A Triumph apresenta hoje, globalmente, a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo representa uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.
Para maiores informações e pré-venda, o consumidor pode acessar o site www.eudetiger1200.com.br. Além da pré-venda, ao se cadastrar no site, os inscritos terão acesso a todas as novidades da Nova Triumph Tiger 1200 e ainda poderão concorrer a cursos de pilotagem do TRX (Triumph Riding Experience). O sorteio dos cursos será lançado em breve.
Significativamente mais leve e muito mais potente, com manuseio e especificações líderes da categoria, além de toda a vantagem de desempenho do novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada para ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo.
Apresentando uma transformação na capacidade e no desempenho no asfalto e a experiência off-road mais dinâmica e empolgante, a nova geração traz o melhor de todos os mundos, incluindo pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 litros e também de 30 litros, nas versões Explorer.
Com base nos pontos fortes da geração anterior, incluindo sua configuração prática de acionamento de eixo e seu grande conforto em longas distâncias, além da plataforma de motor triplo tão bem adaptada ao turismo, a nova linha da Tiger apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada - tudo com foco em criar a motocicleta adventure de grande capacidade mais ágil do mundo.
A nova geração também conta com três anos de garantia e um inovador intervalo de revisão, de 16.000 quilômetros ou 12 meses.
INÉDITA FAMÍLIA TIGER 1200
Com nomes inéditos para refletir seus novos recursos, cada modelo Tiger 1200 está agora mais personalizado e focado para adequar-se às aventuras desejadas por diferentes pilotos. A nova GT, voltada para as estradas, por exemplo, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure definitiva na estrada.
A nova Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar a pilotagem definitiva em todos os terrenos - seja nas estradas ou no off-road.
Completando a nova linha, a Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer. É a única moto adventure com rodas fundidas e tanque com essa capacidade na categoria. Ela conta, ainda, com o novo sistema de Radar de Ponto Cego, desenvolvido pela Triumph. É um modelo projetado para viajar pelo mundo com conforto e estilo, com o mais elevado nível de especificações e recursos de todos os tempos nesta categoria.
NOVO MOTOR TRIPLO T-PLANE
Projetada para proporcionar todas as vantagens que tornaram a Triumph Tiger 900 tão bem-sucedida na categoria das Adventures médias, a nova Tiger 1200 vem equipada com o novíssimo motor de três cilindros T-Plane. É um propulsor que oferece o melhor dos mundos. Tem a capacidade de redução de marchas de um motor de dois cilindros, tornando o modelo ótimo para o uso off-road, combinada com os benefícios de desempenho de um motor triplo na potência máxima, o que torna a Tiger 1200 ainda melhor nas estradas, onde os pilotos passam a maior parte do tempo.
É um motor que foi aprimorado para proporcionar mais personalidade e capacidade de controle em baixas rotações. Com 1.160 cc, este motor conta com um grande aumento no desempenho, agora com 150 cv de potência (a 9.000 rpm). São 9 cavalos acima da geração anterior, fazendo com que a nova Tiger 1200 seja a motocicleta com acionamento por eixo cardan mais potente da categoria. O torque também está significativamente superior à geração anterior, com 130 Nm de torque (a 7.000 rpm) – 8 Nm acima do motor anterior.
Além do aumento de potência e de torque, o novo motor foi ajustado para oferecer uma aceleração aprimorada e uma personalidade muito mais responsiva e empolgante. Seu intervalo de acionamento não uniforme proporciona comando e capacidade excelentes na extremidade inferior, combinados com a forte potência do motor triplo e a entrega de torque em todas as faixas de rotações. Completando a transformação, cada Tiger 1200 apresenta o novo acionamento por eixo leve e de baixa manutenção, uma vantagem prática importante, valorizada pelos pilotos de turismo adventure.
Em comparação com o motor da geração anterior, tudo é novo, incluindo novo diâmetro e curso, virabrequim, cabeçote do cilindro, caixa de engrenagens, embreagem, eixo de balanceador e caixa de diferencial. De modo geral, cada componente foi projetado para ser significativamente mais leve e compacto, o que possibilitou que o novo motor tivesse um conjunto geral muito mais compacto, transformando a dinâmica de pilotagem.
Somando-se a isso, com o novo escapamento leve e discreto, o resultado é um ruído sonoro significativamente aprimorado, com ajuste e ronco distintos, típicos de um autêntico motor triplo da Triumph.
NOVA REFERÊNCIA EM MANUSEIO
A nova Tiger 1200 foi projetada para estabelecer uma nova referência para o manuseio adventure em estradas e no uso off-road, graças a uma grande redução no seu peso, um chassi leve inédito, especificações de equipamentos líderes da categoria e uma inédita ergonomia para o piloto.
