quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

CBMM presente na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

 


Com o patrocínio master da CBMM e outros parceiros, terminou no último dia 30 de janeiro a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes – MG. O evento considerado um dos maiores do Brasil,  aconteceu entre os dias 22 e 30 de janeiro de 2021, de forma online este ano em função da pandemia do Covid-19.   A edição 2021 apresentou  ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. A Mostra Tiradentes é um evento audiovisual de vanguarda que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. Esta edição contou com a exibição de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, promoveu o 24º Seminário do Cinema Brasileiro que incluiu debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com os Filmes que reúniu  críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. Foram promovidas em média 10 oficinas que certificaram mais de 200 alunos e ainda teveMostrinha de Cinema para o público infanto-juvenil, exposições atrações artísticas.  2021 se conclui como uma edição de filmes delicados sobre pessoas queridas que não vemos mais. O vencedor da edição, o documentário baiano Açucena, se encaixa neste perfil – vide o carinho da maioria da imprensa em relação a esta personagem invisível. Voluntariamente ou não, foi consagrada uma obra que dialoga com as angústias de sujeitos solitários, transbordando de afeto represado.



Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19 às 21 horas, o projeto #CineCBMM colocou a 24aMostra de Cinema de Tiradentes no coração da capital mineira, com a realização de projeções, que puderam ser assistidas das janelas, respeitando o isolamento social. A iniciativa visou valorizar e disseminar a riqueza brasileira da nossa cultura, história, personagens e produção cinematográfica.

A projeção na fachada de um prédio promoveu a exibição de vídeos que apresentaram o charme da Mostra, mini documentários que apresentaram o processo de criação de artesões e artistas de Tiradentes e trechos de filmes.

Interativa e conectada com o público cinéfilo, a projeção deu vida àqueles comentários que os visitantes costumam ouvir nos intervalos das atividades ou na fila do pipoqueiro. Além disso, interações recebidas no perfil da CBMM no Instagram @cbmm_oficial também foram compartilhadas na projeção.

Para Raquel Hallak, diretora geral da Universo Produção e coordenadora da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes o #cineCBMM foi uma iniciativa que amplia as janelas e conexões do evento e da CBMM com a cidade de Tiradentes, com a capital mineira e com Minas Gerais ao oferecer uma programação inédita e de vanguarda que valorizou artistas e realizadores, que ofereceu entretenimento num momento que a cultura tem sido a grande companheira das pessoas em tempos de pandemia e isolamento social”. 

“É um orgulho para a CBMM se consolidar como a principal parceria da Mostra neste momento histórico”, diz Giuliano Fernandes, Head de Marketing e comunicação na companhia, líder global na produção e comercialização de Nióbio, com sede em Araxá (MG). Neste período desafiador para a produção cultural brasileira, a transformação no formato online coloca luz na vantagem da democratização do que há de mais recente na cinematografia brasileira contemporânea. 





 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário