Golpistas costumam aproveitar o período para realizar práticas criminosas pela internet
(Minas Gerais, 15 de março de 2021) - No
próximo dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do
Consumidor. Com intuito de conscientizar a população sobre seus
direitos, a data se tornou uma oportunidade para as marcas realizarem
ofertas durante o mês, porém, o consumidor deve ficar atento às falsas
promoções. De acordo com o último mapeamento, realizado pela
BigData Corp a pedido da Serasa Experian, aponta que mais de 40% dos
sites do País não estão seguros. A estatística representa um total
de 7,2 milhões de endereços.
Jéssica Godinho, professora e coordenadora do curso de Direito da
Pitágoras Barreiro, as campanhas fraudulentas na internet, acontecem
quando as pessoas acabam não verificando a integridade da URL do site.
"Os golpistas buscam manipular os usuários para que passem
informações confidenciais. Muitas pessoas clicam em links desconfiáveis
achando que estão fazendo o procedimento correto, mas na verdade
estão passando seus dados para terceiros sem saberem", comenta a
professora.
Ainda de acordo com o Jéssica, períodos promocionais como a Semana do
Consumidor e Black Friday é uma ótima oportunidade para os
criminosos ampliarem esse tipo de captação de diversas formas, além do
crescimento do e-commerce no Brasil, que acaba impulsionando este
tipo de ação. De acordo com o relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, a expectativa é que de 20% a 30% das operações que
migraram das lojas físicas para o meio digital durante o isolamento social vão ser permanentes quando o surto terminar.
"É preciso ter muita atenção e cuidado na hora do fornecimento de dados
pessoais nas compras on-line, pois só em 2020, foram mais de 244
milhões de compras que foram checadas, com a possibilidade ações
criminosas. É preocupante, pois mostra a vulnerabilidade, que
possibilitam a criação de perfis falsos, realizar compras em nome da
vítima e até mesmo solicitar empréstimos bancários", enfatiza.
31 anos do Código de Defesa do Consumidor
O CDC entrou em vigência no dia 15 de março de 1990,
para garantir proteção do Estado ao
consumidor, que a partir desse momento, passou a ser tratado como um
direito fundamental, previsto no art. 5º, inciso XXXII. Essa data foi
escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962,
pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, que salientou que todo
consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à
escolha e de ser ouvido.
Assim, em 1990 foi criada a Lei nº 8.078, ou
Código de Defesa do Consumidor (CDC), como um grande marco histórico,
instituindo princípios, garantias e direitos aos consumidores,
regulamentando práticas comerciais. "Ó código protege o consumidor em
caso de abusos e garante direitos essenciais. Na prática, a pessoa que
se sentiu lesada pode fazer uma denúncia com base em uma possível
infração ao código feito pela empresa. Desta forma, o cidadão tem todo
um amparo, caso tenha os seus direitos desrespeitados", aponta
Jéssica.
Como denunciar?
Caso o consumidor seja alvo de ações fraudulentas, as denúncias podem
ser realizadas por meio do site http://www.consumidor.gov.br/.
Vigente desde 2014, a plataforma de fácil acesso é uma oportunidade de o
indivíduo pesquisar sobre a empresa e reportar as ações
criminosas. Basta preencher um formulário disponível no site e
encaminhar ao órgão.
Outra possibilidade é acionar o Procon da sua cidade e relatar o
transtorno ocorrido durante sua compra on-line. Para isso, procure o
site
da entidade de seu estado e reúna o máximo de informações possíveis,
como prints, troca de mensagens e e-mails que
comprovem o ocorrido.
Sobre a Kroton
A
Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da
educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e
gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna
Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as
principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de
qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em
todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126
unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras,
Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no
ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de
polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no
ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial.
Com
a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes
virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor
experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional
para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais
informações acesse: www.kroton.com.br.
Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de
um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e
conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de
graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou
a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta
serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola
na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os
acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência
da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras
oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação
em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de
projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a
tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras,
fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais
informações acesse: http://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.

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