Seguindo um extenso programa de otimização de massa em toda a moto, abrangendo todos os componentes, a nova geração é agora mais de 25 kg mais leve do que a Tiger anterior e até 17 kg mais leve do que o concorrente mais próximo na categoria de modelos com acionamento por eixo cardan, com base em especificações comparáveis das motocicletas.
Para essa nova geração, cada moto da família Tiger 1200 agora vem equipada com dimensões de roda personalizadas para se adequar às aventuras que os diferentes pilotos desejam. Assegurando aderência e estabilidade excelentes, os pneus Metzeler Tourance são instalados em todos os modelos GT, enquanto os modelos Rally apresentam pneus Metzeler Karoo Street, para uma verdadeira pilotagem em todos os terrenos. Para a pilotagem off-road avançada, o Michelin Anakee Wild é a opção aprovada.
Os freios Brembo Stylema, líderes da categoria, são instalados em todos os modelos da Tiger 1200 para um desempenho potente e progressivo. Eles foram selecionados para atender às demandas de pilotagem em estradas de longa distância e também no uso off-road avançado.
A incrível potência de frenagem fornecida pelas pinças Brembo é gerenciada pelo avançado sistema de freios ABS Otimizado para Curvas, instalado em todos os novos modelos, e apoiado por uma sofisticada IMU (Unidade de Medição de Inércia), que mensura continuamente o movimento da motocicleta (taxa de inclinação, taxa de guinada, taxa de rotação, aceleração vertical, aceleração lateral, aceleração longitudinal) para calcular o ângulo de inclinação da moto e fornecer o nível ideal de intervenção do ABS.
Com uma contribuição significativa para a transformação no peso da nova moto e na sua capacidade de manuseio, o novo quadro da Tiger, 5,4 kg mais leve do que o projeto anterior, apresenta um subquadro traseiro de alumínio parafusado e ganchos de pedaleira parafusados - aprimoramentos desenvolvidos a partir de feedbacks dos clientes.
A economia de peso também é resultado do novo tanque de combustível de alumínio e do braço oscilante tri-link inédito, 1,5 kg mais leve e mais resistente do que a configuração anterior unilateral, incorporando um eixo de acionamento e caixa do diferencial menores e mais leves.
Proporcionando ao piloto maior confiança em baixas velocidades e durante manobras, bem como maior conforto e controle, todas as Tiger 1200 agora vêm com nova ergonomia do assento e do tanque, com o assento sendo afinado na frente, no ponto de encontro com o tanque. Para possibilitar que cada piloto encontre sua configuração de conforto, todos os modelos apresentam um mecanismo integrado de assento, facilmente ajustável em duas posições, que permite regular a altura do assento em 20 mm até a configuração preferida.
Na Tiger 1200 GT, há duas configurações de altura do assento (850 mm e 870 mm), enquanto para a Rally Pro e a Rally Explorer elas são de 875 mm e 895 mm. Por meio da opção de assento baixo como acessório, os clientes também poderão abaixar a posição do assento em 20 mm adicionais.
Uma melhoria adicional de conforto é proporcionada pela nova tela de fácil regulagem, com um mecanismo de ajuste simples com uma mão, além de novos difusores de tela aerodinâmica que desviam o vento do piloto e do passageiro.
A posição do guidão foi otimizada para adequar-se a cada modelo da linha Tiger 1200, contribuindo para a maior agilidade da moto e assegurando um grande conforto ao piloto. Ele é 20 mm mais largo do que o guidão da geração anterior, para um melhor controle off-road. Na Tiger 1200 GT Explorer, o guidão é 16 mm mais alto do que os outros modelos da linha para proporcionar uma posição com ainda mais comando. As posições da pedaleira também foram refinadas para oferecer o conforto e o controle ideais para o piloto em cada modelo.
Todos os modelos da linha Tiger 1200 têm um extenso grau de proteção, para uma pilotagem mais segura e confortável: proteções para as mãos são padrão em todos os modelos; a proteção antiderrapante de alumínio é instalada como item de série na GT Explorer; um protetor de cárter de alumínio é um recurso padrão para a Rally Pro e a Rally Explorer. Uma proteção adicional é fornecida nos três modelos pelas barras de proteção do motor, enquanto a Rally Explorer também conta com barras de proteção do tanque de combustível.
CONJUNTO DE TECNOLOGIAS ABRANGENTES
A nova geração estabelece um novo padrão tecnológico para a Tiger, com a introdução de uma série de recursos avançados projetados para aprimorar a pilotagem e aumentar a segurança, o conforto e o controle.
A GT Explorer e a Rally Explorer apresentam o inédito sistema de Radar de Ponto Cego da Triumph, desenvolvido em parceria com a Continental, que oferece dois recursos-chave de segurança. A Assistência de Ponto Cego usa um radar voltado para trás para avisar ao piloto quando outro veículo está em seu ponto cego. Já a Assistência de Troca de Faixa, fornece um alerta mais forte caso o piloto indique uma troca de faixa e haja um veículo se aproximando.
O Controle de Tração Otimizado para Curvas vem como padrão em toda a nova linha, sendo apoiado pela IMU avançada da moto para fornecer a resposta de controle de tração ideal para as condições de pilotagem.
Todas as informações importantes que o motociclista precisa são apresentadas por meio do novo painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, líder da categoria, que traz um novo pacote gráfico. O Sistema de Conectividade My Triumph também é instalado como padrão em todos os modelos, permitindo chamadas, navegação curva a curva e controle da câmera GoPro.
Dependendo do modelo, há até seis modos de pilotagem disponíveis, que ajustam a resposta do acelerador, os freios ABS, o controle de tração e as configurações de suspensão para máximo controle do piloto sob todas as condições. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, que equipa a Tiger 1200 Rally Explorer, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras off-road avançadas, com ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road. O modo “Rain” foi adaptado para fornecer o máximo de intervenção e é limitado a 100 cv para maior segurança e controle quando as condições estão comprometidas.
O novo modelo oferece ótima visibilidade em qualquer condição de pilotagem, graças ao novo farol dianteiro totalmente em LED, que vem equipado com um novo Farol de Rodagem Diurna (DRL). Visibilidade e iluminação adicionais durante as curvas são fornecidas pela nova Iluminação Adaptativa para Curvas, padrão em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT.
O TSA (Triumph Shift Assist) é um recurso de série em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT, estando disponível como acessório para atualização. O Triumph Shift Assist possibilita o aumento e a redução de marchas sem o uso da embreagem.
O controle Hill Hold é padrão em todos os modelos, exceto na Tiger 1200 GT. O controle Hill Hold impede que a motocicleta role para trás em subidas íngremes, acionando o freio traseiro até detectar que o piloto está começando a movimentar a motocicleta.
Para maior conforto em viagens de longa distância, em todas as condições climáticas, todos os modelos, exceto a Tiger 1200 GT, vêm com manoplas aquecidas de série. As Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer também vêm com assentos aquecidos e um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus para assegurar o mais elevado nível possível de segurança do piloto.
Completando o conjunto de tecnologias abrangentes da nova Tiger, todos os novos modelos vêm com uma série de recursos adicionais projetados para melhorar a pilotagem, incluindo interruptores iluminados e carregador USB sob o assento. O piloto automático e um cavalete central também vêm como padrão em todos os modelos, exceto na Tiger GT.
NOVO E DISTINTO ESTILO TIGER
Em busca de um estilo tão ambicioso quanto as atualizações de manuseio e desempenho, a nova linha Tiger 1200 oferece um novo visual distinto, com uma postura mais ereta e dominante, aprimorada pela nova carenagem, contornos contemporâneos limpos e uma frente visualmente mais leve.
Cada família de modelos foi projetada com um visual mais focado, com a família GT oferecendo um estilo ainda mais voltado para a estrada, enquanto a família Rally traz ainda mais atitude e postura off-road, em virtude da nova configuração de roda dianteira de 21 polegadas.
A nova geração também apresenta uma silhueta muito mais fina e um design mais compacto com posição em pé mais estreita, o que facilita não apenas colocar os pés no chão, mas também mover-se durante a pilotagem.
LINHA DE ACESSÓRIOS EXCLUSIVA
Uma linha de acessórios sob medida, com as melhores opções necessárias para aprimorar a aventura de qualquer piloto, está disponível para a nova Tiger 1200, com mais de 50 itens originais Triumph. São equipamentos que contribuem para elevar a capacidade, o conforto, o estilo e a segurança da moto.
As principais opções de acessórios incluem:
- Dois sistemas completos para a bagagem, com novos bagageiros moldados Trekker e top box de 52 litros para dois capacetes, com encosto para o passageiro, e novos bagageiros Expedition de 42 litros, de alumínio, com abertura superior e encosto, disponíveis em alumínio escovado ou acabamento preto fosco. Tudo desenvolvido pela Triumph em parceria com a Givi.
- Linha de segurança abrangente, com barras de motor, barras de proteção do tanque e protetor de alumínio do cárter.
- Assentos do piloto e do passageiro aquecidos, além de assento baixo aquecido.
- Defletor aerodinâmico de tela ajustável.
- Faróis de neblina em LED.
- Luzes indicadoras em LED.
- Cavalete central.
- Inéditos fones de ouvido Bluetooth Sena Triumph, uma nova parceria que funciona com o Sistema de Conectividade My Triumph integrado e vem com sistema de som atualizado da Sena.
SOBRE A TRIUMPH
A Triumph Motorcycles Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 21 Concessionárias no Brasil nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea Grande (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Natal (RN).
A Triumph possui o portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.
Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles comemora 119 anos de fabricação em 2021. É uma empresa global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as 75.000 unidades no exercício financeiro de 2021.
No mundo todo, a Triumph possui cerca de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e desempenho.
Este foco, inovação e paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas, adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.
A Triumph Bonneville, notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a autêntica escolha clássica moderna.
HISTÓRICO GLORIOSO NAS PISTAS DE COMPETIÇÃO
A Triumph possui um glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona 200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e, em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter Hickman.
A lendária história da Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020 ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes em 15 corridas.
As atividades de corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021, com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no Campeonato Britânico de Supersport.
Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA NOVA TRIUMPH TIGER 1200
MOTOR E TRANSMISSÃO
GT | GT Pro | GT Explorer | Rally Pro | Rally Explorer | |
Tipo | Refrigeração líquida 12 válvulas, DOHC, 03 cilindros em linha. | ||||
Capacidade | 1160 cc | ||||
Diâmetro | 90.0 mm | ||||
Curso | 60.7 mm | ||||
Taxa de Compressão | 13.2:1 | ||||
Potência Máxima | 150 cv / 148 bhp (110.4 kW) @ 9.000 rpm | ||||
Torque Máximo | 130 Nm (96 lbft) @ 7.000 rpm | ||||
Sistema de Combustível | Sistema de injeção eletrônico Sequencial Multiponto com controle de aceleração eletrônico | ||||
Sistema de Escapamento | Aço inox com sistema de coletor 3 em 1, com escapamento inox montado na lateral. | ||||
Sistema de acionamento | Eixo motor | ||||
Embreagem | Hidráulica, multidiscos com operação hidráulica, auxílio de torque (deslizante e assistida) | ||||
Transmissão | 6 Marchas |
CHASSIS
GT | GT Pro | GT Explorer | Rally Pro | Rally Explorer | |
Quadro | Quadro tubular de aço, bi-partido. Sub chassi traseiro em alumínio. | ||||
Braço Oscilante | Braço oscilante duplo "Tri-Link".Balança traseira em alumínio com braços de torque duplo em alumínio. | ||||
Roda Dianteira | Alumínio Fundido, 19” x 3.0” | Raiada (tubeless), 21” x 2.15”. | |||
Roda Traseira | Alumínio Fundido, 18” x 4.25” | Raiada (tubeless), 18” x 4.25”. | |||
Pneu Dianteiro | Metzeler Tourance 120/70R19 (M/C 60V TL) | Metzeler Karoo Street 90/90-21 (M/C 54V TL) | |||
Pneu Traseiro | Metzeler Tourance 150/70R18 (M/C 70V TL) | Metzeler Karoo Street 150/70R18 (M/C 70V TL) | |||
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido Showa 49mmcom amortecimento semi-ativo. 200 mm de curso. | Garfo telescópico invertido Showa 49 mm com amortecimento semi-ativo. 220 mm de curso. | |||
Suspensão Traseira | Monochoque Showa com amortecimento semi-ativo e ajuste automático eletrônico de pré-carga. 200 mm de curso de roda. | Monochoque Showa com amortecimento semi-ativo e ajuste automático eletrônico de pré-carga. 220mm de curso de roda. | |||
Freio Dianteiro | Brembo M4.30 Stylema cáliper monobloco radial, OC-ABS, rotores duplos (x02) flutuantes de 320 mm. Magura HC1 ajuste manual radial do cilindro mestre com reservatório separado. | ||||
Freio Traseiro | Brembo cáliper com pistão único (x01), OC-ABS, rotor único (x01) do disco com 282 mm. Cilindro mestre traseiro com reservatório remoto. | ||||
Painel de Instrumentos | Pacote de PainEl de instrumentos totalmente coloridos com 7” TFT e com o sistema de conectividade My Triumph. |
DIMENSÕES E PESOS
GT | GT Pro | GT Explorer | Rally Pro | Rally Explorer | |
Comprimento | 2245 mm | 2245 mm | 2256 mm | 2270 mm | 2296 mm |
Largura | 849 mm (guidão), 982 mm (protetor de mão) | ||||
Altura sem retrovisores | 1436 - 1497 mm | 1487 – 1547 mm | |||
Altura do Assento | 850 - 870 mm (ajustável) | 875-895 mm (ajustável) | |||
Entre-eixos | 1560 mm | ||||
Rake | 24.1° | 23.7° | |||
Trail | 120 mm | 112 mm | |||
Peso em ordem de marcha* | 240 kg | 245 kg | 255 kg | 249 kg | 261 kg |
Capacidade do Tanque | 20 litros | 20 litros | 30 litros | 20 litros | 30 litros |
*(90% combustível em ordem de marcha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário