segunda-feira, 1 de março de 2021

Conheça este superalimento que está transformando vidas

 

O que é, para que serve e como usar

Há muitas décadas o alho negro é consumido na Coréia, Tailândia, China e Japão por ser um alimento riquíssimo em antioxidantes, proporcionando uma longa lista de benefícios para saúde. 



Já se sabe que o alho comum é amplamente utilizado pelos benefícios que proporciona à saúde. Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.

A alicina é o mais importante princípio ativo no alho. Porém, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado. A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina.

 

Além disso, o alho negro possui uma quantidade muito mais abundante de outros compostos antioxidantes, como polifenóis, flavonóides, derivados tetrahidro-β-carbolinae compostos organossulfurados em comparação ao alho comum.

 

Para saber mais detalhes de pesquisas a respeito do alho negro e seus benefícios, tempos disponível o livreto O Alho Negro na prevenção do cancêr. Efeito antioxidante poderoso que repele as doenças associadas ao estilo de vida escrito pelo Dr. Mutsuo Yamaguchi, baixe no link a seguir:

https://alhonegrodositio.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Livro_Beneficios.pdf

Benefícios do Alho Negro

Os principais benefícios do alho negro são:

 

1. Poderoso Antioxidante

 

Como dito anteriormente, o alho negro contém uma quantidade abundante de compostos antioxidantes como polifenóis, flavonóides, alcalóides e compostos organossulfurados, como a S-alil cisteína. Estes compostos contribuem para a diminuição do stress oxidativo, o combate dos radicais livres, a prevenção do envelhecimento das células e a limpeza do organismo, prevenindo assim diversas doenças como a diabetes, o câncer, o Parkinson, o Alzheimer, e mais.

 

2. Efeito emagrecedor

 

Em 2015, estudos mostraram que a dieta suplementada com extrato de alho negro não só poderia reduzir o peso, mas também diminuir a gordura renal e epididimal, e atenuar a dislipidemia induzida pela dieta rica em gordura. Também foi observada uma diminuição no nível plasmático de lipídios totais, colesterol  total e triglicerídeos, aumento do colesterol bom (HDL) e redução da glicose e da insulina nos níveis plasmáticos de uma dieta rica em gorduras. A combinação de alho negro e exercício mostrou um efeito maior na diminuição da gordura visceral, gordura epididimal e peso do fígado em comparação ao grupo isolado com exercícios em estudo com ratos.

 

3. Melhora a imunidade

 

Rico em SAC, selênio e vitamina C, ajuda a prevenir gripes e a fortalecer o sistema imunológico. Age como antibiótico, antiséptico, hipotensor, expectorante, diurético e digestivo.

 

Em um estudo foi observado um aumento na atividade de citocinas, Th1 IFN-, TNF- e NO e células NK, cruciais na eliminação células nocivas, como células tumorais, células infectadas por vírus, entre outros.

 

4. Antidiabético

 

Estudos recentes sobre o consumo de alho negro envelhecido por animais (5% p/v) mostraram uma melhoria da resistência à insulina. Pesquisadores estudando o efeito antioxidante do alho negro envelhecido em modelo animal de diabetes tipo 2, observaram que o alho negro envelhecido teve um maior efeito antioxidante, o que sugere que seu consumo também poderia ser útil para prevenir complicações resultantes da Diabetes.

 

5. Anticancerígeno

 

Com o crescente número de evidências relatadas para o efeito anticâncerígeno do alho negro nas últimas décadas, alguns pesquisadores sugeriram que o alho negro poderia ser usado para prevenir e tratar o câncer gástrico, de cólon, pulmão e leucemia.

 

O mecanismo dos efeitos anticancerígenos do alho negro em diferentes tipos de cânceres é variado, incluindo a indução de apoptose, interrupção do ciclo celular e inibição do crescimento e invasão do tumor. 

