sábado, 29 de maio de 2021

Mineradora implantará megaprojeto de exploração de minério de ferro em Minas Gerais

 



Na segunda-feira, a mineradora SAM – Sul Americana de Metais (SAM), assinou um termo de compromisso que tem como objetivo o acompanhamento das promotorias públicas, do estado de Minas Gerais, no processo de licenciamento ambiental do megaprojeto de exploração de minério de ferro de baixo teor que a multinacional pretende implantar no Norte de Minas. O grande projeto pode receber investimentos de R$ 11 bilhões e 6,2 mil empregos podem ser criados. Veja ainda: 25 vagas de emprego estão sendo oferecidas por mineradora de ouro no estado de Minas Gerais.

O termo de compromisso foi assinado entre a subsidiária da chinesa Honbridge Holdings (sediada em Hong Kong) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A assinatura foi realizada na sede do MPMG, e contou com a presença do governador Romeu Zema, do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, e de outras autoridades.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que será a primeira vez em Minas Gerais estará extraindo minério de ferro de baixo teor. Segundo ele, até hoje, os empreendimentos no estado sempre priorizaram e operaram com minério de ferro de maior teor. Isso significa um potencial de mineração muito grande, porque várias outras áreas do estado, diferentemente do Quadrilátero Ferrífero, que possui menor teor, concluí Zema.

O projeto da mineradora, no estado de Minas Gerais, tem previsão de gerar cerca de de 6,2 mil empregos diretos no pico da implantação, e 1.100 postos de trabalho na operação. A empresa do capital da China planeja a construção de um complexo de mineração, com um mineroduto, duas barragens de rejeitos e dois reservatórios de água na região, abrangendo quatro municípios: Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópólis.

A meta do projeto da exploração de minério de ferro é extrair 27,5 milhões de toneladas anuais de minério, tratadas por processo tecnológico capaz de elevar o teor baixo de 20% de ferro – como o material é encontrado na natureza – para 66,5%, concentrado de alta qualidade e demanda no mercado internacional. Vale ressaltar que o investimento da mineradora no chamado Bloco 8 é de R$ 11 bilhões.

A construção de mineroduto de Minas Gerais até a Bahia

O megaempreendimento de exploração de minério de ferro ainda envolverá a construção de um mineroduto de 490 quilômetros de extensão, de Grâo Mogol até o Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia, por onde será feita a exportação.

O projeto ainda prevê o uso da água para levar o minério de ferro, por meio do mineroduto até o porto. Para isso, a mineradora pretende construir uma barragem no Rio Vacaria, entre os municípios de Grão Mogol e Fruta de Leite.

Fonte: CPG

Descoberta na França misteriosa cidade continuamente habitada por mais de 5.000 anos

 




Durante os trabalhos arqueológicos no leste da França, iniciados em outubro de 2020, especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP, na sigla em francês) descobriram vestígios de um assentamento fundado ainda na Idade da Pedra e que permaneceu até os tempos romanos.

Os objetos mais antigos datam do Neolítico. A datação das descobertas foi conduzida com base nas sepulturas daquele período. Estas têm características particulares, já que os falecidos eram enterrados em grupos de dois, deitados de lado na posição fetal.

Os cientistas também encontraram túmulos de períodos posteriores, onde foi mantida a tradição de posicionamento dos falecidos. Já nos cemitérios que pertenciam à elite, na Idade do Ferro, arqueólogos descobriram evidências de um ritual de cremação.

O povoamento estava em constante desenvolvimento, eram construídos novos edifícios, criados reservatórios de água, no período romano apareceram construções próprias desta época.

No local das escavações foram descobertos, entre outras coisas, restos de poços d’água, ruínas de casas de adobe, fragmentos de vasos cerâmicos, vários elementos de madeira das construções. Foram achadas também muitas sementes, indicando que os habitantes estavam envolvidos na agricultura.

Fonte: Sputnik Brasil

CBMM INFORMA:

 

LINK CBMM https://youtu.be/pFAnL0bCVlg

Menos trânsito, entrega sem entregador: como carro autônomo pode mudar sua vida

 


Antes praticamente um delírio de ficção científica, os carros autônomos estão chegando mais próximo da realidade. Seus principais desafios hoje são a programação e capacidade dos equipamentos, a legislação e a estrutura viária. No entanto, isso não está impedindo diversas companhias e até montadoras de oferecer ao menos algum nível de automação em seus veículos.

Falando níveis, é importante saber que existem 6 graus de automação veicular. O nível “0” compreende os modelos sem nenhuma automação. A partir do nível “1”, aparecem sistemas autônomos de assistência, como alertas de colisão, enquanto o nível “2” já permite ao carro acelerar, brecar e esterçar sozinho, como é visto nos sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

A partir do nível “3” a tecnologia autônoma já permite que o carro se conduza sozinho, mas dependente da estrutura (como faixas e sinalização) e de que o motorista permaneça ao volante. A maioria dos carros modernos se encontra nesse grau hoje.

No nível “4”, o carro se guia sozinho, mas mantém a interface para que o motorista possa dirigir. No nível “5”, o carro é plenamente autônomo e não há pedais ou volante para controle manual.

A partir do momento em que a maioria dos carros já estiver em níveis de automação 4 ou 5, isso deve trazer grandes alterações à vida como a conhecemos, pois as inovações que serão trazidas por estes veículos trarão impactos não só em aspectos práticos, como a estrutura viária, mas também mudarão nossa relação com a mobilidade e o trabalho.

Menos gente terá carro

Há um termo em inglês para descrever esse fenômeno. É o “Maas”, Mobility as a Service, ou seja, mobilidade como serviço. Se o carro do futuro terá a capacidade de se guiar sozinho, você poderá alugá-lo por meio de aplicativos, e o veículo se locomoverá até sua posição. Após usá-lo, ele também seguirá de forma autônoma até o próximo usuário.

Assim, não haverá necessidade de preocupação com estacionamento, como acontece, por exemplo, com um carro alugado hoje. Além disso, o sistema poderá substituir o motorista em serviços de táxi e aplicativos de carona. Será mais comum as pessoas não terem carro próprio, em vez de arcar com o trabalho e os custos envolvidos na propriedade de um automóvel.

O trânsito poderá ser significativamente menor

Esta é uma alteração que será introduzida pelo carro autônomo à infraestrutura viária. Uma maneira de os veículos não dependerem somente dos próprios sistemas de condução é contar também com a comunicação entre os próprios carros e as vias. Dessa forma, sabe-se onde está cada veículo e seu trajeto. 

A própria administração viária poderá calcular, ao vivo, quantos carros estão em trajeto, determinando medidas para melhorar o fluxo, como sinais verdes mais prolongados nas vias de maior demanda, por exemplo. A Universidade de Cambridge já realizou um estudo mostrando que uma frota de veículos autônomos intercomunicáveis pode reduzir o tráfego dos grandes centros em até 35%.

Eliminando o erro humano

Um levantamento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) mostrou que, no Brasil, cerca de 90% de todos os acidentes de trânsito registrados são causados por falha humana. Tirando-se esse fator do cenário, uma das maiores promessas dos carros autônomos é a redução tanto dos acidentes quanto das mortes no trânsito.

Outro estudo, desta vez realizado no ano passado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), nos EUA, analisou mais de 5.000 acidentes viários e concluiu que um terço deles poderia ter sido evitados com a utilização de tecnologias autônomas atuais. Por lá, isso representaria uma redução em 2 milhões no total de ocorrências.

Entrega sem entregador

Um dos maiores focos das empresas que desenvolvem tecnologias de condução autônoma vem sendo a utilização destes sistemas para o uso no setor logístico. Ou seja, os veículos de entrega não dependerão mais de um entregador humano. Hoje mesmo no Brasil, as divisões de veículos pesados da Mercedes-Benz e da Volvo já trabalham com caminhões autônomos em projetos-piloto auxiliando em colheitas de cana-de-açúcar. Além de veículos autônomos de entrega, ainda poderemos ver pequenos robôs sobre rodas realizando entregas de curtas distâncias e até mesmo drones poderiam realizar serviços por via aérea.

Onde o autônomo bate?

As promessas que o carro autônomo faz para a sociedade realmente parecem muito benéficas. Mas a tecnologia ainda tem alguns entraves. O principal deles é determinar de quem é a culpa em caso de acidente envolvendo tal tipo de veículo. Hoje, as montadoras se protegem exigindo que o motorista mantenha o controle mesmo com as tecnologias autônomas equipadas. Assim, a culpa permanece sendo de quem dirige.

Para o carro poder guiar de forma realmente autônoma, a legislação precisará determinar quem será o “culpado” em caso de acidente. Será a montadora do carro? O fornecedor dos sensores? A desenvolvedora do software? Ou, ainda, os governos serão responsabilizados em caso de falha por conta da estrutura? Essa é uma batata-quente que ninguém quer assumir atualmente.

Outro aspecto que torna a adoção de veículos autônomos mais distantes da realidade é que as cidades precisarão investir grandes cifras nas estruturas de suas vias para dar suporte aos veículos conectados.

Por último, e talvez o mais preocupante, com carros autônomos realizando serviços de entregas e transporte, será necessário desenhar uma política de empregos para a massa de trabalhadores que serão substituídos pelos robôs.

Fonte:CNN Brasil

Tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas no mundo em 2019, diz revista The Lancet

 


O tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas em 2019, ano em que o número de fumantes aumentou para 1,1 bilhão, mostram estimativas mundiais divulgadas hoje (28), acrescentando que 89% dos novos fumantes ficaram dependentes aos 25 anos. As estimativas são divulgadas pela revista médica The Lancet, que publica três estudos com dados sobre a prevalência do tabagismo em 204 países, em homens e mulheres com 15 ou mais anos, incluindo a idade de iniciação ao cigarro, as doenças associadas e riscos entre fumantes e ex-fumantes.

Impostos mais altos sobre o tabaco, fim da adição de sabores, como mentol, em todos os produtos contendo nicotina, proibição da publicidade ao tabaco na internet, incluindo as redes sociais, e mais espaços livres para fumar são medidas apontadas para prevenir o tabagismo entre os mais jovens. Os estudos, sintetizados em um comunicado da The Lancet, são publicados às vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que será comemorado segunda-feira (31).

A China lidera a lista dos dez países com mais fumantes em 2019, totalizando 341 milhões de consumidores: um em cada três fumantes no mundo vivia há dois anos na China. Depois da China, seguem-se Índia, Indonésia, Estados Unidos, Rússia, Bangladesh, Japão, Turquia, Vietnam e Filipinas. Juntos, esses países representam quase dois terços da população mundial de fumantes. 

Cerca de 87% das mortes mundiais associadas ao cigarro ocorreram entre fumantes ativos. Apenas 6% dos óbitos envolveram pessoas que tinham deixado de fumar há pelo menos 15 anos. Em 2019, o tabagismo esteve ligado a 1,7 milhão de mortes por isquemia cardíaca, a 1,6 milhão de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, a 1,3 milhão por câncer da traqueia, brônquios e pulmão e a quase 1 milhão de mortes por acidente vascular cerebral.

Segundo estudos anteriores, pelo menos um em cada dois fumantes de longo prazo morrerá de causas diretamente relacionadas com o tabagismo, sendo que eles têm perspectiva média de vida dez anos inferior à dos que nunca fumaram. Globalmente, um em cada três homens e uma em cada cinco mulheres fumava, em 2019, o equivalente a 20 ou mais cigarros por dia. De acordo com as estimativas divulgadas pela The Lancet, no mesmo ano havia 155 milhões de fumantes entre os 15 e 24 anos.

UNIARAXÁ INFORMA:

 

LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Reunião da Câmara Municipal de Araxá desta semana:

 


Vereadores aprovam oito Projetos de Lei em Reunião Ordinária

Oito Projetos de Lei foram aprovados na última Reunião Ordinária do mês de maio, realizada nesta terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araxá. As matérias, na íntegra, estão à disposição na aba “Processo Legislativo” no portal www.araxa.mg.leg.br.  Nesta quarta (26), às 14h, Fórum Comunitário irá debater e buscar soluções para a situação das invasões no município. A sessão, solicitada pelo Vereador Evaldo do Ferrocarril, será transmitida pelo canal youtube.com/camaramunicipaldearaxa.

Projetos Aprovados:

011/21: Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências (Adequação às normas vigentes);

066/21: Institui a desburocratização e simplificação de atos administrativos no curso da prestação do serviço público ao cidadão;

068/21: Altera a Lei N.º 7.490/2021, de autoria de Maristela Dutra e Wellington Martins Alves – Wellington da Bit, o qual modifica a redação do Artigo 1º e Parágrafo 1º da Lei em epigrafo, o qual passará a vigorar nestes termos;

078/21: Cria o Programa “Empreendedorismo Solidário”, no município de Araxá, que dispõe sobre a política de tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado ao Microempreendedor Individual (MEI), na liberação de Alvará de Funcionamento, no período emergencial da pandemia;

082/21: Dispõe sobre denominação de edificação pública e dá outras providências (CAPS AD José Danilo Borges);

083/21: Institui o Dia Municipal do Agente Ambiental e a Semana Municipal de Conscientização da Coleta Seletiva no âmbito do Município;

085/21: Autoriza a abertura de crédito suplementar (R$3.000.000,00) repasse à Santa Casa para manutenção da UTI/Covid;

086/21: Autoriza a abertura de crédito especial (R$644.500,00) recursos do Governo Federal. Proteção de profissionais, manutenção de suprimentos alimentares e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social (Covid).

Tribuna:

Alexandre Irmãos Paula (PL)

O Vereador Alexandre Irmãos Paula apresentou Requerimento à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, solicitando poda de árvore e verificação da iluminação na Praça Maria Rita da Cruz, Bairro Tiradentes. “A Praça tem sido utilizada pelos moradores e visitantes como ponto de diversão e caminhada, portanto se faz necessário a limpeza, poda das árvores e verificação da iluminação que se encontra estado precário”, justificou.

Alexandre também cumprimentou os trabalhadores rurais pelo Dia do Trabalhador Rural, celebrado anualmente no dia 25 de maio. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, etc., sendo instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964. O parlamentar ainda cumprimentou a Administração Municipal pelo trabalho realizado nas estradas vicinais da região.

Valtinho da Farmácia (PP)

O Vereador Valtinho da Farmácia prestou uma homenagem e apresentou Moção de Congratulações à Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, em comemoração aos seus 52 anos. “Por toda sua trajetória essa homenagem é mais do que justa, pois a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, além de fazer um belo trabalho social, traz esperança a centena de crianças e adolescentes que sonham com um futuro melhor, que além do sonho, trazem o talento para se tornarem jogadores profissionais”, afirmou.

Indicações à Administração Municipal: limpeza, pode de árvores e troca de lâmpadas na Praça Maria Aparecida Carneiro, situada na Rua Alexandre Gondim, Centro; apresentar projeto de lei denominando como Praça “Carla Maria de Faria” a área institucional existente no Recando das Gameleiras; redutor de velocidade no início da Rua Antônio Alves Magalhães com a Rua Nair Marta Ribeiro; troca de lâmpadas e capina no Bairro Residencial Espanha.

Pastor Moacir (Republicanos)

O Vereador Pastor Moacir apresentou Projeto de Lei que estabelece a fixação em lugar visível dos estabelecimentos de saúde, a lista dos médicos e odontólogos que estejam lotados nas unidades públicas, assim como os dias e horários de atendimento à população. “Com a aplicação desta Lei, ansiamos garantir que a população possa reivindicar seus direitos assegurados pela Constituição Federal e pelo Conselho Federal de Medicina, Resolução CFM n° 1.931, de 17 de setembro de 2009, que institui o Código de Ética Médica”, afirmou.

Demais proposições: ações de prevenção e combate a Covid- 19 nas empresas de Araxá, realizadas juntamente com o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador); implantação de uma praça de lazer e esportes em área institucional localizada entre as Ruas Maria Aparecida Montandon, Rua Larissa Cristina Caetano e Rua Nelson Teixeira da Silva, no Bairro Boa Vista; instalação de placas denominativas, identificando os nomes das ruas e avenidas do Bairro Boa Vista.

 

Evaldo do Ferrocarril (PV)

O Vereador Evaldo do Ferrocarril apresentou Projeto de Lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de água potável nas residências do município e descontos no caso de falta de água, quando houver interrupções no abastecimento regular superior a 12 horas. Evaldo também apresentou Requerimento ao Prefeito sobre a obrigatoriedade de perfuração de poços artesianos no município por parte da COPASA.

Indicações:  alterar o sentido do trânsito para mão única na rua José Raimundo Roque no Bairro Francisco Duarte; instalação de câmera do projeto “olho vivo” na av. Aladir Batista Alves próximo ao supermercado; manutenção/revitalização da estação situada no Bairro Vila Mayor; banheiros químicos para os servidores públicos municipais que realizam serviços externos;

Moção de Repúdio foi encaminhada aos Deputados Federais e Senadores, contra o projeto de Emenda Constitucional PEC Nº 32/2020.

Professora Leni (PT)

A Vereadora Professora Leni apresentou Requerimento à Secretaria de Educação solicitando diversas informações sobre os contratos na área. Ao Prefeito Municipal, Leni solicitou que seja estudada a possibilidade da suspensão do Decreto 289/2021, com relação ao retorno às aulas presenciais, até que se vacinem todos os profissionais da Educação.

Indicações: limpeza e capina de lote público situado na rua Josefa Pereira; Poda de árvores e troca de Lâmpadas na Avenida Benedito Guimaraes de Castro; recapeamento na Avenida Benedito Guimarães de Castro; ajuda financeira ao Instituto Movart; instalação de um posto da farmácia municipal, inclusive no período noturno e finais de semana, no anexo da unidade de pronto atendimento.

Moção de Pesar foi encaminhada aos familiares de Maria de Lourdes Martinho de Oliveira.

Maristela Dutra (Patriota)

A Vereadora Maristela Dutra apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a adoção de medidas para promoção do parto seguro e de boas práticas para a atenção à gravidez, abortamento, parto e puerpério e o fim da violência obstétrica na rede de saúde pública e privada do município. Outro PL apresentado pela parlamentar em tribuna dispõe sobre a instituição da multa administrativa ao agressor de vítimas de violência doméstica e familiar.

Indicações: Praça com equipamentos para a prática de exercícios físicos na Área Institucional disponível e localizada Av. Maria Aparecida Pereira; incluir, durante o período de pandemia, na lista de locais municipais destinados a realização de velórios, espaço localizado nas proximidades do setor norte e nordeste; troca da iluminação da Rua Francisco Penello; instalar coberturas nos pontos de ônibus da Rua Pernambuco; criação de um canal de comunicação no Site da Prefeitura, dentro da página da SEDETI.

Moções de Pesar: aos familiares de Maria Elizabete Cardoso, Francisco Cardoso e Maria Auxiliadora de Castro e Barbosa.

Wagner Cruz (DEM)

O Vereador Wagner Cruz apresentou três Projetos de Lei em tribuna: necessidade de avaliação oftalmológica em alunos da Rede Pública Municipal; instituição do mês “junho violeta" no município, dedicado à realização de ações em combate à violência contra o idoso; e a divulgação de informações sobre benefícios vinculados à execução de contratos subvencionados pelos fundos e verbas municipais.

Indicações: possibilidade de criar um Convênio com Lions Clube de Araxá no intuito de que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso com mais agilidade e prioridade a óculos para correção de deficiências visuais tratáveis; estudo da possibilidade da prefeitura de Araxá ou empresas privadas do município assumirem a administração das Termas do Barreiro.

Reuniões sem público

As sessões na Câmara estão sendo realizadas sem a presença de público em decorrência da pandemia. A comunidade pode acompanhar o trabalho dos vereadores pelo canal da Câmara Municipal no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa) e pela Rádio Imbiara FM 91,5.