Cerca de metade das mulheres sofre na fase que antecede a menstruação
São Paulo, 10 de junho de 2021 – Os benefícios para a saúde musculoesquelética do Pilates são bem conhecidos. A novidade é que um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine, apontou que o método reduz, de forma significativa, os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM), mais conhecida pela sigla TPM (tensão pré-menstrual).
A pesquisa é pioneira na investigação dos efeitos do Pilates no combate às manifestações da SPM. Estudos anteriores já haviam identificado os efeitos positivos de diferentes práticas esportivas para aliviar os sintomas da SPM.
A maioria dessas pesquisas mostrou que as mulheres fisicamente ativas apresentavam menos manifestações da SPM do que as sedentárias.
Incapacitante
A prevalência da SPM é alta. Estima-se que quase metade das mulheres apresenta sintomas na fase que antecede a menstruação. Em geral, as manifestações começam 15 dias antes do período menstrual.
Muitas vezes, são sintomas que interferem no dia a dia da mulher e pioram a qualidade de vida. Nas formas mais graves, a SPM pode se tornar incapacitante. Os sintomas mais comuns da SPM são:
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Agitação
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Cansaço
- Retenção hídrica
- Ganho de peso transitório
- Mamas doloridas
- Dores nas costas
- Dor de cabeça
Pilates: mil e um benefícios
O Pilates foi criado por Joseph Pilates, em 1914. O objetivo era ajudar na recuperação de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. O método ganhou o mundo e hoje é reconhecido por seus inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais.
Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, os efeitos positivos do método são globais, com melhoras na saúde física, mental e emocional.
“Quando pensamos nos principais sintomas da SPM, faz muito sentido que o Pilates possa contribuir para amenizá-los. Ao longo dos anos, muitos estudos apontaram que o método ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. Além disso, também melhora o sono e a concentração”.
“A mulher na SPM pode se sentir bastante tensa e/ou irritada. E uma das técnicas que mais ajudam nesses momentos de nervosismo é a respiração profunda, necessária para a realização dos movimentos no Pilates. Além de controlar a respiração, há necessidade de aprender a se concentrar para conseguir fazer os exercícios”, ressalta Walkíria.
"Voltar a atenção exclusivamente para si e para os movimentos que precisam ser realizados, ajuda a esvaziar a mente e a atingir um estado de equilíbrio e de bem-estar, pontos essenciais para amenizar os sintomas da SPM”, comenta Walkíria.
Em segurança
Por fim, em tempos de pandemia, o Pilates Studio é uma forma segura de praticar uma atividade física, já que pode ser feito de forma individual ou em dupla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário