Seja lá qual for o resultado do Sertões 2021 nas trilhas do
Nordeste brasileiro, a Giaffone Racing já pode se considerar uma vitoriosa na
edição deste ano do maior rali das Américas. A empresa liderada por Zequinha
Giaffone, em parceria com a CBMM, desenvolveu uma ampla força-tarefa para
reparar os três UTVs danificados depois do acidente ocorrido no último domingo
em Canguaretama, no Rio Grande do Norte. O trabalho duro ao longo dos últimos
dias já valeu a pena, e pelo menos um dos UTVs híbridos, o EXO Nb Hybrid, está
garantido na largada do Sertões. O início da prova acontece com o prólogo nesta
sexta-feira (13) na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
A força-tarefa compreende trabalhos de reorganização das
milhares de peças e componentes dos veículos localizados na estrutura da
carreta, que tombou no acidente de domingo a caminho de Tibau do Sul, e também
nos reparos dos UTVs inscritos para a disputa da prova. A luta, inicialmente,
foi para colocar em ação pelo menos um dos veículos híbridos, a grande 'menina
dos olhos' da Giaffone Racing, que trabalha há mais de um ano, em conjunto com
a CBMM, no desenvolvimento do veículo e da sua nova tecnologia. Depois, a
terceira missão da força-tarefa foi testar o veículo na pista, em simulação das
condições que serão encontradas no rali.
Depois de tanta luta e empenho, ao menos um dos UTVs híbridos
(movido a etanol e energia elétrica) já está garantido na largada da prova no
começo deste fim de semana. A conquista foi muito comemorada pela CBMM,
parceira da Giaffone Racing na empreitada.
"Ter o EXO Nb Hybrid na largada é um prêmio mais do que
justo após um trabalho longo, árduo e pioneiro feito no Brasil. Estamos também
emocionados com a corrente de solidariedade espontânea gerada em toda a
comunidade do automobilismo em função desse drama", disse Giuliano
Fernandes, gerente de Comunicação e Marketing da empresa.
"É quase inacreditável termos visto os testes com os
pilotos nas ruas de Natal no fim da tarde de hoje. Nosso reconhecimento a todos
os envolvidos", destacou o executivo.
O projeto do UTV híbrido desenvolvido pela Giaffone Racing
e a CBMM é dotado de tecnologia 100% nacional e faz parte de um ambicioso
projeto sustentável do Sertões de contar, a partir de 2025, apenas com veículos
com energia renovável como híbridos, elétricos, movidos a etanol ou combustível
sintético.
Aprovado nos testes nesta terça-feira, o UTV EXO Hybrid
Nb2 está garantido na largada do Sertões 2021 (Foto: Divulgação/CBMM)
Consultado pelo GRANDE PRÊMIO sobre
os desafios para colocar os veículos em condições de disputar o Sertões desde a
largada, Fernandes citou, entre eles, "inicialmente, recuperar o emocional
de todos os envolvidos, pois esse projeto é carregado de profundo significado e
de vitórias até aqui. Depois, torcer pelo conserto dos veículos pois, por ser
uma tecnologia pioneira, não é fácil encontrar alternativas para alguns
componentes num tempo curto".
Com um dos UTVs híbridos já garantidos, a batalha agora é para
assegurar ao menos mais um veículo da linha EXO Nb na prova. "O foco e
prioridade era recuperar ao menos a versão EXO Nb Hybrid, que é a grande
bandeira experimental no roadmap de evolução tecnológica do Sertões neste ano.
Após o resultado da batalha de hoje, estamos muito otimistas e empenhados
quanto à participação de dois carros no prólogo".
A CBMM destacou o apoio da comunidade do esporte a motor
não apenas no Brasil, como também no exterior. A empresa atua como uma das
parceiras de tecnologia da Extreme E ao introduzir a tecnologia do nióbio em
estruturas do carro da mais nova categoria do esporte a motor mundial como
chassi, suspensão e carroceria.
"Impressionado pelo apoio quase inacreditável da
comunidade do automobilismo no Brasil, imprensa especializada e fãs. A comoção
e mobilização romperam barreiras dos grandes nomes brasileiros e chegou até
mesmo à Inglaterra, com manifestações e mensagens de apoio por parte dos nossos
parceiros da Extreme E. Também ficamos impressionados com o tamanho do respeito
e apoio que a família Giaffone Racing tem", concluiu Giuliano.
Na lista prévia de inscritos divulgada pela organização do
Sertões, Thiago Giaffone vai pilotar o UTV movido a etanol, de numeral #228, ao
lado do navegador Rafael Leandro Pereira Dias. O experiente Rafael Cassol será
o piloto do UTV híbrido #261 ao lado da também experiente navegadora Minae
Miyauti, enquanto o segundo UTV híbrido, de numeral #289, será tripulado pelo
piloto Frederico Macedo e pelo navegador Nickolas Pombo de Macedo. Os três
veículos integram a categoria UTV Experimental.
A luta agora é para garantir ao menos mais um UTV da
Giaffone Racing no Sertões 2021 (Foto: CBMM/Divulgação)
A 29ª edição do maior rali das Américas já é conhecida por
ser o Sertões 100% sertão, uma vez que o roteiro da prova será todo no
Nordeste, com largada pela primeira vez no Rio Grande do Norte e passagens
também por Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, com chegada na
Praia dos Carneiros, em Tamandaré.
A prova deste ano traz um recorde histórico de inscritos
com 192 veículos, sendo 3 quadriciclos, 34 carros, 65 motos e 90 UTVs, a classe
que mais cresce nos ralis em todo o mundo. O Sertões 2021 tem início em 13 de
agosto com o prólogo e será desenrolado ao longo de nove etapas, com 3.616 km
de percurso total e 2.202 km de trecho cronometrado, as especiais do rali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário