quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Saúde no verão: 4 dicas para proteger os olhos

 


Nesta época do ano, os cuidados vão além da pele. A seguir, saiba como proteger os olhos dos raios solares que podem causar irritações e outros danos

 

Muito se fala em cuidados com a pele durante o verão. Mas é importante lembrar que os olhos também precisam da nossa atenção. Você sabia? A exposição contínua aos raios solares, principalmente nos horários de maior incidência de luz, pode agredir a visão.

A seguir, oftalmologistas alertam para recomendações básicas para te ajudar nos dias de diversão ao ar livre.

 

  • Óculos de sol: A recomendação é escolher um óculos de sol com 100% de proteção contra raios UV. Em geral, eles têm um aviso colado na lente. “Caso não tenha a proteção UV, o óculos ainda vai gerar sensação de conforto, diminuindo a claridade intensa, porém sem nenhuma segurança, já que os olhos continuarão expostos aos raios danosos para a retina e que prejudicam a saúde ocular”, destaca o oftalmologista Durval Moraes Carvalho.

 

  • Barreira física de chapéus e bonés: esses acessórios também protegem a região ao redor dos olhos, inibindo o encontro dos raios solares com os olhos. É uma proteção complementar aos óculos de sol. 

 

  • Atenção à água salgada do mar: para quem vai à praia, a dica é prestar atenção à concentração de sal na água e aos microrganismos presentes nela, ambos, em contato direto com os olhos, podem causar irritação e até infecções. Evite tocar nos olhos quando estiver no mar. Quando sair da água, enxágue com água doce. 

 

  • Higienização de lentes de contato e óculos: para quem usa lentes e óculos, a regra é mantê-los sempre limpos. Em ambientes de praia ou piscina, em resposta a qualquer sinal de irritação, esses objetos devem ser retirados para higienização. Na hora de mergulhar, a recomendação também é retirá-los. Vale lembrar que existe uma alternativa para as pessoas que não querem ficar refém desses objetos: as cirurgias refrativas são as mais indicadas pelos oftalmologistas. Uma sugestão é recorrer à tecnologia de ponta das lentes implantáveis, com menor risco, como a Evo Visian ICL (implantable contact lens), da Advance Vision. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário