segunda-feira, 29 de março de 2021

Artesanato contribui para a saúde mental durante a pandemia



Movimento Plástico Transforma traz dicas de objetos para decorar a casa reutilizando embalagens plásticas

A adoção de mega feriado ou lockdown por diversas cidades brasileiras trouxe, mais uma vez, a necessidade de permanecermos em casa. Com o distanciamento social, surge também a preocupação com a saúde mental. Por isso, é importante manter uma atividade que distraia a mente como, por exemplo, o artesanato.

Só o fato de gerar entretenimento já faz o artesanato contribuir para a saúde mental, porém, as vantagens da prática vão muito além. Um estudo publicado pela revista Neurology aponta que fazer artesanato pode reduzir o risco de declínios cognitivos de memória. Segundo a análise, pessoas que praticam este tipo de atividade são 73% menos propensos a desenvolver o problema durante o processo de envelhecimento.

O Movimento Plástico Transforma, iniciativa que visa evidenciar como o plástico, utilizado com responsabilidade e criatividade pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade, selecionou alguns objetos que podem ser criados a partir de resíduos facilmente encontrados em casa. Transformar materiais plásticos em novos objetos para o lar pode ser uma alternativa divertida para utilizar conceitos de reaproveitamento e deixar a sua casa ainda mais bonita.

aleiro com garrafas PET

Você vai precisar de duas garrafas PET, uma de 3 litros e outra de 600 mL. Primeiro, pegue a embalagem maior e recorte o bocal e a parte de baixo, logo acima do rótulo. Retire as rebarbas com auxílio de uma tesoura, deixando um lado um pouco menor que o outro. Com o estilete, corte um dos cantos da base da garrafa. Faça o acabamento com a tesoura até que ele caiba dentro da taça e fixe as duas partes com cola de silicone. Finalize boleando as bordas com o auxílio de um ferro de passar roupa e reserve. Agora é a vez da garrafa menor para fazer a base: faça um recorte acima do rótulo, corte as rebarbas e boleie as bordas. Usando, novamente, a cola de silicone no bocal, fixe base e cúpula já preparada na etapa anterior e deixe secar por 24 horas. O mesmo processo pode ser feito com diferentes tamanhos e tipos de garrafas. 

 

 

Mesa com livros em cima

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaOrganizadores decorativos

Versáteis, os potes de sorvete podem ser transformados nos mais diferentes objetos, inclusive em organizadores. Para fazer o seu, comece marcando com caneta a altura que você quer, por toda a extensão do pote. Depois, nas partes mais estreitas, desenhe as alças e recorte. Escolha um tecido de sua preferência e fixe no pote utilizando cola branca. Agora é caprichar no acabamento, tirando toda as sobras de tecido. Você pode fazer organizadores de diversas alturas, de acordo com o uso que deseje dar.

 

 

 

Vaso com flores coloridas

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaVasos divertidos

Que tal criar vasos divertidos que valorizem ainda mais suas plantinhas? Reserve algumas garrafas PET, limpe bem e remova os rótulos. Com as embalagens secas, escolha qual animal dará vida ao seu vaso, desenhe as formas das orelhas e recorte. Em seguida, pinte duas camadas de tinta, deixando secar entre as camadas, e desenhe o rosto do anima. Não esqueça de fazer furos no fundo das garrafas, para que o excesso da água escorra após as plantas serem regadas.

 

Lembre-se: todos os retalhos de materiais, resultantes da produção dos objetos, devem ser descartados corretamente ao final do processo.

Caso um dos objetos quebre ou simplesmente não combine mais com a decoração desejada, é hora de dar um destino correto também. Grande parte do material plástico é reciclável, por isso é importante descartá-lo por meio da coleta seletiva para que, assim, eles estejam aptos a voltar para a cadeia produtiva.

Fontes e tutoriais:

DYI Festa:
Tu organizas
Craving some creativity

Sobre o Movimento Plástico Transforma

O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Desde 2016, o programa vem investindo em ações que geram agenda positiva para o uso consciente e responsável do plástico. É o caso da Estação Plástico Transforma, atividade realizada no parque temático KidZania, em São Paulo, e que apresenta para crianças entre 6 e 10 anos conceitos sustentáveis e de reciclagem de forma lúdica, destacando a responsabilidade de cada indivíduo na circularidade do plástico. Desde a inauguração, em janeiro de 2019, a Estação já recebeu mais de 18 mil visitantes. Outro exemplo é o PlastCoLab, espaço interativo, inspirado no movimento maker, que reúne inovação e tecnologia associados ao plástico. Com quatro edições realizadas em São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília, o espaço contou com mais de 36 mil visitantes.

 

Saiba mais em http://www.plasticotransforma.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário