Segundo a pesquisa “Food Trends
Report 2021”, o consumidor está mais preocupado com a saúde e passou a
questionar de onde vêm os alimentos e como eles são produzidos
A crise do novo coronavírus mudou não
apenas hábitos para quando saímos de casa, como o uso de máscaras e a
higienização com álcool em gel, mas também fez com o que o consumidor
ficasse mais atento com o que coloca no prato.
Os motivos vão desde uma preocupação
maior com a saúde até conscientização do risco de novas pandemias pela
forma como os animais são tratados pela indústria alimentícia.
Pesquisa realizada pela Galunion e o
Instituto Qualibest aponta que 75% dos consumidores gostariam de comprar
comida gostosa, fresca e que ajudasse na imunidade e na saúde.
A “Food Trends Report 2021” mostra também
que 68% dos consumidores dizem que a preocupação com a sustentabilidade
é uma tendência que permanece importante após o surgimento do novo
coronavírus.
A conscientização do impacto ambiental
que a produção de alimentos causa em nosso planeta faz com que as
pessoas queiram saber o que estão consumindo, de onde veio a comida e
como foi produzida.
Por isso, 33% dos consumidores afirmaram
que as novidades apresentadas por produtos plant-based (em português, “à
base de plantas”) são uma tendência.
Lançamento de novos alimentos à base de vegetais cresce
Há poucos anos, ainda era difícil para os
adeptos do vegetarianismo e veganismo encontrar opções livres de
crueldade animal no mercado.
Essa realidade, porém, tem mudado rapidamente recentemente. Hambúrgueres 100% vegetais já são fáceis de encontrar no mercado.
Os corredores de leite também ganharam versões da bebida feita com amêndoas, castanha de caju e vários outros vegetais.
Porém, o consumidor não quer apenas variedade de opções. Ele também preza pela experiência.
A própria “Food Trends Report 2021”
ressalta que as novas propostas do mercado de alimentos à base de
vegetais buscam uma composição que una sabor, aroma e textura
característicos da proteína animal. Isso porque, desta forma, a pessoa
não precisa abrir mão do prazer associado ao alimento.
É exatamente esta a proposta da Vida Veg, empresa que visa produzir alimentos à base de vegetais que sejam gostosos e saudáveis.
A nova aposta da marca é a ManteigaVeg,
feita a base de castanha de caju e livre de colesterol, gorduras trans e
lactose - atendendo outros crescentes grupos de consumidores: os
intolerantes à lactose e alérgicos a proteína do leite. O produto também
contém sal do himalaia e óleo de coco na composição e, segundo a
fabricante, é fonte de vitaminas B6 e B12.
A proposta é a de que o consumidor possa
acordar de manhã e, como sempre, tomar seu café da manhã com um belo pão
com manteiga - só que, desta vez, sem lactose e sem crueldade animal.
Entram no portfólio da Vida Veg também os
cremes estilo cream cheese, requeijões, iogurtes, queijos, leites
vegetais e hambúrgueres. A empresa possui mais de três mil pontos de
venda espalhados por todos os estados do país e também uma loja virtual
(loja.vidaveg.com.br).
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