terça-feira, 9 de março de 2021

Navios e aviões de guerra submersos atraem mergulhadores pelo mundo

 


Tradicionalmente, turistas realizam sessões de mergulho no oceano para admirar de perto belezas da natureza como corais, peixes coloridos e tartarugas enormes. No fundo do mar, contudo, há outro tipo de cenário que também atrai viajantes ávidos por aventuras dentro da água: são destroços militares submersos que existem em destinos como Havaí, Indonésia e Egito.Nestas incursões marítimas, os participantes ficam frente a frente com aviões e navios militares afundados durante a Segunda Guerra Mundial ou que, curiosamente, foram engolidos pela água oceânica em épocas de paz. 

Tem vontade de viver uma aventura assim? A seguir, conheça escombros militares que podem ser visitados em tours submarinos ao redor do mundo.



Localizado a aproximadamente 30 metros de profundidade no mar Vermelho, na região da Península do Sinai, esta antiga embarcação britânica foi bombardeada e afundada pela força aérea nazista em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto transportava uma enorme carga de equipamentos militares. Mergulhadores chegam perto dos escombros e, lá, ainda conseguem ver com nitidez alguns destes itens bélicos, como motocicletas que seriam usadas no teatro da guerra.



Este navio americano foi atingido por torpedos de um submarino japonês em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Após o ataque, sua estrutura ficou encalhada e aparecendo sobre a superfície do mar de Bali, hoje um dos destinos turísticos mais famosos da Indonésia. Em 1963, ocorreu uma erupção vulcânica na região, que gerou tremores que fizeram a antiga embarcação tombar e submergir na água oceânica. Espalhados por profundidades que variam aproximadamente entre 5 e 30 metros, seus destroços estão bem perto da orla.



No Havaí, perto da ilha de Oahu, é possível visitar os destroços deste avião em sessões de mergulho. Trata-se de um caça que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial, mas que encontrou seu fim após o término do conflito, caindo na água após falhar durante um voo realizado em 1948. Apesar de destruída, a estrutura do avião ainda remete à sua forma original.FONTE UOL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário