quarta-feira, 31 de março de 2021

UNIARAXÁ INFORMA:

 

LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Prefeitura de Araxá protocola projeto de abono para servidores que atuam diretamente no combate à Covid-19

 


A Prefeitura de Araxá protocolou, na terça-feira (30), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que institui o abono de R$ 500 mensais para servidores municipais em atuação direta no combate da pandemia decorrente da Covid-19.

O projeto contempla servidores municipais concursados, contratados, efetivos e estáveis que atuam na prestação de serviços diretamente relacionados com medidas de enfrentamento e tratamento da Covid-19. São profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unisul, Uninorte, Atenção Básica, Laboratório Municipal e Vigilância Sanitária.

Se aprovado, o benefício será concedido enquanto permanecer o estado de calamidade imposto pela pandemia, conforme a Lei Complementar 173/2020. As despesas serão decorrentes de recursos de dotações próprias do orçamento vigente, autorizada sua suplementação até o valor de R$ 1.174.500,00, utilizando-se como fonte de recursos o superávit financeiro apurado no exercício de 2020.

“Os servidores que atuam diretamente no combate a esse inimigo invisível que é o coronavírus estão sobrecarregados. É um momento muito delicado, pois a crise causada pela pandemia vem aumentando a cada dia, e tivemos a sensibilidade de compensar esses servidores por todo o esforço que eles vêm dedicando em prol da saúde pública de Araxá. Contamos com o apoio dos vereadores para a aprovação deste importante projeto”, destaca o prefeito Robson Magela.


Dia da Saúde e Nutrição: Receita de famoso Chef tem aprovação científica para défice de atenção e ansiedade

 


Sobremesa com chocolate amargo, abacate e nozes, de Flávio Duarte, tem aprovação do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito como alimento benéfico para a saúde; aprenda a fazer e surpreenda neste feriado



Nesta terça-feira (31) comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição, e, a cada momento, percebemos como essas duas coisas estão fortemente associadas. Nossos hábitos alimentares impactam diretamente na nossa qualidade de vida, refletindo em melhora ou piora da nossa saúde, a depender do que comemos. Neste semana também celebra-se a Páscoa, período em que doces e chocolates são consumidos com mais abundância. 


Será então que é possível aliar saúde e sabor em uma sobremesa? O chef confeiteiro, Flávio Duarte, garante que sim.


“Para provar que é possível, vou ensinar uma receita de ovo de páscoa com chocolate amargo e recheio de abacate com nozes”, revela. “Além de muito saudável, é muito saboroso e leve”, garante.


A receita foi aprovada pelo comitê do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito. Para o diretor do Centro, Fabiano de Abreu, doutor em neurociências, neuropsicólogo e especialista em nutrição clínica, a receita possui uma série de benefícios pela riqueza dos ingredientes.


“O cacau é vasto em flavonoides, que melhoram a memória de curto prazo, processamento de informações, o desenvolvimento cognitivo e ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, eles trazem benefícios para a saúde do coração, aumentando a quantidade de sangue presente no giro denteado, área específica do hipocampo, estrutura responsável pelo filtro da memória e relacionada ao envelhecimento”, explica o especialista.


“O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, vitaminas B6, B12, selênio, previne a deterioração cognitiva (relacionado a inteligência) devido a este tipo de ácido graxo e também de certos fitoquímicos. Ele melhora as conexões neurais, além de aumentar o fluxo de sangue no cérebro, o que ajuda para seu bom funcionamento”, completa.


“Já as nozes são ricas em ômega 3, chamado ácido alfa-linolênico, que reduz a pressão arterial e as protege. Também são ótimas para o processo de memorização e desenvolvimento da inteligência, assim como o selênio e a vitamina E, que também são encontrados nas nozes  e que estão relacionados a atenção e aprendizagem”, finaliza.


Aprenda a receita:


OVO DE PÁSCOA SAUDÁVEL 

 

INGREDIENTES CASCA DO OVO DE CHOCOLATE

• 1 xícara de chocolate amargo (mínimo 70 % cacau), picado ou em gotas (aproximadamente 240 gramas)

 

MODO DE PREPARO

1. Faça a temperagem do chocolate.  É importante para que ele cristalize de forma correta, fique brilhante e não derreta com facilidade quando exposto em temperatura ambiente. Para isso, derreta o chocolate em banho-maria. Mantenha o fogo baixo. É importante que o fundo da tigela não encoste na água e que essa água. Se usar um termômetro culinário, a temperatura de derretimento do chocolate amargo deve ficar entre 45ºC e 50ºC.

 

2. Prepare um recipiente com água e gelo e coloque a tigela sobre essa água.

 

3. Coloque o chocolate derretido na tigela que está dentro da água e mexa até que atinja a temperatura de 30ºC.

 

4. Despeje o chocolate em uma forma de acetato em formato de ovo de Páscoa. Leve à geladeira até endurecer. Leve à geladeira e repita o processo até obter uma espessura desejada. Quando o ovo estiver pronto, ele deverá soltar facilmente da forma.

 

INGREDIENTES RECHEIO 

• 1 abacate bem maduro

• 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou de beterraba

• 3 colheres de cacau em pó

• Nozes trituradas para decorar

 

MODO DE PREPARO

1. Bata no liquidificador o abacate com o açúcar, por último acrescente o cacau em pó

e bata até obter uma mistura homogênea. Conserve na geladeira até o momento de usar.

 

MONTAGEM

Posicione a casca de chocolate de preferência sobre a embalagem que será transportada, isso evitará que a casca quebre com o manuseio desnecessário. Preencha a casca com o recheio e em seguida decore com nozes trituradas.

CBMM INFORMA:

 

LINK CBMM https://youtu.be/pFAnL0bCVlg


UNIARAXÁ INFORMA:


 LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


No Dia da Saúde e Nutrição, conheça as melhores formas de alimentar uma criança

 


Artigo publicado na PUC Minas do neurocientista e especialista em nutrição clínica Fabiano de Abreu traz técnicas para uma melhor nutrição infantil 



Afinal, é verdade que alimentar bem faz toda a diferença durante a infância e traz benefícios ao longo da vida? Sim, tanto é que o neurocientista e especialista em nutrição clínica Fabiano de Abreu aproveita o Dia da Saúde e da Nutrição, 31 de março, para ensinar técnicas valiosas para que a alimentação se torne algo divertido e prazeroso para toda a família.


Dizem que a boca é a porta de entrada para o que há de bom e de ruim em nossa saúde. Afinal, dependendo do que a pessoa se alimenta, ela terá uma vida confortável, com saúde em dia e boas condições fisiológicas. Por outro lado, uma má alimentação pode trazer doenças e diversos outros prejuízos que, se não forem cuidados a tempo, podem trazer sérios problemas.


Durante a infância então, é papel de toda a família estimular que a criança tenha uma alimentação saudável, recheada de elementos que trazem benefício para sua saúde. “A criança bem alimentada hoje será um adulto saudável amanhã”, reforça o neurocientista Fabiano de Abreu. Em razão do Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, ele, que é autor de um estudo publicado na PUC Minas sobre este assunto, apresenta as melhores técnicas para que os jovens tenham possam ter à mesa um momento de descontração com os entes queridos.


O currículo de Fabiano mostra que ele domina o assunto. Neurocientista e neuropsicólogo com especialização em psicopedagogia e nutrição clínica, Fabiano de Abreu orienta que: “Para que a alimentação infantil seja bem executada, e com meios para incentivar a criança a consumir esta comida sem impor quaisquer barreiras, é necessário definir técnicas para incentivar a criança a comer todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento intelectual e físico” Além disso, “é de grande importância observar que a necessidade de uma boa alimentação vem desde a gestação materna, e também cabe à família cultivar o hábito alimentar desde o nascimento da criança”.  


Durante a primeira infância, aquela fase de desenvolvimento do bebê onde ele está aprendendo várias lições que ficarão guardadas em seu cérebro, é fundamental saber dar os alimentos corretos para a criança. “Considerando a conveniência, preço e qualidade nutricional, sugiro o uso de cores, texturas e formas nos alimentos nutritivos como meios para estimular a criança a comer”, destaca Abreu. Uma dica para estimular a alimentação é simples de ser colocada em prática: “Corte a frutas, vegetais e legumes em formato de imagens que lembrem um desenho animado ou crie uma fantasia sobre as figuras para entreter a criança enquanto ela se alimenta”, detalha o neurocientista.


Fabiano de Abreu explica que “o que mais chama a atenção da criança em uma refeição, é, sobretudo, a forma de apresentação e a cor do alimento”. Isso explica a diferença de percepção que ocorre neste momento entre a mente de uma criança e a de seus pais ou responsáveis”. O que, ele salienta, “talvez explique alguns conflitos caseiros tão comuns neste momento em família, já os adultos deixam-se cativar mais pelo sabor, cheiro e textura da comida”, acrescenta.


Despertar a atenção da criança não é um processo complicado. “Monte o prato da criança com um visual atrativo para ela, e isso certamente irá despertar sua atenção para o que está sendo oferecido naquele momento. Por exemplo, crie paisagens de natureza e animais usando elementos, por exemplo, como rúcula, tomate, cereja, queijo e uvas. Faça combinações que possam envolver carne, legumes e frutas. Se desejar fazer um bolo, lembre-se de que há uma variedade enorme de nutrientes que podem ser colocados nele, dentre eles: aveia, espinafre, banana, ovos e farinha”, destaca o especialista.


Para um almoço ou janta prazerosos, Fabiano sugere o uso de cereais: “As crianças gostam deles, e muitos são divertidos, além de possuir bastante vitamina.” Para aqueles que não aceitam qualquer tipo de comida, a recomendação do especialista é bem simples de ser executada: “Cozinhe os alimentos misturados. Inclua legumes e vegetais de forma disfarçada, por exemplo, e acrescente eles misturados com uma almôndega ou na sopa. O melhor nestes casos é preparar os alimentos que a criança não gosta triturados com outros que ela aprecia”.


Atenção total para as vitaminas em tempos de Covid-19


Em tempos de Covid-19, toda atenção é válida quando se fala nas vitaminas. Afinal, como destaca Fabiano, “elas estão diretamente envolvidas na defesa do organismo e combate às infecções”. As principais são do tipo: A, C, D e B6. Saiba em quais alimentos elas são encontradas:


- Vitamina A: Está presente no leite integral, ovos, peixes, batata doce e vegetais de cor amarelo-alaranjados, como abóbora e cenoura.

- Vitamina C: Ela está presente de forma natural nas verduras cruas e frutas, como mexerica, caju, goiaba, acerola, laranja e limão. O ideal é consumi-la preferencialmente a partir dos alimentos. A vitamina C também auxilia na absorção de ferro oriundo de fontes vegetais.

- Vitamina D: As principais fontes alimentares são: peixes, gema de ovo, leite integral e derivados. A exposição solar é uma maneira eficiente de fazer com que o corpo produza vitamina D.

- Vitamina B6: Está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B6 ajuda a diminuir a falta de paladar e olfato nos casos pós-Covid-19.


Para completar, aquele que é elemento indispensável, reforça Fabiano: “A água. Quando a criança estiver com sede, tente sempre dar água e não permita que ela seja substituída por outros líquidos. É importante não deixar criar um hábito de consumo de outros tipos de bebidas para saciar esta vontade”, finaliza o neurocientista.



Artigo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/25214


Biografia 


Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós-graduação na Universidade Faveni do Brasil em neurociência da aprendizagem, cognitiva e neurolinguística e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela TrainingHouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. 


Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European Neuroscience Societies - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.

Pandemia impulsiona mercado de alimentos à base de vegetais, aponta estudo

 


Segundo a pesquisa “Food Trends Report 2021”, o consumidor está mais preocupado com a saúde e passou a questionar de onde vêm os alimentos e como eles são produzidos
 

A crise do novo coronavírus mudou não apenas hábitos para quando saímos de casa, como o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel, mas também fez com o que o consumidor ficasse mais atento com o que coloca no prato.
Os motivos vão desde uma preocupação maior com a saúde até conscientização do risco de novas pandemias pela forma como os animais são tratados pela indústria alimentícia.
 
Pesquisa realizada pela Galunion e o Instituto Qualibest aponta que 75% dos consumidores gostariam de comprar comida gostosa, fresca e que ajudasse na imunidade e na saúde.
 
A “Food Trends Report 2021” mostra também que 68% dos consumidores dizem que a preocupação com a sustentabilidade é uma tendência que permanece importante após o surgimento do novo coronavírus. 
 
A conscientização do impacto ambiental que a produção de alimentos causa em nosso planeta faz com que as pessoas queiram saber o que estão consumindo, de onde veio a comida e como foi produzida. 
 
Por isso, 33% dos consumidores afirmaram que as novidades apresentadas por produtos plant-based (em português, “à base de plantas”) são uma tendência.
 
Lançamento de novos alimentos à base de vegetais cresce
 
Há poucos anos, ainda era difícil para os adeptos do vegetarianismo e veganismo encontrar opções livres de crueldade animal no mercado.
Essa realidade, porém, tem mudado rapidamente recentemente. Hambúrgueres 100% vegetais já são fáceis de encontrar no mercado.
Os corredores de leite também ganharam versões da bebida feita com amêndoas, castanha de caju e vários outros vegetais.
 
Porém, o consumidor não quer apenas variedade de opções. Ele também preza pela experiência. 
 
A própria “Food Trends Report 2021” ressalta que as novas propostas do mercado de alimentos à base de vegetais buscam uma composição que una sabor, aroma e textura característicos da proteína animal. Isso porque, desta forma, a pessoa não precisa abrir mão do prazer associado ao alimento.
 
É exatamente esta a proposta da Vida Veg, empresa que visa produzir alimentos à base de vegetais que sejam gostosos e saudáveis.
 
A nova aposta da marca é a ManteigaVeg, feita a base de castanha de caju e livre de colesterol, gorduras trans e lactose - atendendo outros crescentes grupos de consumidores: os intolerantes à lactose e alérgicos a proteína do leite. O produto também contém sal do himalaia e óleo de coco na composição e, segundo a fabricante, é fonte de vitaminas B6 e B12.
 
A proposta é a de que o consumidor possa acordar de manhã e, como sempre, tomar seu café da manhã com um belo pão com manteiga - só que, desta vez, sem lactose e sem crueldade animal.
 
Entram no portfólio da Vida Veg também os cremes estilo cream cheese, requeijões, iogurtes, queijos, leites vegetais e hambúrgueres. A empresa possui mais de três mil pontos de venda espalhados por todos os estados do país e também uma loja virtual (loja.vidaveg.com.br).

UNIARAXÁ INFORMA:

 


LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


CBMM INFORMA:

 

LINK CBMM https://youtu.be/pFAnL0bCVlg


ALERTA: PÁSCOA REQUER CUIDADOS COM OS PETS

 


 Consumo de chocolates é prejudicial para a saúde de gatos e cães;
ROYAL CANIN® alerta para outros alimentos que também são nocivos para eles.


A Páscoa é uma celebração bastante presente nos lares brasileiros e, entre as tradições que ela traz, está o consumo de diversos pratos - como a tradicional bacalhoada - e também o protagonista da comemoração: ovos de chocolate. Porém todas essas delícias são uma verdadeira ameaça para a saúde dos pets.

Por isso, os tutores precisam ter cuidado redobrado com os gatos e cães durante as celebrações para que eles não sejam prejudicados, afinal, grande parte desses alimentos podem ser tóxicos para os pets.

A ROYAL CANIN®, que tem como compromisso oferecer saúde através da nutrição aos gatos e cães, alerta sobre os alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde e bem-estar dos nossos melhores amigos. Confira, abaixo, orientações da Dra. Natália Lopes, Médica-Veterinária e Gerente de Comunicação Científica da ROYAL CANIN® Brasil, sobre alimentos vilões da Páscoa para os pets e, dicas de como o tutor deve proceder caso tenha algum problema com seu animal.

• Chocolate
A teobromina, substância presente no cacau (em maior concentração nos chocolates do tipo amargo e de preparo culinário), pode causar intoxicação quando consumida mesmo em pequenas quantidades, acarretando vômito, diarreia, agitação, arritmia cardíaca, espasmos musculares e convulsões, podendo levar à morte.

Geralmente, os sintomas de intoxicação ocorrem cerca de 6 a 15 horas após o consumo de qualquer tipo de chocolate ou receitas com este ingrediente.

A teobromina é lentamente eliminada do organismo e possui um efeito cumulativo, o que significa que ingestões repetidas em quantidades menores (não tóxicas) ainda podem causar a intoxicação.

• Alho e cebola
Há muitos anos é conhecida a sensibilidade dos cães e gatos ao alho e à cebola, sejam crus, cozidos ou desidratados. Essas substâncias provocam alterações nas hemácias (células sanguíneas) dos pets, levando-as à ruptura e, consequentemente, à anemia.

A gravidade do efeito é dose-dependente e mesmo quantidades muito pequenas podem ser tóxicas. Os sintomas são secundários à anemia, aparecem dias após a ingestão, e incluem membranas mucosas pálidas, taquicardia, taquipneia, letargia e fraqueza. Vômito, diarreia e dor abdominal também podem surgir. Casos graves evoluem para icterícia e insuficiência renal, podendo levar à morte.

• Uvas e passas
Essas frutas são saudáveis para os seres humanos, mas são tóxicas para os pets. Por exemplo, cães acometidos pela intoxicação de uvas ou passas, normalmente, apresentam dores gastrintestinais seguidas por insuficiência renal aguda. Os sinais iniciais de toxicidade neste caso são vômito, seguido por letargia, anorexia, diarreia, dor abdominal, ataxia e fraqueza, que podem aparecer nas primeiras 5-6 horas após a ingestão. Os sinais da insuficiência renal aguda são menos frequentes e podem ocorrer com 24 horas ou dias depois, e se caracterizam por anorexia, apatia, vômito, diarreia, ataxia e convulsões.

• Nozes e Sementes
Embora elas possam parecer saudáveis, evite, por exemplo, oferecer nozes ao pet. O tamanho delas representa um perigo de asfixia e elas possuem muita gordura, o que pode desencadear um mal-estar estomacal no animal. Em especial, as sementes de macadâmia mostraram-se altamente tóxicas para cães. Embora não tendam a resultar em mortes, elas podem fazer o cão sofrer com incapacidade de andar, vômitos, letargia e tremores.

• Leite, creme e queijo
À medida que os pets atingem a idade adulta, a capacidade de digerir laticínios diminui conforme faltam as enzimas para isso. Isso significa que eles podem apresentar sinais de intolerância à lactose caso acabem ingerindo leite, creme ou queijo, como vômitos, diarreia e um mal-estar estomacal.

• Alimentos fritos e gordurosos
Alimentos fritos e gordurosos podem ser ruins para os pets. Os altamente gordurosos podem causar mal-estar estomacal e também favorecer o surgimento de pancreatite. Além disso, o consumo regular desses tipos de alimentos pode levar à obesidade e problemas de saúde relacionados.

• Adoçante
Para pets, xilitol é tóxico. É importante manter produtos que contenham o composto longe do alcance do animal para que ele não o consuma nem, mesmo acidentalmente.

"De modo geral, evite fornecer alimentos que não foram desenvolvidos especificamente para gatos e cães ou não prescritos pelo Médico-Veterinário. Além dos riscos citados acima, relacionados a intoxicações, outros alimentos podem provocar desconfortos digestivos, flatulência, vômitos e diarreia. Existem riscos relacionados à segurança do animal como por exemplo quando existe a ingestão de ossos e o risco de perfuração esofágica. Além disso, desenvolver este hábito de ceder alimentos de humanos aos pets também pode levar a uma desnutrição, já que isso pode provocar um desbalanço nutricional", menciona a Dra. Natália Lopes.

Meu pet comeu alimentos proibidos, e agora?
Se o tutor vir ou suspeitar que seu pet tenha ingerido algum desses alimentos, ou qualquer outra coisa fora do habitual, deve conectar-se imediatamente com o Médico-Veterinário e explicar a situação. Caso perceba sintomas de intoxicação, o tutor deve levar o pet imediatamente à clínica veterinária para que o tratamento adequado possa ser realizado o mais rápido possível, para evitar danos à saúde do pet. Para agilizar o atendimento em caso de emergência, o tutor ou acompanhante pode ligar na clínica ou hospital veterinário enquanto se dirige até o estabelecimento, a fim de preparar a equipe para um atendimento de urgência, se for necessário. Por isso, é importante ter sempre em mãos o contato do profissional.

Não é recomendado a administração de qualquer substância ou medicamento que não tenham sido orientados previamente.

-

Sobre a ROYAL CANIN®
A multinacional Royal Canin, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, celebrou 50 anos em 2018. Com 16 fábricas no mundo e presente em 92 países, a marca considera sempre o gato e o cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Incorporated, líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990. No mercado brasileiro, a marca disponibiliza mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Os produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

Para mais informações visite o site: http://www.royalcanin.com/br
-

Assessoria de Imprensa ROYAL CANIN®
In Press Porter Novelli
E-mail geral da equipe: royal-canin@inpresspni.com.br

Onda Roxa em Araxá é estendida até o dia 11 de abril

 


Depois de passar cerca de 30 dias na onda roxa do Minas Consciente, a macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, primeira a ser inserida na fase mais restritiva do plano, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à covid-19 e pode avançar para a onda vermelha. A decisão, tomada na quarta-feira (31/3), pelo Comitê Extraordinário Covid-19 - grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado - e passa a valer a partir de do dia 5/4. As outras localidades ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril. As medidas são reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê. Durante a reunião, o governador Romeu Zema destacou que o momento ainda é difícil e pede cautela para preservar vidas. “Tivemos mais uma semana de recorde, tanto no Brasil quanto em Minas. Infelizmente, os números de óbitos e a taxa de ocupação de leitos está subindo na maior parte das regiões. Seguimos com os esforços para ampliar leitos, apesar da falta de recursos, principalmente humanos, e, mais recentemente, de insumos. Contamos com o apoio da população para superarmos essa fase o quanto antes”, afirmou.

Números

Na última semana, Minas Gerais apresentou aumento de 6,9% no número de casos e de 8,1% nos óbitos. A incidência da doença cresceu 20% nos últimos 7 dias e 41% em 14 dias. A positividade atualmente é de 43%, o que significa que esse é o percentual de resultados positivos para covid-19 entre pacientes com sintomas gripais. A incidência da doença também vem aumentando em cidades com menos de 30 mil habitantes. Atualmente, são apenas 93 municípios desse porte com menos de 50 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Na última semana, o número era de 141. Com a nova decisão do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais, a cidade de Araxá vai continuar na Onda Roxa até o dia 11 de abril de 2021.

Impacto da onda roxa

Com a ampliação do distanciamento social e as medidas restritivas de circulação proposto pela onda roxa, a expectativa é aumentar o isolamento da população e, consequentemente, diminuir a notificação de casos suspeitos.

“Essa diminuição de casos positivos permite queda na incidência e, consequentemente, melhora a taxa de ocupação na rede hospitalar e, por final, dos óbitos. É o que se espera da onda roxa”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, durante a reunião do Comitê.

A evolução do Triângulo do Norte para a onda vermelha do Minas Consciente ocorreu após a 
Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) identificar queda de 18% na taxa de incidência nos últimos 14 dias na macrorregião. Já na última semana, essa queda foi de 3%, demonstrando uma melhora nos indicadores da região após a adesão da população à onda roxa, desde 3 de março.

Com relação à variação no número de internações na macrorregião Triângulo do Norte, os índices caíram de 14,04% para 6,42% nas últimas três semanas, registrando o menor indicador entre as regiões mineiras.


CBMM INFORMA:

 


LINK CBMM https://youtu.be/pFAnL0bCVlg


UNIARAXÁ INFORMA

 

LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Araxá busca recurso para implantação da UTI Neonatal em videoconferência com o Governo de Minas

 



Uma demanda bastante antiga e que acabou ficando estagnada nos últimos anos, a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Santa Casa de Misericórdia de Araxá agora está mais próxima de se tornar realidade.

Durante videoconferência entre a Prefeitura de Araxá com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), foi sinalizado recurso por parte do Governo do Estado para a instalação da futura UTI Neonatal do município.

Participaram do encontro virtual o prefeito Robson Magela, vice-prefeito Mauro Chaves, deputado estadual Bosco, secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, e o assessor para Assuntos Parlamentares do Gabinete da SES/MG, Ibiraty Martins Júnior.

Além do recurso do Governo do Estado, o deputado estadual Bosco também anunciou que vai destinar verba por meio de emenda individual.

“Esse é um grande avanço nas tratativas para finalmente colocar a UTI Neonatal em funcionamento aqui em Araxá”, destaca o prefeito Robson Magela.

A parceria será arrematada em nova videoconferência a ser realizada nos próximos dias com representantes da SES/MG para detalhar o custeio, organograma e funcionamento da UTI Neonatal. O projeto contempla sete leitos de UTI para recém-nascidos e três leitos pediátricos.

A secretária municipal de Saúde Diane Dutra também aproveitou o momento para apresentar o Plano de Ação para colocar a UTI Neonatal em funcionamento.

 


Até 60% dos casos de cegueira podem ser evitados

 


Especialista reforça a importância de manter-se atento à saúde ocular, adotando hábitos capazes de melhorar as condições de saúde da visão e tratar eventuais problemas

A catarata é uma das principais causas de deficiência ocular e cegueira no Brasil e no mundo. Estima-se que 65 milhões de pessoas tenham essa doença, segundo censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em 2019. Outras condições oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, correspondem a 49% das doenças visuais em todo o mundo. Mas o dado que mais chama a atenção é de que 60% dos casos de cegueira têm como ser prevenidos.

O médico oftalmologista Fábio Nero Mitsuushi comenta algumas das doenças mais recorrentes entre os brasileiros, como a catarata e a miopia, e quais são os tratamentos indicados e práticas preventivas. Veja a seguir.

Catarata, a principal causa de cegueira reversível no mundo

Geralmente a catarata surge quando ocorre o envelhecimento natural do cristalino, que é como se fosse uma lente dentro do olho. Essa doença se desenvolve e compromete a visão. 

“A catarata é mais comum a partir dos 55 anos porque está associada ao envelhecimento, mas também existem outras causas para a doença, como traumatismo nos olhos, complicação de alguma outra condição ocular, o uso inadequado de medicações, excesso de exposição solar e até diabetes", destaca o Dr. Mitsuushi, especialista em catarata. 

O tratamento é a cirurgia, que não é indicada em todos os casos. Só um profissional pode indicá-la mediante a testes e exames.

Miopia, a dificuldade para enxergar longas distâncias

As pessoas com miopia têm dificuldade em enxergar a longas distâncias. As causas da doença são variadas, mas a exposição excessiva e muito próxima de telas de computadores, smartphones e outros dispositivos pode comprometer a saúde ocular. A falta de luz do sol e luz natural também podem agravar a situação. 

Como essa é uma doença tratável, é importante visitar rotineiramente um oftalmologista para avaliar a saúde da visão e identificar a oportunidade de adotar melhores hábitos. “Para quem constata a miopia com alto grau e não se adapta ao uso de óculos ou lentes de contato e não pode ser submetido a uma cirurgia a laser na córnea, as cirurgias refrativas são as mais indicadas”, destaca o especialista. “Uma ótima sugestão é recorrer à tecnologia de ponta das lentes implantáveis e com menor risco, como a Evo Visian ICL (implantable contact lens), da Advance Vision.  Em geral, o cirurgião de catarata é o profissional com maior expertise para fazer esse tipo de implante de lente ICL, pois ele já está habituado a trabalhar com esse modelo técnico de procedimento”, finaliza.

*Para mais informações sobre a pauta ou entrevista com o oftalmologista, ficamos à disposição. 

 

Sobre a Advance Vision

Parte do grupo JL Health, a Advance Vision é especializada em produtos oftalmológicos, a empresa conta com forte conhecimento e experiência de importação e distribuição de equipamentos e tecnologias voltadas para atender médicos especializados em oftalmologia.

CBMM INFORMA:

 


LINK:  https://www.youtube.com/watch?v=QpED1KJ5NW


UNIARAXÁ INFORMA:

 


LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Série B deste ano terá recorde de campeões brasileiros

 


A temporada 2021 da Série B será o campeonato com o maior número de times campeões brasileiros em toda a história. Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Coritiba e Guarani somam 10 conquistas nacionais (sem contar títulos da Taça Brasil e Copa do Brasil) e disputam com Avaí, Brasil-RS, Brusque, Confiança, CRB, CSA, Goiás, Londrina, Náutico, Operário, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vila Nova e Vitória quatro vagas para voltar à principal competição nacional. A competição de acesso à elite do futebol nacional, promovida pela CBF, começanno dia 299 de maio de 2021.  


Campeonato Mineiro 2021 recomeça amanhã

 


A Federação Mineira de Futebol divulgou, a nova tabela detalhada do Campeonato Mineiro. Após duas semanas de paralisação em função da pandemia de covid-19, a competição será retomada com a realização de todos os seis jogos da sexta rodada no dia 1º de abril. A definição, se o restante do certame das alterosas será mantido mesmo com a permancência da Onda Roxa, até o próximo domingo, dia 04 de abril, ainda depende de acertos entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Saúde e a FMF. 

 


UNIARAXÁ INFORMA:

 

LINK UNIARAXÁ : https://site.uniaraxa.edu.br/


Câmara de Araxá aprova projeto que diminui a burocracia aos autistas no acesso a serviços no município

 


A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei 023/2021 que dispõe sobre a validade por prazo indeterminado do laudo médico-pericial que ateste Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), na Reunião Virtual desta terça-feira (30). De autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Raphael Rios, a Lei garante agilidade para obtenção de benefícios previstos na Legislação Municipal. O laudo poderá ser emitido por profissionais de saúde da rede pública e privada e não exclui o cumprimento dos demais requisitos para obtenção dos benefícios.

A secretária Associação de Apoio a Pais e Autistas de Araxá (A&+), Jane Lucely Pereira, explica o autismo é uma condição permanente, por isso não se faz necessário que o laudo-médico do paciente seja atualizado, o que demanda muito tempo e gastos para famílias com filhos especiais. “Essa lei vai facilitar e agilizar todo o processo burocrático que existe quando precisamos requerer ou solicitar algum serviço ou atendimento para nossos filhos”, destaca.

Autor da lei, Raphael Rios é engajado à causa autista desde o primeiro mandato. Ele destaca a importância de mais essa conquista para as famílias de pessoas que tenham autismo pela agilidade que dará com o fim dessa burocracia.

Utilidade Pública

Raphael Rios também apresentou na tarde desta terça-feira, o projeto de lei 034/2021 que reconhece como Utilidade Pública a Associação de Apoio a Pais e Autistas de Araxá (A&+). O projeto foi enviado às Comissões Permanentes da Casa e deve ser votado na próxima Reunião. A secretária da Mesa Diretora, Maristela Dutra, é signatária do projeto.


Ocorrências Policiais de Araxá e região do 37º BPM

 

POLÍCIA MILITAR PRENDE/APREENDE AUTORES POR FURTO EM ARAXÁ/MG

 

 

 

No dia 30 de março de 2021, por volta das 16 horas, a Polícia Militar foi acionada a comparecer em um pátio de depósito de veículos apreendidos, em Araxá, onde, através das imagens do circuito de câmeras, foi verificado que na data 29/03/2021 um adolescente de 16 anos acompanhado de um indivíduo de 22 anos, abusando de confiança, adentraram no local, para cometer furto. De posse de uma mochila e um martelo, ambos se aproveitaram da distração do funcionário e efetuaram a subtração de várias peças de uma motocicleta, além de danificarem o tanque e o motor, e arrancarem todas as ligações elétricas, com objetivo de inutilizar por completo a moto.  Após diligências, a Polícia Militar logrou êxito em localizar o adolescente em sua residência bem como todas as peças furtadas. O outro autor também foi localizado e preso e relatou que é mecânico e somente acompanhou o adolescente na retirada das peças. Segundo o adolescente, a motocicleta era de sua propriedade e teria subtraído as peças porque não tinha mais intenção de retirar a motocicleta do referido pátio. Diante dos fatos, os autores foram presos/apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo o material arrecadado.

 

BASE DE SEGURANÇA COMUNITÁRIA DA PM REALIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA EM ARAXÁ/MG

 


 

 

Dando continuidade às ações solidárias realizadas pela Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar (BSC) do 37º Batalhão em Araxá, nesta semana, foram entregues parte das doações arrecadadas em prol:

- do Hospital Casa do Caminho, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que se caracteriza por uma cuidadosa integração de sua concepção humanizada com os princípios de organização e trabalho;

- Centro Espírita Caminheiros do Bem, que realiza diversas atividades assistenciais e doutrinárias em Araxá;

- Associação Lar Ebenezer, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que conta com uma ampla e adaptada estrutura, com todas as especificações para atender o sistema de longa permanência para idosos.

Doações podem ser feitas na Base de Segurança Comunitária, de segunda a sexta, das 13h às 20h, na Av Antônio Carlos, Centro de Araxá (em frente ao Banco do Brasil).

A Polícia Militar acredita que a união e solidariedade de todos faz a diferença! Estamos por vocês assim como vocês estão por nós!