 

6. Melhora a circulação 

 

Em um estudo humano de 12 semanas (placebo) envolvendo 60 pessoas, 30 pessoas receberam 6g de alho negro 2 vezes ao dia antes das refeições. Foi detectado um aumento nos níveis de colesterol bom (HDL) em comparação com o grupo placebo no final do estudo.

 

Os altos níveis de compostos organossulfurados do alho negro também relaxaram os vasos sanguíneos, o que leva a uma pressão arterial mais baixa. Em estudo de 12 semanas com 79 pacientes com pressão alta, onde houve a ingestão de 2 ou 4 comprimidos de alho negro por dia, a pressão sanguínea diminuiu para na média 11,8 mm Hg.

 

Além disso, estudos identificaram efeito vasodilatador das artérias coronárias e prevenção da diminuição da contratilidade cardíaca antes e depois de um processo de isquemia (infarto).

 

7. Bom para pele

 

Indicado para aqueles que possuem problemas de pele (desde dermatite até acne, psoríase ou rosácea) ou mesmo para a prevenção de rugas e certas condições relacionadas com as articulações.

 

8. Antifadiga

 

O alho negro tem a capacidade de remover o excesso de amônia no corpo, que é dito ser uma causa de fadiga, ele também é muito eficaz para melhorar o desempenho nas atividades físicas.

 

Os componentes do alho absorvidos pelo corpo entram em nossas células, agem no retículo endoplasmático para torná-lo mais ativo e estimula a sintetizar o maior número de proteínas possíveis.

 

No Japão, ele é muito consumido como remédio para recuperação da fadiga.

 

9. Efeito neuroprotetor

 

Um crescente corpo de literatura indica que o alho negro tem efeitos benéficos na memória e no sistema nervoso, melhora do comprometimento cognitivo e prevenção de neuroinflamação e neurotoxicidade.

 

10. Anti-envelhecimento

 

O alho negro possui uma variedade de mecanismos antioxidantes que podem inibir os danos envolvidos no envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças.

 

11. Efeito hepatoprotetor

 

O alho negro pode melhorar o estresse oxidativo e a inflamação, além de diminuir o acúmulo de gordura e o dano hepático causado pelo consumo de álcool.

 

Para obter os seus benefícios, estudos afirmam que deve-se consumir pelo menos 2 dentes do alho negro por dia. 

O alho negro é obtido a partir do alho comum que é fermentado sob condições de temperatura e umidade controladas, e é nesse processo que naturalmente ocorrem as mudanças na cor, o beneficiamento dos princípios ativos do alho e suavização do seu sabor e textura.

Diferente do alho comum, o alho negro possui um sabor surpreendentemente adocicado. Rico em umami, é intenso mas agradável ao paladar. Pode e deve ser apreciado puro, pois ele não apresenta aquela ardência do alho in natura, mas se assemelha muito a uma ameixa seca, tanto pela maciez quanto pelo dulçor.

Mas se quiser aventurar-se na cozinha e sabores, o alho negro também é um ingrediente muito versátil, que cada vez mais vem conquistando espaço no mundo da gastronomia, sendo utilizado em pães, molhos, hambúrgueres, para finalizar pizzas e grelhados, em risotos e nas preparações mais diversas.

A Alho Negro do Sítio é uma empresa especializada na produção de alho negro e produtos com a iguaria. A dedicação, desde a escolha das sementes, preparo do solo, plantio, colheita até, enfim, a produção do alho negro é o que torna o alho negro da Alho Negro do Sítio tão especial.

Para dar aquele toque especial em suas receitas e dar asas a sua imaginação, no catálogo da empresa é possível encontrar uma grande variedades de produtos com o alho negro, como a geleias, pesto, chimichurri, sal, pimenta, mostarda, ghee, azeite e até barrinhas de alho negro! Não deixe de experimentar! Junte saúde e prazer no seu dia-a-dia!

Compre online pelo site: https://alhonegrodositio.com.br/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário