Proposta conhecida como Clean Label está cada vez mais se destacando no setor de alimentos e bebidas
Não
há dúvidas de que o mercado de alimentos saudáveis está crescendo cada
vez mais, chegando a movimentar cerca de US$ 35 bilhões anualmente,
segundo os dados da agência de pesquisa Euromonitor Internacional. E 59%
dos brasileiros, de acordo com a Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, declaram buscar produtos livres de conservantes artificiais, os chamados Clean Label, que despontam como a maior tendência para 2021.
Faz sentido. Aditivos químicos possuem potencial efeito toxicológico e, em excesso, podem gerar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
No Brasil, algumas marcas que já se atentaram a isso são Annora (www.annora.com.br) e Kiro (www.bebakiro.com), ambas de bebidas, e Landê (www.lande.fit), que comercializa cremes nutritivos de frutas.
No
caso da Landê, categoria inédita de alimentos, ser Clean Label foi o
ponto de partida. Feitos à base de frutas, oleaginosas e sementes, seus
produtos têm a textura ao mesmo tempo cremosa e crocante, e temperatura
gelada como um sorvete, mas o processo industrial é tão diferente que
foi requerida a patente. Não é utilizado nada químico e nada de origem
animal, ou seja, em sua fórmula não há conservantes, goma, corantes,
espessantes, leite, ovos, emulsificantes, açúcar e nem adoçante.
O
processamento é mínimo, resultando em um produto rico em fibras,
antioxidantes naturais, vitaminas E, A e C, vitaminas do complexo B,
ômegas 3 e 9, zinco, cálcio, ferro e selênio. Além disso, o teor de
sódio é muito baixo.
O
objetivo é abranger um público maior, como veganos, intolerantes a
lactose e glúten, diabéticos e, especialmente, pessoas que buscam itens
zero açúcar e sem adição de químicos.
São
três os sabores disponíveis atualmente - chocolate rústico, morango
silvestre e banana com amêndoas – e, em breve, serão lançados outros,
inclusive alguns sazonais. Todos têm em sua composição superfoods
e são adoçados com tâmaras. Os cremes podem ser consumidos entre as
refeições, para gerar saciedade, e ainda no café da manhã ou como
ingredientes de receitas saudáveis. Ideais para uma alimentação
consciente e equilibrada.
O
Landê já pode ser encontrado nas lojas da rede St. Marchê, Empório
Santa Maria, Lojas Korin, Empório 4 Estrelas, Empório Frutaria, Empório
Melinda e Julius e Empório Natuhall. Em breve, estará em outros locais
das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Sobre a Landê
A
marca Landê foi criada pelo casal Alessandra Caramico e Javier
Fernandez Sanchez, ele chef formado pelo Cordon Bleu, ela especialista
em Marketing e Estratégia. Quando pararam de fumar, engordaram muito e
não encontraram produtos nutritivos e saborosos para começar uma dieta.
Foi então que Javier começou a estudar diferentes técnicas e
ingredientes para produzir algo que fosse gostoso e saudável e nutritivo
simultaneamente.
Foram seis meses de desenvolvimento, com o apoio de médicos e nutricionistas, até chegar à versão atual.
O
termo foi inspirado na palavra Iandê, que, em tupi, significa “nós”. A
ideia é colocar o consumidor como protagonista de seu consumo.
Mais informações podem ser encontradas no site www.lande.fit ou nos perfis de Instagram e Facebook @lande.fit.
AD Comunicação & Marketing
(11) 99965.8147
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