quarta-feira, 12 de maio de 2021

Beber água filtrada é uma das principais atitudes de combate à diarreia, doença que acomete anualmente mais de 3,4 milhões de brasileiros




Segunda maior causa de mortalidade entre crianças de até cinco anos2 no mundo, a diarreia está geralmente associada à ausência de saneamento básico e à contaminação de água e alimentos. Anualmente, cerca de 525 mil crianças vão a óbito em razão da doença, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde2.

No Brasil, de 2010 a 2015, foram registrados mais de 3,4 milhões de casos de internação hospitalar por diarreia, com 72 mil mortes3. A região com maior taxa de mortalidade foi a Norte, em razão de seus baixos níveis de saneamento: apenas 57,5% da população é abastecida com água tratada e somente 12,3% têm acesso aos esgotos1.

“Água, saneamento e higiene (WASH, no acrônimo em inglês) estão entre as principais maneiras de combater a diarreia, pois reduzem bastante a exposição do indivíduo a patógenos fecais, que são os grandes responsáveis pela doença4. Por isso, é essencial que as pessoas tenham acesso fácil à água de qualidade”, explica Milana Dan, gerente médica de saúde digestiva da unidade de negócios Consumer Healthcare (CHC) da Sanofi.

Como a maior parte dos quadros é causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos5, é comum que a diarreia ocorra em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde a população nem sempre consegue praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar, como lavagem adequada das mãos, higienização dos alimentos6 e consumo de água potável fundamental. Um estudo publicado na revista científica Tropical Medicine & International Health7 mostrou que água encanada nas residências e a utilização de filtros são os recursos que mais geram efeitos positivos de proteção contra a diarreia.  

Ação em prol das comunidades carentes

Pensando em como contribuir para a resolução da questão, Enterogermina®, probiótico que equilibra, restaura a flora e fortalece a defesa; lançou recentemente a campanha “Você Compra e Enterogermina Doa”, em parceria com a RD-RaiaDrogasil e a Pague Menos.

Até abril, na compra de um produto Enterogermina® nas redes parceiras parte da venda será revertida na compra de filtros de água e educação sobre higiene e hábitos saudáveis para a comunidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Com aproximadamente 45 mil habitantes, a comunidade indígena amazonense possui a maior taxa de mortalidade por diarreia do Brasil8.

A campanha “Você Compra e Enterogermina DOA” faz parte do propósito social de Enterogermina®. Desde 2020, a marca, em parceria com o projeto Água Segura, doa filtros de água para as comunidades carentes e promove visitas educativas sobre a importância de lavar as mãos, como perceber sinais de desidratação e de que forma é possível economizar água. No último ano mais de 1.200 crianças foram beneficiadas pelo projeto no Ceará. Na ação “Você Compra e Enterogermina DOA”, a parceria com a Água Segura segue.

 

Saiba mais sobre a ação por meio do site: www.enterogermina.com.br/compraedoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário