A DESAER
Desenvolvimento Aeronáutico, atual “vizinha” da Embraer em São
José dos Campos (SP) vai mudar de casa em breve. A empresa confirmou que está
montando uma nova instalação em Araxá. Sua sede inserida no aeroporto
Aeroporto Romeu Zema, vai concentrar as atividades da parte administrativa
e de engenharia da família de aeronaves ATL da DESAER. A mudança das equipes
para a nova base será realizada ainda no primeiro semestre deste ano e as obras
para erguer a fábrica começam na segunda metade de 2021. De acordo com a
fabricante, a cadência de produção inicial da unidade em Araxá será de quatro
aeronaves por mês e a planta deve gerar cerca de 1.250 empregos diretos e
indiretos da região. O primeiro produto da DESAER é o ATL-100, um bimotor
turboélice utilitário com aplicações civil em militar. “Estamos orgulhosos em
construir nossa Unidade Araxá da DESAER que vem agregar força à indústria
aeronáutica brasileira, realizando investimentos, desenvolvimento tecnológico e
inovação, gerando novos empregos e, desta forma, contribuindo para o
desenvolvimento do Estado de Minas Gerais”, afirmou Evandro Fileno,
Diretor-Presidente da DESAER. O empreendimento da fábrica terá 96.570 m2 de
área construída, representando um investimento inicial de US$ 80 milhões e que
pode alcançar o patamar de US$ 120 milhões em 2023. A mudança da DESAER para
Araxá é viabilizada pela Prefeitura de Araxá com apoio do Governo de Minas
Gerais, através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) e do
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Segundo o
secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Juliano
Cesar da Silva, viabilizar a entrada da DESAER na cidade favorece não apenas a
economia local, como também o desenvolvimento tecnológico. “Agradecemos a
escolha da cidade para receber tamanho investimento. É um marco para o
município ter um grande investidor, sobretudo, na área de inovação, que é uma
das apostas da atual administração como forma de atrair novas empresas e
estimular a qualificação da mão de obra local.”
Projeto luso-brasileiro
Em
desenvolvimento desde 2018, o ATL-100 é um turboélice utilitário (ou
“commuter”, em inglês) de pequeno porte e não pressurizado com capacidade para
19 passageiros ou 2.500 kg de carga. O avião ainda é projetado com uma rampa
traseira e trem de pouso fixo reforçado, ideal para operações em pistas curtas
e não pavimentadas. O modelo é projetado para voar a velocidade máxima de 430
km/h, com média de cruzeiro de 380 km/h, e terá uma autonomia em torno de 1.600
km, ou cerca de 570 km totalmente carregado.
O
projeto da empresa brasileira é uma rara novidade numa categoria que não recebe
um produto inédito há muitos anos. Alguns dos principais competidores desse
nicho, embora alguns já tenham saído de linha, são o DHC-6 Twin Otter, Dornier
D228 e até o Embraer Bandeirante.
De
acordo com a DESAER, o primeiro voo de teste com o ATL-100 deve acontecer em
meados de 2023 e o início das entregas é previsto para 2026. O preço unitário
do avião é estimado em cerca de US$ 5,5 milhões.
No
ano passado, a DESAER formou uma joint venture com
o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) de Portugal para
desenvolver e fabricar o ATL-100. O CEiiA é o principal centro tecnológico
português, com projetos nas áreas de mobilidade, incluindo a participação no
programa KC-390 da Embraer.
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