Pesquisa inédita realizada pelo Outdoor
Social Inteligência®, instituto de pesquisas especializado na classe C,
traz indício de que os vinhos estão ganhando espaço nas maiores favelas
do Brasil. Segundo o levantamento, o vinho está na prioridade de compra
de bebidas alcóolicas, correspondendo a 34% dos entrevistados,
tornando-se o segundo lugar no rol de bebidas mais consumidas. A
cerveja, lidera, com 76% de preferência dos entrevistados.
"Cada
vez mais, o vinho tem ganhado o paladar dos brasileiros. A tendência,
que é forte nas classes A e B, começa a ter adeptos na classe C. A
população que mora nas favelas está separada por uma questão
habitacional, mas a cultura de consumo, em alguns pontos, é similar aos
outros públicos”, conta Emília Rabello, fundadora do Outdoor Social e
especialista em comunicação com a classe C.
A
vodca também figura na lista, ocupando o terceiro lugar, representado
por 27% dos entrevistados. Em seguida, o uísque, com 13%. Metade dos
entrevistados (50%) afirmaram que compram bebidas alcóolicas
eventualmente, ou seja, sem uma frequência definida. Quanto ao local de
compra, 59% dizem fazer as compra em bares e mercados da comunidade. Em
seguida, o local de compra são as adegas, que estão cada dia mais
populares nas periferias: 19% dos entrevistados afirmaram ser
consumidores deste perfil de estabelecimento comercial.
A
pesquisa foi aplicada a 435 pessoas maiores de 18 anos de comunidades
dos municípios de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de janeiro,
Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís e Belém.
O perfil dos entrevistados é misto: 50% homens e 50% mulheres. A maior
faixa etária é dos 30 aos 39 anos, correspondendo a 35%, em seguida, 27%
têm entre 18 e 29 anos; 22% possuem entre 40 e 49 anos, 16% estão a
faixa dos 50+.
Pesquisa de opinião pública: comportamento relacionado a educação
Realização: Outdoor Social Inteligência®
Metodologia: Pesquisa presencial, realizada em junho de 2021, quantitativa por amostragem. Foram ouvidas 435 pessoas.
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