Brasil
possui cerca de 5 milhões de empresas, e apenas 500 possuem subsidiárias ou franquias no exterior
Incentivos e
subsídios do governo chegam a arcar com 70% dos custos para os brasileiros
Atualmente o Brasil
possui cerca de cinco milhões de empresas (IBGE). Destas, apenas 25
mil exportam produtos (representando 0,5% do total), e apenas 500
possuem subsidiárias ou franquias no exterior (representando 0,01%),
segundo o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas
Brasileiras (2019). Ainda que a quantidade de empresas brasileiras
que apostam na internacionalização seja pequena em relação ao número
total de organizações nacionais com operações somente no
país, há uma tendência de crescimento para investimentos no mercado
internacional.
Cristinna Araújo, CEO
da My Euro Business, empresa que atua como aceleradora do
crescimento internacional na Europa para empreendedores brasileiros,
aponta que o movimento levou a possibilidade para que empresas busquem
cada vez mais por novas economias e mercado com foco no crescimento e
estabilidade.
Uma empresa pode
internacionalizar seus produtos ou serviços fazendo a exportação ou
através de uma operação "in loco", com abertura de filiais em outros
países. "Vale destacar que empresas transnacionais alcançam
maiores vantagens, visto que essas continuam tendo suas matrizes em seus
países de origem e abrem filiais em outros. Por isso, se
beneficiam pela presença local de incentivos fiscais, acordos entre
países e subsídios, entre outros pontos de vantagens", afirma
Cristinna. Ela ressalta ainda que nos últimos anos, as empresas
brasileiras não consideraram muito a Europa na hora de
internacionalizar,
dando preferência aos Estados Unidos.
Empresários
brasileiros destacam a importância do subsídio do governo europeu
Thiago Cavalcante,
Cofundador da Inflr, empresa focada na criação de soluções de
marketing digital usando a tecnologia mais recente para influenciadores,
viu na expansão internacional para Portugal uma oportunidade de
crescimento, estabilidade e credibilidade para seu negócio. A empresa
iniciou o processo de internacionalização para o mercado português
com a ajuda da My Euro Business.
"O Brasil é muito
avançado, nós somos o terceiro maior do mundo em algumas redes
sociais, e nós temos em média 137 milhões de usuários com celular. Então
somos o que há de mais novo em rede social, e os outros
países acabam tendo uma cópia do que a gente faz. O mercado português é
muito grande, com muita receita concentrada, então para
qualquer negócio, independentemente de ser digital ou não, vale a pena
expandir. A My Euro Business foi muito interessante para a gente no
contexto e no formato de nos auxiliar com subsídios de Portugal. Além de
já termos o desejo de expandir, ter o subsídio do governo da
Europa, que consegue arcar com até 70% dos nossos custos foi um dos
principais motivadores.", afirma Thiago.
Outra empresa que deu
seus primeiros passos para expansão internacional, com foco em
Portugal, foi a MyZapCard, plataforma de cartão de visitas digital
inteligente e integrado com networking digital e otimizado. "A
internacionalização sempre esteve em nosso roadmap, e como nós temos uma
veia muito forte voltada para o ESG, nós sempre tivemos a
ambição de impactar positivamente não só o Brasil, mas também o mundo.
Escolhemos Portugal não apenas pela ausência de barreiras
linguísticas, mas também devido aos programas e incentivos do governo
português, apresentado a nós pela My Euro Business. Isso
influenciou muito a nossa decisão, além do fato do país ter a ambição de
se tornar um polo de tecnologia", destaca Raffael Mesquita,
CEO da MyZapCard.
Fome de importação
Para fomentar os
novos negócios e o desenvolvimento da economia do País, Portugal abriu
neste segundo semestre de 2021 o programa "Portugal 2030" com
investimento de subsídios para internacionalização de empresas no
mercado
português. "No programa existem várias linhas de incentivos tanto para
iniciar um projeto, como para fazer a ampliação global da
empresa, ou seja, internacionalizá-la através de Portugal", explica
Cristinna. Nesse contexto, empresários do Brasil buscam orientações
para internacionalizar empresas no mercado europeu.
A UE tem uma
população de mais de 500 milhões - ou seja, 500 milhões de clientes
potenciais com alta renda per capita. E os consumidores europeus têm uma
mentalidade internacional, buscando os melhores produtos do mundo.
Mesmo durante o pior da recessão da zona do euro, as importações estavam
aumentando.
SOBRE A MY EURO BUSINESS
Exportadores de negócios, especialistas
em Internacionalização de empresas para Europa.
A My Euro Business nasceu com a missão de auxiliar empresas brasileiras a se estabelecerem no mercado europeu, e captarem subsídios do Governo Português. Promove a convergência de profissionais Brasileiros e Portugueses com notória experiência em Internacionalização de empresas, vasto conhecimento sobre o ecossistema de empreendedorismo em Portugal e na Europa, e juristas da Legislação Portuguesa e Internacional. https://www.myeurobusiness.com.br
A My Euro Business nasceu com a missão de auxiliar empresas brasileiras a se estabelecerem no mercado europeu, e captarem subsídios do Governo Português. Promove a convergência de profissionais Brasileiros e Portugueses com notória experiência em Internacionalização de empresas, vasto conhecimento sobre o ecossistema de empreendedorismo em Portugal e na Europa, e juristas da Legislação Portuguesa e Internacional. https://www.myeurobusiness.com.br
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