terça-feira, 16 de março de 2021

Franquias continuam sendo o melhor investimento diante da pandemia

 

 Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor conseguiu atingir 22,8% a mais no quarto trimestre, se comparado ao período anterior.




Mesmo diante de um PIB em queda -4,1% em relação a 2019, e com um retrocesso de quase 25 anos com a crise trazida pelo COVID-19 em 2020. O setor de Franchising mostrou resiliência, conseguindo segurar boa parte das perdas recuperando no quarto trimestre 22,8%, se comparado com o terceiro trimestre de 2020. Mesmo assim, registrou no consolidado do ano, uma queda de 10,5% no faturamento se comparado a 2019, voltando ao patamar de 2017.

Durante a Live da Associação Brasileira de Franchising, com os dados apresentados acima, o Presidente do Grupo Cherto, Marcelo Cherto observou que mesmo diante destes números, houveram setores que conseguiram manter-se equilibrados e até expandirem. Segundo Cherto, muitas pessoas perderam os empregos ou fecharam empresas que já estavam obsoletas no mercado e, com isso, optaram pelo modelo de franquias.

Assim como Marcelo, especialistas do setor apontam que as franquias são mais seguras que um empreendimento que você tenha que começar do zero. Para Rogério Silva, CEO do CEBRAC, rede com 26 anos de atuação e mais de 90 escolas espalhadas pelo país, "As franquias são um investimento já testado e que dá ao novo investidor uma assistência que em outra ocasião não teria. Nós do CEBRAC, já enfrentamos diversas crises econômicas e, mesmo assim fortalecemos nossas unidades, nos readequamos quando necessário e trabalhamos em conjunto com toda a rede para que pudéssemos juntos enfrentar as mais adversas situações!", explica o CEO.

Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, concorda com Rogério Silva e acrescenta que " É importante que o empreendedor estude, entre em contato com a franqueadora, veja o suporte e todos os benefícios que tem em ser um franqueado. Assim, com certeza, o investimento será bem aplicado em uma rede que tenha o perfil do candidato. Todas as franqueadoras prezam por um franqueado que tenha aderência com a rede, assim garantem o prazer de fazer da franquia um negócio seu". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário