A
necessidade de distanciamento social trouxe novos hábitos e diferentes
formas de aproveitar o tempo livre e os recursos disponíveis. No
contexto de quarentena, a oportunidade de estudar e adquirir novas
habilidades sem sair de casa se mostrou um grande diferencial para
aqueles que buscavam incrementar o conhecimento profissional e cultural,
dessa forma os conteúdos educacionais disponíveis na internet ganharam
milhões de adeptos no último ano.
Muitos
estudantes, profissionais e candidatos em busca de uma colocação no
mercado de trabalho recorreram aos cursos online para estudar durante o
período de pandemia e alguns segmentos em particular tiveram a
preferência do público interessado no ensino remoto. Na Kultivi (www.kultivi.com), uma
das principais plataformas de ensino do país, alguns cursos
específicos, em diferentes áreas do conhecimento, tiveram um salto na
porcentagem de novos alunos. A startup
oferece mais de 80 cursos, entre idiomas, empreendedorismo e saúde,
além de atividades voltadas ao Enem e à OAB – somando ao todo mais de 5
mil aulas distintas. “Desde o início do período recomendado de
quarentena em março do ano passado, nós já esperávamos um aumento na
assiduidade dos nossos alunos e também a chegada de novos matriculados,
entretanto os números analisados separadamente por categorias dos cursos
nos surpreenderam”, comenta Cláudio Matos, sócio fundador da Kultivi.
Considerando
os dados entre janeiro de 2020 e o mesmo mês de 2021, os cursos de
idiomas, carro chefe da plataforma, cresceram 62,90% no número de
matrículas, entretanto o destaque ficou para os cursos voltados a
concursos públicos com crescimento de 63,65% e os catalogados na área de
carreira e negócios que aumentaram o número de alunos em 76,77%, sendo o
segmento que registrou maior aumento durante o período. “Os conteúdos
de idiomas sempre corresponderam ao nosso público mais massivo, e grande
parte dos novos alunos chegam a plataforma por causa desses cursos, e
embora eles tenham crescido significativamente, nossos números mais
expressivos ficaram para os cursos voltados a habilidades de gestão,
empreendedorismo e negócios, mostrando que a busca por competências
profissionais específicas se sobressaiu no último ano.”, conta Cláudio Matos.
No
site da Kultivi, a categoria de Carreira e Negócios reúne os cursos de
“Coaching para empreendedores”, “Empreendedorismo e impacto social”,
“Mindfulness”, “Marketing digital”, “Recoloque-se”, “Gestão de tempo e
produtividade” e “Oratória”. Dentre esses, o que mais recebeu novos
alunos foi o curso de Marketing Digital. No segmento de aulas voltadas a
concursos públicos, as disciplinas de português e informática se
destacaram. Os conteúdos sobre “Matemática para o Enem”, “Enem completo”
e “1ª fase da OAB” também estão entre os mais procurados. Já no
segmento de idiomas, o crescimento mais significativo ficou com os
cursos de Inglês e Espanhol, que atualmente contam, respectivamente, com
818 mil e 214 mil alunos ativos.
“Percebemos
que muitos usuários já cadastrados no site para um único curso,
acabaram se matriculando também em outros. Além disso, é possível
concluir que durante a quarentena, o aprendizado e atualização
profissional foram uma prioridade para os jovens brasileiros”, comenta
Matos. Em 2021, a Kultivi alcançou a marca 1,8 milhão de alunos
inscritos em seus cursos, com cerca de 80 mil usuários acessando a
plataforma diariamente. “São números que muito provavelmente não teriam
sido alcançados tão rapidamente se não fosse o isolamento social e a
possibilidade do ensino digital como um recurso benéfico e acessível em
um momento tão delicado como esse. E ficamos muito felizes em poder
oferecer opções gratuitas e colaborar com a democratização deste tipo de ensino”, completa.
Para conhecer todos os cursos oferecidos pela Kultivi, acesse o site www.kultivi.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário