A trombose é um tipo de problema que pode trazer sérios riscos à saúde. Quando formada, ela cria coágulos nas veias e vasos, atrapalhando a circulação sanguínea. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - SP (SBACVSP), cerca de 180 mil novos casos de Trombose Venosa surgem no país a cada ano. E apesar de não existir nenhuma corelação comprovada de uma propensão maior no sexo femino ou masculino, as mulheres acabam sofrendo mais devido aos fatores de risco, como gravidez, varizes nas pernas, pós-parto e uso de anticocepcionais. Em mulheres grávidas o risco é maior ainda, já que a Trombose Venosa afeta diretamente o feto, podendo trazer má formação e até risco de aborto, além de ser prejucial à própria mãe.
Mas uma forma de prevenção simples e ainda pouco utilizada é a realização de testes de análise genética para descobrir se existe uma predisposição em alguma pessoa. A empresa de biotecnologia de São Carlos, DNA Consult, tem desenvolvido e oferecido testes com resultados rápidos que mapeiam o genoma humano com o objetivo de identificar os variantes no DNA que predispõe à doença em cada paciente.
“O programa de genômica da DNA Consult foi desenvolvido para possibilitar que as pessoas consigam expandir o potencial de vida por meio de soluções personalizadas. Nosso time de especialistas realizam pesquisas e validam informações para entregar uma solução confiável, simples de usar, e que entregue novas possibilidades de ser mais saudável e até prevenir doenças extraindo informações do DNA”, explica o Diretor Científico e Co-fundador, Prof. Dr. Euclides Matheucci Jr.
Um dos testes oferecidos é o NutriDNA que visa obter informações de um paciente com base em seu código genético para que ele saiba qual alimentação realizar para adquirir os nutrientes e vitaminas corretos e necessários para o funcionamento saudável de seu corpo. E foi com o NutriDNA que a Analista Administrativa, Isabela VIctoria Barboza da Silva, de 22 anos, descobriu uma deficiência de vitamina devido a uma má-formação genética. A paciente realizou o teste por trabalhar na empresa de biotecnologia e com ele teve a oportunidade de identificar este problema e tratar de forma adequada e preventiva.
“O resultado do meu teste apresentou uma variante que causa deficiência em heterozigose no gene MTHFR. Por conta dessa deficiência eu não absorvo no meu corpo o folato - a vitamina B12 - então eu precisei repor. Essa ausência de vitamina causa vários problemas, como má formação do feto no caso de uma gravidez, por exemplo. Depois que eu comecei a fazer a reposição da vitamina B12 de forma ativa eu senti uma melhora até nos meus sintomas de enxaqueca”, explica Isabela.
Quando uma mulher engravida, é necessário que o médico obstetra indique reposições de vitamina, auxiliando na gestação com o desenvolvimento do feto e nutrição da mãe. Mas quem possui uma deficiência na hora de absorver essas vitaminas, precisa de um tratamento especial e muitas vezes só consegue identifcar este problema depois de sofrer mais de um aborto espontâneo. No caso de Isabela, a paciente tinha uma preocupação a mais por ter casos em sua família de trombose e abortos espontâneos. Após realizar o teste, apesar de não estar tentando, ela se surpreendeu com a notícia da gravidez e com isso realizou um tratamento específico, depois de apresentar os resultados ao seu médico durante a gestação, garantindo a saúde de seu bebê.
“Logo depois de dois meses que eu fiz o teste, eu engravidei. Por conta do exame, meu médico me passou uma vitamina de forma ativa para eu tomar, que é uma fórmula diferente de quem não tem essa característica no DNA. Com esse diagnóstico e pelo meu histórico familiar, eu tive que fazer um tratamento para trombofilia durante a gravidez, que são as injeções de enoxaparina. Eu tinha que tomar todos os dias e se não fizesse isso, eu poderia perder o bebê dentro dos 9 meses, inclusive no meu dia de parto. Na minha vida o teste foi essencial, porque eu poderia ter sofrido um aborto, ou teria hoje um filho com uma má formação, e sem saber dessa deficiência que eu tenho”, conta a paciente.
Sobre a DNA Consult
A DNA Consult é uma empresa de biotecnologia que trabalha com genética molecular, criada em 1998 na cidade de São Carlos-SP.
A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível indicar profissionais específicos para cuidados aos clientes, além de contribuir para a prevenção de doenças. Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.
A empresa também realiza o sequenciamento de genes, painéis de genes e exomas para finalidades clínicas, entre diversos outros exames na área da biologia molecular para vários planos de saúde, profissionais, clínicas e hospitais. Além disso, realiza o diagnóstico da CoviD-19 para Prefeituras Unimeds, Empresas e particulares usando a mais moderna tecnologia de coleta de amostras de saliva.
Delivery da Vida: (16) 98195.4580 (www.dnaconsult.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário