Conhecida como Jack, a jovem cientista
descobriu entre as paredes dos laboratórios da instituição de ensino um
tratamento promissor para a calvície a partir de um elemento que faz
parte da rotina diária da maioria dos brasileiros:
o café.
A química perfeita
“Quando cheguei na Pitágoras, foi amor à
primeira vista. Comecei a ser monitora do curso de farmácia logo no
começo e nunca mais parei. Foi com essa experiência que nasceu a minha
vontade de idealizar uma pesquisa científica”. Conta
Jackeline, que descobriu o universo da farmacologia logo nos primeiros
meses do curso.
Foi assim que Jack descobriu que, por meio
da ciência, era possível manipular as moléculas de diversas substâncias.
Foi o estopim que a até então aluna da Pitágoras precisou para
desenvolver sua pesquisa e sua formação como profissional.
“Após ter me formado, passei no processo
seletivo para ministrar em uma disciplina do curso de Farmácia, e me
tornei professora da Pitágoras”, relata a cientista. Como professora,
Jack também conta que incentivava projetos para que
os alunos ingressassem no campo acadêmico podendo empreender com seu
trabalho.
Através desses projetos que Jackeline
iniciou sua pesquisa com o extrato biotecnológico do café. Ela queria
que seus alunos estivessem inseridos no cenário da inovação cientifica
com a possibilidade de mercado. “Essa dinâmica me
proporcionou trabalhar permitindo que meus alunos acompanhassem a
pesquisa sobre as moléculas presentes no extrato de café, através de uma
dinâmica aplicada para o mercado de trabalho”, a cientista nunca
escondeu sua ambição em transcender o campo científico
para que o trabalho não ficasse apenas na estante da biblioteca, mas
que também pudesse obter algum retorno além do reconhecimento acadêmico.
Pesquisa que virou uma série
Jackeline comenta que já os primeiros meses
de pesquisa foram intensos, e que o trabalho começou a criar uma grande
expectativa no curso de Farmácia. “Quando começamos a entender o tamanho
do potencial do extrato, o nosso dia a dia
virou uma saga, uma novela, uma série que todos aguardavam o próximo
capítulo”, diz.
“Eu ficava entre 12 a 14 horas no
laboratório da Pitágoras, e todo dia vinha algum aluno perguntando sobre
alguma novidade. Era uma frustração quando não ia para a frente, e um
êxtase quando alcançávamos algum resultado expressivo”.
Após 4 anos desenvolvendo a pesquisa sobre como o extrato
biotecnológico do café poderia combater a calvície, Jackeline finalmente
pode enviar o produto para os testes de segurança e eficácia que a
Anvisa exige.
“Parecia que estava vivendo um pênalti na
final da Copa do Mundo. Me dei conta que a faculdade inteira estava
aguardando a devolutiva da Anvisa. Quando veio a resposta falando que o
produto em forma de xampu tinha 100% de eficácia
(o que significa que 100% dos indivíduos que participaram do estudo
clínico, feito em laboratório autorizado pela ANVISA, perceberam redução
da queda já no primeiro mês de uso, além de um significativo percentual
de surgimentos de novos fios e crescimento
capilar), era o que precisava para poder começar a tornar a pesquisa um
produto oficial” relata.
Não é de hoje que a cafeína é usada em
pesquisas para o tratamento da calvície. O diferencial do estudo da
Jackeline foi a utilização do extrato biotecnológico de café, sem
retirar a substância de lá, modulando a quais substâncias
estariam presentes e em qual concentração, para serem veiculadas dentro
da solução do xampu. “Durante os meus quatro anos de pesquisa, a minha
saga foi identificar a concentração correta do extrato de café, e quais
os componentes deveriam ficar junto com a
cafeína, e quais deveriam sair. Isso virou uma patente de inovação”,
conclui.
De Capelinha para o mundo
Hoje em dia, Jackeline usa o termo “empreendedora” para se definir. Com
sua nova patente, ela decidiu abrir a empresa Magic Science. “A
repercussão foi tão grande, que quando percebi a faculdade inteira
já estava compartilhando a notícia com toda a cidade”, Jackeline conta
que a empresa teve um sucesso quase que imediato na região de Ipatinga.
“Me sinto realizada com o resultado. Em nenhum
momento pensei em desistir. Foram dias de tentativa e erro até chegar
na solução final”, Jackeline também ressalta que ainda é muito difícil
fazer pesquisa no país, e que contou com todo
o suporte e infraestrutura da Pitágoras durante todos estes anos de
dedicação.
Lançado em 2017, o produto foi batizado de
“Caffeine’s Therapy” e utiliza extrato biotecnológico de café. O xampu é
vendido em todo território nacional, e pode ser encontrado facilmente
em todas as redes de farmácia do país e também
através de revendedores autorizados que Jackeline capacita. A
empresária também conta que o xampu ganhou repercussão internacional
pela a eficácia, favorecendo a exportação do produto para vários países.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada
em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um
milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo
compatível com o
mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação,
extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco,
Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo,
a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população
por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas
Jurídicas,
locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.
Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade
e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A
Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade
oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem
ao grupo Kroton.
Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação,
uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais
do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de
qualidade em larga escala. Presente em 1.221
municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias,
1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as
marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar.
Transformar a vida das pessoas por meio da educação,
formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão
da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em
todos os cantos do país. Para mais informações acesse:
www.kroton.com.br
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