quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Galo de Ouro: Atlético Mineiro vence Atlhético Paranaense e conquista a tríplice coroa

 É campeão!

Atlético conquista a Tríplice Coroa

 



Equipe do Galo, campeã da Copa do Brasil 2021

 

 Por João Batista de Freitas

O Atlético conseguiu a Tríplice Coroa, ou seja, o terceiro título em 2021, vencendo o Campeonato Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Após o título do Campeonato Mineiro no início do ano, em cima do América, a equipe mineira fez um excepcional campeonato Brasileiro e foi campeão por antecipação, somando 85 pontos ganhos, 13 pontos à frente do Flamengo, vice-campeão do torneio. Foram 26 vitórias, 6 empates e apenas 6 derrotas em todo o campeonato, um aproveitamento de 74% do time mineiro.

Pela Copa do Brasil, após eliminar o Remo na terceira fase, o Bahia nas oitavas de final, o Fluminense nas quartas de final e o Fortaleza nas semifinais, a equipe do Galo disputou o título enfrentando a equipe do Athletico Paranaense, que vinha de eliminar a forte equipe do Flamengo.

O primeiro jogo contra o Athletico Paranaense foi no Mineirão, domingo passado, e o Galo venceu  por 4 tentos a 0, com gol inicial de Hulk, cobrando pênalti aos 23 minutos, e Keno, aos 34 minutos do primeiro tempo, em um belo chute de fora da área.

No segundo tempo, Vargas, que havia entrado no lugar de Diego Costa, que saiu contundido e não disputou o segundo jogo da Copa do Brasil, aumentou para 3 tentos a 0 logo aos 11 minutos. Aos 23 minutos, novamente Vargas, fazendo uma ótima partida, marcou novamente e decretou a goleada que assegurou uma ótima vantagem do Galo para o jogo decisivo da Copa do Brasil. A equipe do Atlético atuou com Éverson, Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Arana; Allan (Tchê Tchê), Jair (Calebe) e Zaracho; Hulk, Diego Costa (Vargas) e Keno (Nacho).

Na quarta-feira o Galo foi até Curitiba para a grande final e venceu por 2 tentos a 1, sagrando-se campeão pelo resultado agregado de 6 tentos a 1.

Com as duas vitórias, o Atlético garantiu o terceiro título do ano e mais uma premiação de R$53 milhões só na Copa do Brasil. No total do ano, foram R$145 milhões de prêmios.

Nesse segundo jogo, precisando descontar, o Athletico Paranaense começou mais agressivo e com alguns jogadores tentando intimidar a equipe do Galo, principalmente Renato Kayzer e Pedro Henrique, fazendo falta a todo instante, sob os olhares complacentes do árbitro. Aos 19 minutos o Athletico chegou a marcar, mas o VAR invalidou porque a bola bateu na mão de Pedro Rocha. Aos 24 minutos, em boa jogada de contra-ataque pela direita, Zaracho cruzou e Keno inaugurou o placar. A partir daí o jogo foi equilibrado até o final do primeiro tempo.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o time paranaense mais agressivo, buscando o empate. Aos 11 minutos até conseguiu marcar, mas novamente o árbitro invalidou, porque o atacante Mingotti estava impedido. Aos 30 minutos, em nova jogada de contra-ataque, Hulk fez o segundo, dando uma cavadinha por cima do goleiro Santos. Com o gol, Hulk se tornou também o artilheiro da Copa do Brasil. Aos 41 minutos Jáderson, de cabeça, descontou para o Furacão.

O Galo foi campeão com Éverson, Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Tchê Tchê) e Zaracho (Savarino); Hulk (Sasha), Vargas (Nacho) e Keno (Calebe).

Pela última rodada do Brasileirão, já como campeão, o Atlético foi até Porto Alegre na quinta-feira da semana passada com uma equipe alternativa para enfrentar o desesperado Grêmio e perdeu por 4 tentos a 3.

Depois de começar perdendo por 3 a 0, com dois minutos e diminuiu para o Galo; aos 35 minutos Vargas fez o segundo do Galo, tudo no primeiro tempo. O segundo tempo continuou pegado, e aos 14 minutos Douglas Costa ampliou para a equipe gremista. Já nos acréscimos, Hyoran fez o terceiro e último do Galo.

O Galo encerrou a sua participação neste torneio jogando com Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê (Neto), Dylan Borrero (Hyoran) e Calebe (Alan Franco); Vargas, Savarino (Sávio) e Eduardo Sasha (Felipe).

Por sua vez, o América terminou na quinta-feira passada sua participação no Campeonato Brasileiro de 2021 jogando com o São Paulo na Arena Independência e venceu por 2 tentos a 0.

Com o América disputando uma vaga na Libertadores, o jogo começou com as equipes bastante ofensivas, buscando o gol e obrigando os goleiros a boas defesas, mas sem conseguir marcar no primeiro tempo. No início do segundo tempo, logo aos 13 minutos, Ademir inaugurou o placar. Aos 17 minutos, novamente Ademir, o melhor do jogo, em sua despedida do América, fez o segundo gol. Ano que vem ele defende o Atlético.

Nesta última partida, o Coelho atuou com Patric, Bauermann, Ricardo Silva e João Paulo (Alan Ruschel); Zé Ricardo (Juninho Valoura), Juninho e Alê; Ademir, Felipe Azevedo (Fabrício Daniel) e Zárate (Marcelo Toscano).

Com o resultado, o América termina sua excelente campanha no Brasileirão 2021 na 8ª colocação, com 53 pontos ganhos. O resultado lhe dá o direito de disputar a chamada pré-Libertadores. Agora, é curtir as férias e se preparar para o Campeonato Mineiro que começa no dia 26 de janeiro de 2022, data em que o Coelho jogará em Poços de Caldas contra a equipe da Caldense.

Após o término do Brasileirão, foram classificados para a fase de grupos da Libertadores 2022 as equipes do Atlético, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Fortaleza, RB Bragantino e Athletico Paranaense (campeão da Sul-americana). Para a pré-libertadores, ficaram o Fluminense e a equipe do América.

Foram rebaixados os times da Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio.

Como já informamos neste espaço, subiram para a série A do Campeonato Brasileiro de 2022 as equipes do Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário