terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Prefeito de Araxá e secretária de Saúde falam sobre a UTI Neonatal

 


Durante a cerimônia de posse do novo secretariado municipal de Araxá, Diane Dutra, que permanece como secretária de Saúde de Araxá, disse que a UTI Neonatal será montada, pois esse seria o primeiro passo para a UTI entrar em funcionamento e iniciar todos os procedimentos necessários. 

Os equipamentos que foram comprados e se encontram guardados nas caixas são incubadoras, ressuscitadores, ventiladores pulmonares, cardioversor, entre outros. São ao todo cerca de 200 itens.

Diane Dutra também informou que uma equipe médica já está sendo viabilizada. “Nós tivemos uma parceria com um médico pediatra em Araxá, que contactou uma equipe de fora que vai nos dar apoio na montagem da UTI, capacitação e uma consultoria na preparação da UTI”, disse a secretária de Saúde.

Para que a UTI Neonatal seja instalada em um hospital de Araxá, além dos recursos para instalação dos equipamentos, no valor de R$ 160 mil, é necessário que haja garantia de recursos para custeio dos procedimentos, hoje estimados em R$ 553 mil mensais. Neste montante estão incluídos recursos humanos, como cinco médicos pediatras especialistas em UTI, cinco enfermeiros especialistas em UTI neonatal e um técnico para cada dois leitos e equipe de apoio, além de medicação, materiais, manutenção, energia elétrica, entre outros.

Durante seu discurso, o prefeito Robson Magela disse que esteve reunido com as empresa Mccain e CBMM, que se mostraram interessadas em apoiar, e o hospital da Unimed, que sinalizou interesse em ter leitos na UTI Neonatal de Araxá. O prefeito ainda pontuou durante o discurso. “Gente, se eu punha a cara para pedir patrocínio para gravar um CD no rádio, vocês acham que eu não vou por a cara para pedir ajuda das empresas por questão de saúde em Araxá?”.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário