Novas Formas de Escrita
Convidados: PEDRO GABRIEL
Local: Auditório 03
Indicação: Público a partir de 12 anos
Capacidade: 70 pessoas | Público: a partir de 12 anos | INSCRIÇÃO PRÉVIA*. Quais suportes nos colocam no mundo literário? Conheça a experiência do autor do livro “Eu me chamo Antônio”, que traz frases, textos, pensamentos, poesias e desenhos, escritos em guardanapos.

15h às 16h - Lançamento do livro “Blue, Também Azul”
Convidados: JOSÉ OTÁVIO LEMOS E O PEQUENO PEDRO OTÁVIO
Local: Auditório 01
Indicação: Todos os públicos
Pai e filho contam as histórias que compõem esse fantástico mundo azul e falam sobre a arte de escrever e ilustrar histórias em conjunto. Mediação: José Santos.

15h às 16h - Um dedo de prosa e outro de poesia
Local: Auditorio 02
Indicação: Todos os públicos
Experientes no mundo infanto-juvenil, Aleixo e Bonassi contam suas experiências na escrita da prosa e da poesia e quais elementos são usados na composição desses gêneros. Mediação: Humberto Werneck.

16h às 17h - Histórias Extremas
Local: Auditorio 01
Indicação: Público adulto
O autor fala de “Ensaios sobre a embriaguez”, livro que faz um exame filosófico sobre a história da dependência alcoólica, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Um livro que cruza psicanálise e mitologia, sem preconceitos, no qual não omite a própria experiência de uso excessivo de bebidas alcoólicas. Mediação: Carlos Andreazza.

16h às 17h - Vida e Literatura
Local: Auditório 02
Indicação: Público adulto
Dois escritores, duas histórias. O começo de carreira, os suores da edição, os leitores que viraram amigos, as surpresas que seus livros já trouxeram. Francisco Azevedo escreveu “Arroz de Palma” e Sérgio Abranches, “Que Mistério Tem Clarice?”. Mediação: Carlos Herculano Lopes.

16h às 18h30 - Oficina: Escrita e imaginação - Etapa 1
Local: Auditório 03
Indicação: Público adulto
Capacidade: 25 pessoas | Público: adulto | Duração: 5h, divididas em 2 etapas | INSCRIÇÃO PRÉVIA*. A partir do seu livro “O senhor Valéry”, o autor português fará exercícios práticos de aplicação de conceitos em redor da linguagem e da imaginação. Como os conceitos de erro, racionalidade, abstrato e concreto. E com exercícios de escrita sobre acaso, jogos de linguagem; como descrever um objeto e uma ação, além da aplicação de diferentes pontos de vista.

18h ás 19h - Novos autores, novos meios
Local: Auditório 01
Indicação: Público adulto
Pedro Gabriel, autor do sucesso “Eu me chamo Antônio” e Ana Elisa Ribeiro , autora de “Sua Mãe” e “O email de Caminha”, falam de suas experiências de criação e das relações da literatura com internet e as mídias sociais. Mediação: Leila Ferreira.

19h às 20h - Mistérios da Literatura
Convidados: FREI BETTO
Local: Auditório 01
Indicação: Público adulto
A literatura tem seus mistérios, suas áreas de sombra e segredos. Será que podem ser revelados? Como revistar a memória e transformar as lembranças e experiÊncia de vida em livro. Mediação: Humberto Werneck.

20h às 21h -Fernando Pessoa e as longas viagens da língua portuguesa
Local: Auditório 01
Indicação: Público adulto
A obra, a trajetória e as influências de Fernando Pessoa na literatura mundial é o ponto de partida desta conversa que será uma das mais interessantes do Fliaraxá. As duas experiências, de pesquisa e redação do livro “Fernando Pessoa, uma Autobiografia”, de José Paulo e criação literária e suas influências, por parte de Gonçalo Tavares, é a pauta desta conversa. Mediação: Afonso Borges.

21h30 às 23h30 - Espetáculo musical “Mineiramente” - com o Grupo Ponto de Partida
Local: Teatro municipal
Indicação: Todos os públicos
Abraçados pela poesia de Drummond, a fala de Guimarães Rosa, a música de Milton Nascimento, Fernando Brant, Tavinho Moura e ao som de clarineta, piano, bateria e vozes, o espetáculo desafia o público a descobrir possibilidades de encantamento e beleza em sua cidade, estimulando um novo olhar sobre o cotidiano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário