quarta-feira, 16 de junho de 2021

Tecnologia promete carregar bateria de carros elétricos em 10 minutos

 



No futuro, as baterias de carros elétricos poderão ser recarregadas completamente em apenas dez minutos. A nova tecnologia de carregamento que promete isso foi desenvolvida por Rachid Yazami, professor da Universidade Tecnológica de Nanyang, na China.

O pesquisador afirma ter criado o modelo de carregamento de bateria de lítio mais rápido do mundo. Segundo as informações divulgadas na imprensa chinesa, ele é sete vezes mais rápido do que o formato usado pela Tesla.

Atualmente, o método tradicional adota o formato de carregamento de corrente constante. Assim, o circuito de carga controla a corrente no início e altera a tensão constante no final do processo.

Enquanto isso, a tecnologia desenvolvida por Yazami é batizada de "voltametria não linear" — em que a corrente é alterada em pulsos ao longo do processo. Segundo o pesquisador, o método de recarga é semelhante a subir os degraus de uma escada.

A voltagem de cada etapa de carga é mantida constante até atingir os parâmetros e completar o carregamento. Com uma reação química ligeiramente diferente da forma tradicional, o formato permite que a bateria realize pausas durante o processo.

Vantagens e desvantagens

Embora promova um carregamento rápido, a maior desvantagem do formato é que ele afeta a vida útil da bateria. Por isso, o pesquisador estuda uma forma de estender o ciclo do produto sem abdicar do próprio método.

"Ao reduzir a geração de calor, esta tecnologia também pode diminuir a pressão na bateria e estender a vida útil de 5 para 10 anos. Meu sonho é carregar baterias de modelos elétricos com autonomia de 800 KM em apenas 10 minutos", comenta Yazami.

Essa nova tecnologia de carregamento rápido pode ser essencial para popularizar os elétricos. Apesar de ser benéfico para o meio ambiente, motoristas também voltam a usar motores a combustão pela facilidade e rapidez de encher o tanque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário