sábado, 27 de março de 2021

Instituto Butantan protocola pedido na Anvisa para iniciar testes clínicos da Butanvac

 



    Butantan informou ter protocolado na noite desta sexta-feira (26), na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido para iniciar os testes clínicos da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid, desenvolvida pelo instituto. A Anvisa, em nota, afirmou que, a partir de agora, irá analisar "a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais".

    O anúncio da criação do imunizante foi feito pelo Butantan na manhã desta desta sexta. Ele é produzido com matéria-prima nacional, sem necessidade de importação de insumos.

    Segundo o instituto, a Butanvac faz parte de uma segunda geração de vacinas contra a Covid e leva em conta as variantes, como da P1, que é brasileira. A tecnologia usada é a mesma da vacina contra a gripe.

    A expectativa do instituto é a de que, uma vez concedida a autorização pela Anvisa, os testes possam ser realizados já em abril.

    Resumo do anúncio da Butanvac

    • Os testes podem começar em abril se a Anvisa autorizar
    • A fabricação começa em maio, e 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho, mas dependem de aval da Anvisa para serem usadas
    • A tecnologia é a mesma da vacina da gripe
    • A vacina já leva em conta a variante brasileira, a P1
    • A promessa é a de que a vacina produza uma resposta imune maior que as vacinas atuais.
    • G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário