sábado, 20 de fevereiro de 2021

Saúde atende FMF e autoriza troca do teste para covid-19 no Campeonato Mineiro

 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atendeu ao pedido da Federação Mineira de Futebol (FMF) e autorizou que os clubes possam realizar o teste de antígeno para diagnostico da covid-19 ao invés do RT-PCR. A medida deve gerar aos clubes uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão a todos os clubes. A decisão foi anunciada pelo presidente da FMF, Adriano Aro, que se reuniu com representantes da Saúde nessa quinta-feira (18), na Cidade Administrativa. “A federação tem conversado constantemente com a secretaria para buscar alternativas que possam barretear a execução do protocolo”, destacou frisando que as regras devem ser executadas com rigidez. 

“A FMF dialoga com os órgãos para conseguirmos executar os protocolos de segurança necessários que resguardam os envolvidos. Em que pese nossa preocupação com a saúde, que vem sempre em primeiro lugar, a federação não pode deixar de buscar medidas que minimizem os impactos financeiros que os clubes foram obrigados a suportar para executar os protocolos”, ressaltou Aro. 

O Campeonato Mineiro 2021 tem início no próximo fim de semana. Abrem a competição Cruzeiro e Uberlândia, que se enfrentam no sábado (27), às 16h30, no Parque do Sabiá. No mesmo dia, o América encara o Boa Esporte na Arena Independência, às 19h. O Atlético vai a campo no domingo (28), contra a URT, às 18h15, no Mineirão.

Diferença entre os testes 

Apesar de o RT-PCR ser considerado o padrão ouro no diagnóstico, o teste de antígeno também é capaz de manter níveis elevados de diagnósticos. O exame utiliza o mesmo modelo de coleta, através de um cotonete. Ao contrário do PCR, no entanto, que apresenta o resultado em até 48h, o de antígeno fica pronto em cerca de 20 minutos. Infectologista consultado pela reportagem, Unaí Tupinambás destaca que ainda que tenha uma sensibilidade menor, o de antígeno é capaz de detectar com precisão contaminados com carga viral alta — ou seja, os que têm grandes possibilidades de transmitir o vírus, ainda que assintomáticos. Além disso, o teste de antígeno abre brecha para exames mais próximos do horário da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário