Estudo,
renovação e investimentos tecnológicos marcaram a vida dos empresários
no último ano para superar dificuldades impostas pelo isolamento
social
O ano de 2020 ficou
marcado pela pandemia de Covid-19, que fez o mundo entrar em lockdown
para tentar diminuir a propagação do vírus. A pandemia já dura mais de
um ano, e as empresas tiveram que se reinventar para continuarem
faturando durante esse período em que muitas estão com as portas
fechadas para o público.
Grande parte das
empresas optou pelo investimento em tecnologias para poder superar as
dificuldades dessa situação: os restaurantes migraram para o sistema
delivery, as organizações que trabalhavam exclusivamente em
escritórios tiveram que optar pelo Home Office, as escolas criaram
plataformas e espaços para seus estudantes terem aulas EAD ou em
formato híbrido.
Os modelos híbridos
permitem oferecer aos alunos a segurança exigida pelos órgãos
sanitários do governo, mas mantendo características importantes da aula
presencial, como a interação com o professor, mesclada com as
facilidades trazidas pela tecnologia.
Curso
híbrido e suas novidades
A rede de idiomas inFlux English
School criou o inFlux Hybrid, um modelo inédito no ensino de idiomas.
Baseada em estudos pedagógicos e pesquisas, a rede desenvolveu uma
modalidade onde parte das aulas acontecem em uma plataforma de ensino
online e parte de forma presencial.
"A plataforma foi desenvolvida
para trazer uma experiência e interatividade até então inexistentes nas
aulas online no Brasil. Foram realizados investimentos em
inteligência artificial e mecânicas interativas de exercícios que
proporcionam aprendizado mais efetivo e dinâmico. Uma verdadeira
imersão para o aprendizado rápido da língua inglesa" diz o CEO da rede
inFlux, Ricardo Leal.
Benefícios
para o aluno e para o franqueado
Para o franqueado, os dois
principais benefícios são o aumento da taxa de retenção de alunos
matriculados na modalidade, que foi de 97% (acima dos 80% tradicionais
da rede), e a possibilidade de comportar um maior número de alunos
utilizando o mesmo espaço. "Ao invés de utilizarmos uma sala de aula
para turmas de terças e quintas, por exemplo, com o inFlux Hybrid
podemos utilizar a mesma sala de aula para uma turma com aulas nas
terças e outra turma diferente com aulas nas quintas. No pós-pandemia,
abre a possibilidade de dobrar a capacidade instalada de
estudantes. Além disso, foi essencial para que nossas escolas pudessem
comportar a mesma quantidade de alunos mesmo neste momento de
distanciamento social", avalia Leal.
Para os estudantes, trata-se de
um modelo que exige menos deslocamentos (apenas uma aula presencial por
semana), oferecendo mais segurança a um custo mais baixo - 25%
menor do que o modelo tradicional. Além disso, o método de ensino
inFlux, reconhecido por sua qualidade, foi mantido para o inFlux Hybrid.
Com isso, os alunos dessa modalidade contam também com o "Compromisso de
Aprendizado", uma garantia, em contrato, de que o aluno alcança
em até dois anos e meio de curso 700 ou mais pontos no teste de
proficiência internacional TOEIC, o que equivale ao nível de inglês para
cargos de alta gerência e diretoria em muitas multinacionais.
Caminho
inevitável
Segundo o CEO da rede inFlux, a
criação do curso híbrido se tornou um caminho inevitável. "Os avanços
tecnológicos são diários, e a pandemia de Covid-19 apenas
adiantou o que era um pensamento nosso. Continuaremos com o nosso método
tradicional, pois sabemos que muitas pessoas preferem aulas dessa
maneira, mas teremos esse novo formato, que exige menos deslocamentos.
Sempre procuramos nos adiantar ao mercado e lançar novas tendências
que facilitem, democratizem e despertem cada vez mais o interesse ao
aprendizado, e o inFlux Hybrid é pioneiro em todos esses sentidos",
ressalta.
Tecnologias
que auxiliam na modernização do RH
A pandemia também trouxe desafios na área de Recursos Humanos: o uso de ferramentas e
soluções digitais foi estratégico para acelerar processos no RH, reduzir custos operacionais e diminuir o risco de contaminação.
A diretora de
Serviços de RH da Employer, Vânia Montenegro, comenta que as novas
tecnologias descomplicaram processos de RH, como por exemplo, o
recrutamento, a eleção online, ponto, holerites, entre outros. "A
tecnologia contribuiu para que o nosso trabalho fosse ainda mais
assertivo e assegurasse a segurança dos trabalhadores, que poderiam se
contaminar ao transitarem com os documentos", explica.
A Employer, uma das
maiores empresas de RH no país, usa a plataforma Epays para auxiliar
seus mais de 500 clientes no envio de recibos de pagamentos com
segurança jurídica, assinatura e arquivamento digital. O Epays também
serve como elo na comunicação entre o RH e o trabalhador. A plataforma
possibilita que o colaborador faça solicitações, como férias,
adiantamento de 13° salário, alterações cadastrais e envio de
documentos.
"O sistema permite ao
RH disponibilizar documentos padrões, como contratos, que podem
ser enviados a um ou mais trabalhadores com o aceite digital, e leva em
consideração os contratos que ainda não foram digitalizados",
explica Vânia.
Além de uma solução
inteligente e em conta para a transformação ágil do RH nas
empresas, a ferramenta também auxilia na assinatura digital no holerite,
visualização do ponto, alerta de pagamentos, recebimento de
benefícios, avaliação de trabalhadores, controle de equipe, avisos do
RH, recibos personalizados, acesso individual de CNPJ ou filiais e
registro de ponto manual ou facial com segurança, que vem sendo usado na
gestão de pessoas em home office.
O aplicativo Epays pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar pelo smartphone,
permitindo ao gestor e ao trabalhador acompanhar o holerite e o ponto de forma prática.
Admissão
digital
Outra ferramenta que
auxilia o RH na hora de realizar admissão digital é a plataforma
Lugarh, que faz o envio e o recebimento de documentos de forma online,
via celular ou computador. A plataforma é 100% digital - toda a
comunicação é feita pelo Lugarh, sem que haja necessidade de contato
físico. Além disso, a solução realiza o recebimento e a
validação dos documentos necessários no momento da contratação por meio
de inteligência artificial.
De acordo com
Montenegro, a plataforma economiza tempo do RH ao auxiliar na validação e
na conferência de documentos enviados pelo temporário. "Todo o processo
de contratação, que dura em média uma semana, pode ser reduzido
para 30 minutos", diz.
Software
permite ligações entre colaboradores via Microsoft Teams
No atual contexto, as
plataformas omnichannel estão cada vez mais em alta, sendo que a
Nexus, desenvolvida pela Nexcore Tecnologia, é uma delas. O software
pode ser usado em diversas comunicações corporativas, como e-mail,
chat, redes sociais, Telegram, WhatsApp e SMS. A solução permite a
integração de sistema na plataforma Microsoft Teams, uma das mais
usadas para reunir suas equipes de forma remota.
De acordo com levantamento realizado pela Microsoft, de março a outubro de 2020, a
plataforma saltou de 32 para 115 milhões de usuários. Esse aumento se deve ao fato de a solução permitir a realização de chats
internos, reuniões por videoconferências, criação de times por setor, calendário compartilhado e transferência de arquivos e
chamadas.
Por conta da grande
capacidade de opções que auxiliam no fluxo de trabalho, a Nexcore
Tecnologia oferece a opção de integração do seu software Nexus às
empresas que já possuem o Teams para que elas possam se beneficiar
dos serviços de voz de maneira integrada. Além disso, o software, que
conta com infraestrutura em nuvem e integrações com a API oficial
do WhatsApp, permite agora que empresas que já utilizam o Microsoft
Teams façam ligações telefônicas para todos os colaboradores em
qualquer lugar do mundo.
Benefícios
Além de o Nexus
integrar a telefonia da empresa com os usuários do Microsoft Teams, o
software proporciona redução de custos, permitindo que as chamadas sejam
realizadas pelo notebook e smartphone. É possível registrar
quantos números telefônicos sejam necessários para permitir a interação
entre os colaboradores.
Sobre a
inFlux
Com mais de 150
franquias pelo Brasil, e mais de 50 mil alunos, a inFlux English School
está presente em 18 estados e no Distrito Federal, a escola de idiomas é
reconhecida por oferecer a garantia do domínio do inglês mais
rápido. A metodologia eficaz permitiu a criação do Compromisso de
Aprendizado inFlux, uma garantia de que em dois anos e meio o aluno
alcançará 700 pontos ou mais no TOEIC (Test of English for International
Communication), um dos testes de proficiência mais reconhecidos
no mundo. Vale ressaltar que essa pontuação equivale ao cargo de
diretoria de muitas empresas multinacionais. Caso os 700 pontos não
sejam alcançados ao término do curso, a inFlux English School garante o
estudo gratuito do aluno até alcançar essa pontuação. Há 15
anos no mercado, a marca, criada em Curitiba, capital do Paraná,
conquistou pela 9ª vez o título de Destaque de Excelência em
Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com esse
resultado, a franqueadora paranaense se torna a rede mais premiada
da década pela ABF, sendo a única do País a ganhar o prêmio por mais de
oito vezes. Além disso, recebeu o Selo 5 estrelas do prêmio
Melhores Franquias do Brasil 2018. Confira no site www.influx.com.br.
Employer
Uma das maiores
empresas de RH do país, a Employer possui mais de 35 filiais
posicionadas estrategicamente no Brasil. Atende grandes companhias do
Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta
tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.
Atualmente, a Employer possui uma grande carteira de clientes em
diversos setores do mercado.
Nexcore
Fundada em 2011, a
Nexcore Tecnologia oferece soluções em atendimento e comunicação
Omnichannel para empresas que precisam otimizar e personalizar o
relacionamento com seus clientes, e unificar o histórico de comunicação.
É referência nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR). O
software pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada
empresa e se adequa especialmente em empreendimentos de médio e grande
porte.
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