sexta-feira, 2 de julho de 2021

Liderança, um substantivo feminino

 



Leticia Lyle é líder em várias dimensões: empreendedora, cofundadora da Camino Education e da Cloe, diretora da Camino School e mãe; debate sobre equidade de gênero precisa fazer parte de todos os âmbitos da vida, profissional e pessoal

 

São Paulo, junho de 2021 – O debate sobre equidade de gênero se torna impossível se não discutir as lacunas que existem no mercado de trabalho em termos de lideranças femininas. O gap pode ser ainda maior se pensarmos em empreendedorismo encabeçado por mulheres. A Camino Education está ciente do quão prioritário é o tema. Não por acaso, tem uma líder à frente de sua fundação: Leticia Lyle que, além de cofundadora da startup, é diretora pedagógica da Camino School, escola referência localizada na zona oeste de São Paulo, mãe de duas crianças e apontada pelo Holon IQ como uma das 200 principais líderes globais de edtechs no mundo.

 

De acordo com o relatório “Mulheres da Liderança 2020”, da ONG WILL – Women in Leadership in Latin America, alguns avanços foram notados, mas ainda há um caminho a ser trilhado. O estudo, que avaliou 163 entrevistas em mais de 10 países, notou que 30,2% das respondentes no Brasil acreditam que a nação avançou em igualdade de direitos – contra 54,5% na América Latina como um todo. Apenas 25% creem que os locais de trabalho tratam ambos os gêneros com igualdade, ante 40,7% no mundo em geral.

 

Os desafios são globais. Um levantamento feito pela Kantar e intitulado Índice de Diversidade de Gênero (IDG), aplicado em 18 países, constatou que apenas 10% das maiores empresas na Europa, com ações na Bolsa, têm postos de lideranças equiparados entre homens e mulheres.

 

“A equidade de gênero é um assunto de prioridade máxima e deveria estar no topo das agendas empresariais. Não basta que os salários e benefícios sejam iguais: é preciso que haja uma distribuição equânime de cargos, isto é, só haverá uma repartição justa quando uma mulher se enxergar ocupando um cargo de gestão em uma determinada companhia”, afirma Lyle.

 

A Camino Education, a Cloe e a Camino School têm esses preceitos introjetados em seu organograma e não apenas conta com lideranças femininas nos mais variados departamentos como ainda possui um programa de aceleração de carreiras para suas colaboradoras, ciente de que é preciso fazer algo proativo para balancear esse desnível histórico.    

 

De acordo com o estudo “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas” – uma iniciativa do Instituto Ethos com o BID, lançada em 2016 –, a igualdade profissional entre homens e mulheres só será atingida em 80 anos (a partir da publicação), se tudo continuar nesse ritmo. “Cada vez mais, precisamos entender que só com medidas assertivas vamos encurtar essas distâncias”, complementa a diretora pedagógica.

 

“Não restringimos nossas ações aos recursos humanos. Na Camino, trabalhamos com a metodologia da aprendizagem ativa, que coloca o estudante como protagonista no processo como um todo. Em sala de aula, educadores têm esse cuidado em equiparar e equilibrar as participações entre meninos e meninas”, ressalta.

 

Perfil – Leticia Lyle

 

Leticia Lyle é cofundadora e Chief Education Officer da Camino Education e da Cloe e diretora pedagógica da Camino School, escola referência da Camino. Ela tem vasta experiência no desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, currículo e preparação de professores para o século XXI. Foi vencedora do Prêmio Early Career 2017 do Teachers College, da Columbia University, por seu trabalho com programas de aprendizado Social Emocional para estudantes de baixa renda no Brasil. Leticia foi Diretora de Currículo, Avaliação e Formação de Professores da SOMOS Educação e Presidente do Instituto SOMOS, elaborando estratégias para projetos de larga escala que apoiassem instituições e escolas parceiras em seu desafio de transformação com qualidade.

 

Anteriormente, como empreendedora no setor de educação, Leticia fundou a AfterSchool Educação, uma escola experimental de educação infantil com foco socioemocional, em São Paulo, e o Instituto Vila Educação, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e implementação de um dos maiores programas de aprendizado sociais e emocionais para escolas públicas do Brasil, atendendo mais de 250 escolas em todo o país.

 

Por meio de sua empresa de consultoria, a Mindset Education, Leticia liderou programas em escolas privadas de alta performance em São Paulo, bem como uma formação inovadora de professores rurais em Dareda Kati, na Tanzânia. Como professora, Leticia dirige o curso de pós-graduação em Desenvolvimento Integral de Professores no Instituto Singularidades. Publicou artigos sobre Afeto e Cognição, além de diversas peças sobre currículo do século XXI, aprendizado socioemocional e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e participou de conferências e entrevistas em todo o Brasil.

 

Como voluntária, é embaixadora da Expedição VagaLume, uma ONG premiada por seu trabalho com educação na Amazônia; mentora do Instituto Quintessa; e membro do Conselho de Alunos do Teachers College, da Universidade de Columbia. Ela também recebeu uma bolsa Lemann Fellowship e participa ativamente da missão da Fundação de transformar a escola pública no Brasil.

 

Leticia é mestre em Currículo e Ensino pelo Teachers College, possui MBA em Produção de Cinema e Televisão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), mestrado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), graduação em Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado e graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

 

Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 LATAM 100 Edtechs anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário