Com o
patrocínio master da CBMM e outros parceiros, terminou no último dia 30 de
janeiro a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes – MG. O evento considerado um dos
maiores do Brasil, aconteceu entre os
dias 22 e 30 de janeiro de 2021, de forma online este ano em função da pandemia
do Covid-19. A edição 2021 apresentou ao público a diversidade da produção
cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de
destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais
realizados no Brasil. A Mostra Tiradentes é um evento audiovisual de
vanguarda que reúne as manifestações da arte numa programação cultural
abrangente oferecida gratuitamente ao público. Esta edição contou
com a exibição de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais,
promoveu o 24º Seminário do Cinema Brasileiro que
incluiu debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e
a série Encontro com os Filmes que reúniu críticos de cinema, acadêmicos,
pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. Foram
promovidas em média 10 oficinas que certificaram mais de 200 alunos e ainda teve
a Mostrinha
de Cinema para o público infanto-juvenil, exposições e atrações artísticas. 2021
se conclui como uma edição de filmes delicados sobre pessoas queridas que não
vemos mais. O vencedor da edição, o documentário baiano Açucena, se encaixa neste perfil – vide o carinho da maioria da
imprensa em relação a esta personagem invisível. Voluntariamente ou não, foi
consagrada uma obra que dialoga com as angústias de sujeitos solitários,
transbordando de afeto represado.
Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19 às 21
horas, o projeto #CineCBMM colocou a 24aMostra de Cinema
de Tiradentes no coração da capital mineira, com a realização de projeções, que
puderam ser assistidas das janelas, respeitando o isolamento social. A
iniciativa visou valorizar e disseminar a riqueza brasileira da nossa cultura,
história, personagens e produção cinematográfica.
A projeção na fachada de um prédio promoveu a exibição de vídeos que
apresentaram o charme da Mostra, mini documentários que apresentaram o processo
de criação de artesões e artistas de Tiradentes e trechos de filmes.
Interativa e conectada com o público cinéfilo, a projeção deu vida
àqueles comentários que os visitantes costumam ouvir nos intervalos das
atividades ou na fila do pipoqueiro. Além disso, interações recebidas no perfil
da CBMM no Instagram @cbmm_oficial também foram compartilhadas na projeção.
Para Raquel Hallak, diretora geral da Universo
Produção e coordenadora da 24a Mostra de
Cinema de Tiradentes o #cineCBMM foi uma iniciativa que amplia
as janelas e conexões do evento e da CBMM com a cidade de Tiradentes, com a
capital mineira e com Minas Gerais ao oferecer uma programação inédita e de
vanguarda que valorizou artistas e realizadores, que ofereceu entretenimento
num momento que a cultura tem sido a grande companheira das pessoas em tempos
de pandemia e isolamento social”.
“É um orgulho para a CBMM se consolidar como a principal parceria da
Mostra neste momento histórico”, diz Giuliano Fernandes, Head de Marketing e
comunicação na companhia, líder global na produção e comercialização de Nióbio,
com sede em Araxá (MG). Neste período desafiador para a produção cultural
brasileira, a transformação no formato online coloca luz na vantagem da
democratização do que há de mais recente na cinematografia brasileira
contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário