Quanto seu filho perdeu em performance em 2020? Mensurar as perdas de milhões de estudantes brasileiros depois de meses em casa no sistema de ensino híbrido (presencial e online) ainda é um desafio, seja pela indefinição da retomada completa das aulas presenciais, ou mesmo pelo prolongamento do sistema de aulas online, o que deve acontecer até o final 2021 – uma realidade para a maioria dos estados brasileiros. “Nós sabemos que houve um prejuízo e que vai ser difícil retomar isso. Este prejuízo é geral para todos os alunos que estão saindo prejudicados em termos de aprendizagem, mas também com prejuízos sócio emocionais o que vão depender de um esforço grande de nossa parte”, disse o secretário de articulação regional da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, Henrique Pimentel em entrevista ao Supera. A ausência de expectativas sobre a definição de um cenário para a educação no Brasil explicita a urgência de mais performance para que crianças, jovens e adultos retomem seus níveis de desenvolvimento podendo utilizar como base os conceitos das neurociências aplicados a uma prática que estimula e desenvolve o cérebro. Aprendendo a aprender Para manter os patamares de desenvolvimento depois de um ano atípico, o cérebro deve ser estimulado corretamente com atividades e informações novas, que fazem com que a mente assimile estímulos de maneira mais efetiva e duradoura. O conceito de neuroaprendizagem, aplicado há 15 anos pelo Supera– uma rede de escolas de ginástica para o cérebro – em todo Brasil, utiliza como fundamento o conceito de neuroplasticidade, já comprovado pela ciência, que consiste na ideia do cérebro se modificar de acordo com estímulos. Para que isso funcione na prática, deve-se realizar atividades que tenham como norteadoras a novidade, variedade e desafio crescente, fazendo com que o cérebro se desenvolva de maneira equilibrada e harmoniosa, desenvolvendo habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade. “A base da ginástica cerebral está na novidade, na variedade e nos desafios crescentes. Incentivamos os alunos a vencerem desafios, encontrarem soluções criativas para seus problemas e a pensar de forma diferente. O cérebro, apesar de ser um órgão requisitado o tempo todo tem a tendência de funcionar no ‘piloto automático’. Por isso, é importante fazer os exercícios certos que exigem pensamento e raciocínio”, explicou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica Nacional do Supera. Atenção ao emocional No caso das crianças, ficar longe dos amigos e da professora fragiliza não apenas o intelectual, mas também o emocional. As emoções estão intimamente ligadas com o processo de aprendizagem; uma criança consegue assimilar melhor as informações quando elas lhe são passadas de maneira inovadora, que envolva seus sentidos e seja lúdico, por isso o ambiente escolar é muito importante. “Trabalhar o desenvolvimento cognitivo já é hoje um foco da nossa política de reforço e recuperação: vamos focar em habilidades essenciais para recuperar essa defasagem que a criança teve em 2020. Muitas crianças que estavam no processo de aprendizagem desaprenderam a escrever o próprio nome, de forma geral todos regrediram e vai ser um desafio enorme para este processo de recuperação”, pontuou Henrique. Patrícia ressalta ainda que o método de Ginástica para o cérebro do Supera tem como finalidade principal trabalhar não apenas o cognitivo, mas também habilidades emocionais e sociais, o que é hoje mais importante do que nunca. Turbine seu cérebro Com o estímulo cerebral correto e as atividades necessárias que mantêm um ambiente de aprendizagem propício para alunos, os alunos Supera se sentem capacitados a enfrentarem seus próprios desafios, de maneira inovadora e criativa, aplicando em sua rotina conceitos vistos em sala de aula e encarando o ambiente escolar como algo acolhedor e dinâmico. “Nossas escolas já estão absorvendo uma demanda maior de alunos estimulados principalmente por esta necessidade maior de suprir essa carência escolar. Temos certeza de que o Supera será um ponto decisivo para milhões de alunos no Brasil e estamos preparados para absorver esta demanda em 2021”, concluiu Patrícia. Supera em 2021 Passado um ano do início da pandemia o Supera conseguiu se adaptar completamente para atender as demandas específicas de cada cidade brasileira, respeitando as condições sanitárias locais, em aulas online e presenciais, mantendo o mesmo padrão de ensino “Independentemente da situação sanitária da cidade o Supera consegue atender com a mesma qualidade seus diferentes públicos que hoje estão nos procurando mais por já entenderem que daqui pra frente teremos um apelo maior pela questão cognitiva em diferentes realidades”, concluiu Bárbara Perpétuo, Diretora de Gestão de Franquias do Supera. Com mais de 400 unidades o Supera é a maior rede de Ginástica para o cérebro do mundo e já mudou a vida de mais de 170 mil pessoas no Brasil.
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Assessoria de Imprensa Supera |
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