As companhias participam do projeto com intensa troca de conhecimento sobre aplicação de aço com Nióbio e desenvolvimento de carro de competição
28 de
janeiro de 2021 - A
CBMM, líder na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a Giaffone
Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, trabalham
juntas para desenvolvimento de UTV - veículo parecido com quadriciclo, mas com
gaiolas protetoras ultraresistentes, utilizado em competições off-road e em
fazendas. O primeiro projeto será um veículo com foco em motorsport com 100% do
aço microligado com Nióbio, que permite estruturas mais leves com alta
resistência.
As
duas companhias firmaram parceria para inovar na produção brasileira de UTVs,
com veículos mais leves e com menos impacto ambiental. A Giaffone Racing já
atua no mercado de carros e motores de competição, mas com veículos maiores,
estilo bugs. A parceria começou com uma oferta da
CBMM de aço microligado com Nióbio para teste nos veículos produzidos
pelaGiaffone. O resultado foi tão surpreendente que se decidiu pelo desenvolvimento de um projeto totalmente novo, o UTV.
“A parceria se baseia em uma intensa troca de
tecnologia e conhecimento. Eles sabem fazer carro. Nós sabemos produzir Nióbio
e trabalhar a aplicação dele”,
conta Érico França, analista de mercado da área de tecnologia da CBMM,
que acompanha o desenvolvimento do projeto pioneiro no Brasil.
Com a
utilização do aço microligado com Nióbio, o projeto do carro pode utilizar espessuras
mais finas nos tubos e chapas, tornando o veículo até 50kg mais leve com a
mesma resistência. Além da velocidade, o veículo mais leve ganha em custo
operacional, com redução de combustível e vida útil dos componentes. "A nossa expectativa é comercializar o veículo daqui uns dois ou
três meses. Vai ser uma opção para competição mais sofisticada que o mercado
tem hoje, com marcha", Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing.
Após
a finalização desse projeto, as companhias começam a trabalhar em um novo
produto, também inédito no Brasil, com expectativa de lançamento no próximo
ano. Com seu DNA inovador, a CBMM atua em parceria com diversas empresas na
aplicação do Nióbio para otimização dos materiais. Recentemente, a companhia
fechou parceria com a britânica Briggs AutomotiveCompany (BAC) para utilização
de Nióbio na estrutura do novo BAC Mono, carro de luxo totalmente
personalizado, e investe em mobilidade elétrica, sendo parceira cofundadora da
Extreme E. O projeto, que estreia este ano, contará com competições de SUVs
elétricos e acontecerá em locais remotos como Amazônia, Senegal e Groenlândia
para chamar atenção para as mudanças climáticas em todo o planeta. A empresa
também é patrocinadora de outra importante competição elétrica, a Fórmula E.
Líder
mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais
de 400 clientes, em 40 países. Sediada no Brasil, com escritórios e
subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a
companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura,
mobilidade, aeroespacial e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a
CBMM conta com um programa de tecnologia que amplia as aplicações do Nióbio e
contribui para o crescimento e diversificação deste mercado. Em 2019, a
companhia investiu na 2DM, empresa com sede em Singapura, dedicada à produção
de Grafeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário