segunda-feira, 1 de março de 2021

Cemig apresenta guias ilustrados sobre a fauna da Usina de Emborcação

 

Coletânea de livros traz informações valiosas sobre animais do entrono da maior usina da empresa

 


A Usina Hidrelétrica de Emborcação, localizada no rio Paranaíba, na divisa do Triângulo Mineiro e Goiás, foi cenário de uma importante iniciativa de monitoramento e identificação da fauna da região. Como conclusão deste trabalho de identificação e catalogação das espécies de animais do entorno da usina, a Cemig preparou Guias Ilustrados de Fauna da Usina de Emborcação.

 

Resultado de quase três anos de monitoramento, a coletânea é composta por três guias: um sobre répteis e anfíbios, outro sobre aves e um terceiro sobre mamíferos da área de influência da usina, que envolve quase 500 km de área inundada.  

 

Segundo o gerente de Gestão Ambiental da Cemig, Rafael Augusto Fiorine, o principal objetivo desse material é subsidiar ações educativas, despertando as gerações atuais e futuras sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio do conhecimento das espécies existentes na região de Emborcação, que é a maior usina hidrelétrica da empresa.

 

“Essa coletânea é produto do Programa de Monitoramento da Fauna, desenvolvido na região por especialistas entre os anos de 2014 e 2016, que trouxe um entendimento sobre a riqueza de espécies presentes e a importância de preservá-las. Nas obras, estão incluídos registros fotográficos das espécies, bem como características gerais que permitam a sua identificação em campo”, informa Rafael Fiorine.

Sustentabilidade

O empenho da Cemig no sentido de proteger a fauna tem início com as operações de resgate de animais, quando da implantação das usinas hidrelétricas, e perdura até os dias atuais, por meio de projetos desenvolvidos em parceria com universidades federais e por meio de estudos de monitoramento de fauna nas áreas do entorno dos empreendimentos.

Essas iniciativas reforçam a preocupação da companhia  em associar a necessidade de produção de energia necessária ao desenvolvimento a partir de fontes renováveis com a contribuição para o bem-estar da sociedade. Para a empresa, reconhecer a importância da fauna é buscar a cada dia produzir uma energia que também preserve o meio ambiente.

 

Usina de Emborcação

Construída em Araguari-MG, no Rio Paranaíba, a usina hidrelétrica (UHE) de Emborcação oferece 1.192 MW de potência instalada em suas quatro unidades geradoras. A operação foi iniciada em 1982, com duas unidades geradoras de 298 MW de potência unitária. A partir de 1983, mais duas unidades geradoras de mesma potência foram instaladas.

 

Acesse a coletânea

Os guias consistem em um importante instrumento de consulta, para a identificação dos grupos de aves, répteis, anfíbios e mamíferos da região, podendo ser utilizado pelas escolas, bibliotecas, prefeituras dos municípios do entorno da usina e também por órgãos de meio ambiente e universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário