domingo, 30 de agosto de 2015

FLIARAXÁ 2015: LYA LUFT



O sábado, penúltimo dia de Fliaraxá, começou em grande estilo com a homenagem à escritora gaúcha Lya Luft e a entrega dos prêmios do III Concurso de Redação Literatura nas Escolas. Em um clima de muita emoção, os autores das cinco melhores redações receberam das mãos de Afonso Borges, curador do festival, Antônio Gilberto, diretor da CBMM e da escritora Lya Luft, um troféu no palco principal. Além do troféu, cada um dos cinco ganhadores receberá uma quantia em dinheiro oferecido pela CBMM, patrocinadora do evento. As escolas classificadas ganharão, cada uma, uma caixa de livros.
Os cinco escolhidos no III Concurso de Redação Literatura nas Escolas, que contou com a participação de 2880 alunos das 23 escolas (municipal, estadual e partícula) de Araxá e região são: 5º lugar – Anna Clara Nogueira da Escola Estadual Dom José Gaspar; 4º lugar – Larissa Kellen Marques Lacerda  da Escola Municipal Dona Gabriela; 3º lugar- Nicholas Gabriel Carvalho Silva da Escola Estadual Pio XII; 2º lugar – Júlia Xavier Prado da Escola Estadual Delfim Moreira; 1º lugar – Maria Bianca de Souza Fazzion do Colégio São Domingo.
Com apenas 9 anos, Maria Bianca explicou como foi a experiência de escrever uma redação para o Fliaraxá: “ Passei uma noite inteira pensando no que iria escrever, no começo achei difícil o tema, mas foi só começar a escrever que tudo veio à cabeça. Estou muito feliz”.
O curador Afonso Borges destacou a importância da fomentação do hábito da leitura e ressaltou que “melhor do que a premiação foi constatar que quase 3000 estudantes se envolveram e refletiram sobre o tema Imagina o livro. Imagina a cidade”.
Para o diretor da CBMM, Antônio Gilberto, “é uma grande alegria ver a participação de tantos estudantes neste concurso,vamos continuar trazendo cultura para Araxá”.
“Estou emocionada e feliz por estar aqui com vocês, descobri coisas maravilhosas em Araxá. Li as cinco redações vencedoras e fiquei encantada com a sensibilidade e criatividades dos estudantes”, destacou a homenageada do dia, Lya Luft, que foi aplaudida de pé.
Assim como nos outros dias, o público pôde conferir debates com grandes escritores que analisaram assuntos de relevantes da sociedade atual, além de oficinas e contações de histórias.
O encontro entre a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e a Academia  Araxaense de Letras movimentou o público e contou com a participação especial da imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Pinõn.
Cinema e literatura foram os temas da badalada palestra que reuniu Marçal Aquino, Santiago Nazarian e Antonia Pellegrino.
Com muitos causos, lembranças pessoais e profissionais, Xico Sá e Sérgio Abranches animaram a plateia, que não arredou o pé do auditório lotado para ouvir os jornalistas.
O momento poético do dia ficou a cargo de Celso Adolfo e Pasquale Cipro Neto que conversaram sobre a obra Saragana, de Guimarães Rosa, com direito às canções de Celso.
Centenas de fãs vieram prestigiar a palestra de Miriam Leitão que falou sobre seu novo livro Historia do futuro – o horizonte do Brasil no século, que aponta tendências em áreas como meio ambiente e clima, demografia, educação, política, tecnologia, cidades e mundo.
Já Mary Del Priore conhecida por sua contribuição em dezenas de livros históricos, lançou no Fliaraxá, seu primeiro livro ficcional, Beije-me onde o sol não alcança. Ficção e realidade, verdade e mentiras foram os temas da sua vibrante palestra.
A homenageada da quarta edição do Festival Literário de Araxá, Lya Luft, que comemora os 50 anos de trajetória literária em companhia da amiga, Nélida Pinõn. Ambas deram um show de talento e poesia numa noite que entrou para a história de Araxá.
A atriz Clarice Niskier fechou a programação do dia com o ousado espetáculo teatral A alma Imoral que foi realizado no teatro Municipal.
Link para baixar as fotos do festival:  

Confira a programação de domingo, dia 30 de agosto:

10:00 às 11:00

Sarau do Tamanduel
Convidados: Marco Haurélio, Jô Oliveira e José Otávio Lemos
Local: Auditório 01
Indicação: Público infantil. Atividade para crianças envolvendo música, poesia e improvisação, no espírito de um programa de auditório, com participação do público. Presença do mascoteTamanduel.


Oficina das Palavras
Convidados: Paulo Netho
Local: Auditório 03
Indicação: Crianças a partir de 7 anos. Capacidade: 25 pessoas | Público: a partir dos 7 anos | INSCRIÇÃO PRÉVIA*. Aprenda com um escritor muito engraçado a escrever textos como se fosse uma brincadeira. Os trava-línguas, lenga-lengas e advinhas criados pelos participantes de todas as idades serão expostos no Varal literário.

11:00 às 12:00

A aventura de escrever para crianças
Convidados: Lya Luft, Marina Colasanti e Miriam Leitão 
Local: Auditório 01
Indicação: Todos os públicos. A autoras falarão de seus diversos livros infantis e da participação da família na criação das histórias. Mediação: Leo Cunha.

Premiação do Concurso Literário Colégio Atena - Levir
Local: Auditório 02
Indicação: Todos os públicos. Premiação do Concurso Literário Colégio Atena - Levir. Mediação: Rodrigo Feres.

14 às 15 hs

Mauricio de Sousa
Convidados: Mauricio de Souza
Local: Área externa
Indicação: Todos os públicos. Palestra do desenhista Mauricio de Sousa, que comemora seus 80 anos no Fliaraxá. Após, autógrafos para 70 crianças sorteadas.

15:00 às 16:00

Causos, casos e outras histórias
Convidados: CANARINHO E ODONE RIOS
Local: Auditório 01
Indicação: Todos os públicos
Os dois contadores de “causos” fazem uma sessão memorável, onde as histórias de Araxá e região se tornam folclore, mesclando verdade e mentira.

Brasil e Portugal, vaivém de histórias
Convidados: Lucrécia Leite
Local: Auditório 02
Indicação: Todos os públicos. Uma homenagem aos 800 anos da Língua Portuguesa, com contos, música e poesia.

Oficina de rimas
Convidados: Marco Haurelio
Local: Auditório 03
Indicação: Crianças a partir de 7 anos. Capacidade: 25 pessoas | Público: a partir dos 7 anos | INSCRIÇÃO PRÉVIA*. Uma oficina que ensina a criação de rimas e construção de poemas coletivos para o público de todas as idades.

16:00 às 17:00

Espetáculo Musical Armatrux, a banda
Convidados:  Armatrux
Local: Área externa
Indicação: Todos os públicos. Uma banda de bonecos composta por quatro personagens vindos de universos distintos, e uma convidada especial: a Pianista Mafalda Jackson. Com uma interpretação vibrante, os bonecos ganham vida e arrebatam o público, em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos, construindo um universo musical cheio de surpresas num espetáculo para todas as idades. A direção musical e trilha sonora são assinadas por Bob Faria e por John Ulhôa da banda Pato Fu.

Tchau do Tamanduel
Indicação: Público de todas as idades.Sarau com música, literatura e brincadeira na despedida do mascote do Fliaraxá. Até 2016!


Link para baixar as fotos do festival:  




Nenhum comentário:

Postar um comentário