Esta proposta resultou na gravação de um filme de 29 minutos, que homenageie a educação formal, a cultura e a literatura araxaense, divulga à comunidade local a funcionalidade de sua biblioteca pública e mostra crianças em época de pandemia desenvolvendo os conhecimentos de literatura e também homenageou poetas da cidade de Araxá.
Foi feito um filme médio metragem de um Sarau literário, com recitação de poesias de autores araxaenses, organizado por agentes culturais da cidade de Araxá, as crianças recitaram e encantaram obras da literatura araxaense.
Os trabalhos feitos estimularam a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura, cultura e despertando o interesse pela escrita, por meio de situações em que a criança ou o adolescente pode expressar suas emoções, com as palavras, permitindo fluir sua imaginação. Durante o Sarau o musicista instrumental de Araxá, Tiago Martins apresentou sua arte, fazendo o ambiente cultural contribuir para o desenvolvimento da equipe, das crianças e a beleza do ambiente.
Uma pesquisa com apoio e curadoria deste projeto escolheram 12 crianças, as quais tiveram acesso alguns livros de grandes nomes da poesia araxaense. Os alunos estudaram, leram, recitaram e comentaram o conteúdo, daí imagens foram captadas editas, que gerou o filme que veicula gratuitamente nas redes sociais.
Dai de forma lúdica, com uma pitada de brincadeira e leitura de algumas poesias produziu - se um material em vídeo importante para a cultura e educação.
As crianças estavam com o uniforme de suas escolas, assim tiveram uma pequena lembrança e uma grande união com a sua escola física, a qual neste momento de pandemia as crianças estão afastadas.
A origem e local da filmagem deste filme foi a Biblioteca Municipal Viriato Correia, onde a declamação de poesias se tornou algo de grande sentido para as crianças que participaram e para as crianças que estão assistindo o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário