sexta-feira, 14 de maio de 2021

V 5 dicas de como ser efetivado no estágio

 

 Segundo o CIEE, no primeiro trimestre a contratação de estagiários cresceu 30%


Esta semana a Câmara dos Deputados aprovou a proposta que permite a prorrogação de estágios por até seis meses imediatamente após a conclusão de curso superior, desde que o contrato de estágio tenha sido celebrado antes da conclusão do curso. Além disso, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) divulgou seu levantamento e, comparado ao primeiro trimestre de 2020, este ano houve um aumento de 30% na contratação de estagiários.

Embora o setor esteja em retração devido à crise econômica, já se vê uma leve recuperação."Desde o início da pandemia, como uma medida para preservar a saúde dos estagiários e de seus familiares, muitas empresas optaram pelo estágio na modalidade home office. Os setores essenciais seguem presencialmente, mas seguindo as recomendações de seus respectivos estados e municípios", afirmou a gerente de Operações do CIEE, Mônica Vargas.

Segundo a gerente, as áreas mais buscadas são a administrativa, a de atendimento e a de gestão comercial e marketing. Já os cursos com maior número de vagas são administração, pedagogia, direito e ciências contábeis. Segundo o CEBRAC, Centro Brasileiro de Cursos, a demanda por áreas administrativas em seus cursos teve um crescimento devido à pandemia. " Muitos pais viram como o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e buscam cursos para os filhos que estão no ensino médio ou acabaram de se formar, para conseguir uma vaga de estágio. Hoje, um estagiário precisa se qualificar para ter um diferencial. E, nossos cursos potencializam esta conquista", explica Rogério Silva, CEO do CEBRAC.

Além desta percepção, Luciana Fontes, Superintendente do CEBRAC, também enxerga os já estagiários e aprendizes que querem ser efetivados. "Com a crise, muitas efetivações foram postergadas e, para não perder a oportunidade, estes jovens buscam se qualificar ainda mais", explica.

Veja 5 dicas elaboradas pela Luciana Fontes, especialista em carreiras e superintendente do CEBRAC, para você não perder esta chance e ser o diferencial:

1) Enxergue o presente agindo pelo futuro

Enxergar o trabalho temporário como efetivo, querer aprender sobre como funciona a empresa, ser proativo só somam pontos! Seja notado pelo seu esforço, empatia e determinação! Converse com o seu gestor sobre o interesse em ser efetivado no cargo.

2) Saiba trabalhar em equipe

Requisito sempre destacado é como você se porta com a equipe. Seus gestores estão atentos a como você lida com os desafios que trabalham em conjunto . Pedir ajuda e trabalhar bem dentro do quadro de funcionários é um diferencial. Entenda os valores e a cultura organizacional da empresa.

3) Faça cursos: Aprimore-se!

Mesmo que seja temporário, mostre que tem conhecimento e que pode ser um funcionário valioso. Um curso rápido ou um EAD valorizam o currículo e fazem a diferença, mostrando que você tem interesse em aprender e conseguir a qualificação necessária. Cursos como logística, inglês e assistente administrativo são peças chaves para qualquer currículo. No CEBRAC empregamos cerca de 2000 dos nossos alunos nesses cursos mencionados.

4) Peça FeedBacks

Tenha um bom relacionamento com o seu gestor e saiba onde você pode se aprimorar (seja na postura ou com cursos). O feedback te ajudará a enxergar se os seus objetivos estão alinhados com as metas da empresa.

5) Jamais fale mal da experiência que você teve

Mesmo que não aconteça essa efetivação, não fale mal do trabalho, da gestão, dos colegas ou benefícios. Pode ser, que seu gestor tenha gostado do seu trabalho e na primeira oportunidade possa te encaixar como efetivo! Se estes comentários chegarem aos ouvidos da gestão, isso não ocorrerá e você acaba perdendo uma ótima oportunidade.

Sobre o CEBRAC
O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Com uma metodologia inovadora, os cursos desenvolvem e aprimoram a postura profissional e empreendedora dos seus alunos. É a pioneira a utilizar realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário